TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A PRONÚNCIA DAS FRICATIVAS INTERDENTAIS SURDA E SONORA DE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE

Por:   •  22/4/2018  •  Projeto de pesquisa  •  1.740 Palavras (7 Páginas)  •  236 Visualizações

Página 1 de 7

JAKELINE BEZERRA LEITE

Licenciatura em Pedagogia

Projeto de Pesquisa

A PRONÚNCIA DAS FRICATIVAS INTERDENTAIS SURDA E SONORA DE CRIANÇAS COM 4 ANOS DE IDADE

Orientação: Profa. Dra. Juliane Raniro

 

Claretiano - Centro Universitário

Brasília/DF

2018

CONTEXTUALIZAÇÃO/REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Trazer em qual contexto o seu trabalho está inserido – formação de professores, práticas pedagógicas, metodologia de ensino, ensino coletivo, etc. (Escrever formalmente, em terceira pessoa).

Estudar a pronúncia de sons de crianças falantes de português com o foco na Língua Estrangeira Inglês (LEI) é um curioso estudo de caso, pois os sons a serem estudados não fazem parte do inventário fônico da Língua Materna (LM), no presente trabalho, a língua portuguesa. Logo se torna desafiador para as crianças começarem a articular tais sons. Observar o principal ambiente de erro dessa pronúncia e por quais sons eles são trocados. Embasada nos estudos de Trevisol (2014) que já nos afirma que é comum a troca dos Sons Fricativos Interdentais (SFI) por sons plosivos e, que até os seis anos de idade, é comum tal troca. Ciente dessa verdade, o presente trabalho terá uma grande relevância para que professores de Língua Inglesa (LI) que, de fato estão interessados com o desenvolvimento da articulação dos sons, pois eles já estarão cientes de onde o “erro” poderá acontecer e assim conseguir prevenir futuros problemas com a pronúncia desses dois sons. Conseguirão ficar atentos para corrigir falhas nos anos iniciais da criança para que esse erro não acarrete em consequências ou frustrações para a criança nos seus próximos anos de aprendizado da Língua Estrangeira (LE).

O objeto em análise vai compreender; identificar e mapear os ambientes de erro da pronúncia dos FI para que professores e futuros professores se atentem a pronúncia de seus alunos desde o início da aquisição de uma LE. O aparelho fonador de uma criança de quatro anos ainda não está completamente formado, dessa maneira quando os professores se atentam a maneira da pronúncia desses dois sons desde que seus alunos ainda são crianças, fica mais fácil para o aluno desenvolver com perfeição a pronúncia dos SFI, já que esse som não existe em sua LM, neste trabalho o Português. Busca-se, portanto, estudando com crianças, alunas de uma escola bilíngue desde os dois anos de idade, desvendar por quais sons os FI são substituídos e se a ocorrência do erro é mais comum no começo, no meio ou no fim das palavras.

O propósito dessa pesquisa é analisar como as crianças pronunciam as palavras que possuem o Som Fricativo Interdental Surdo (SFIS) e o Som Fricativo Interdental Sonoro (SFISo), o ambiente de erro, por quais sons são substituídos, criar uma regra fonológica para mapear os ambientes de erro, verificar se em alguns casos os SFI podem ser considerados alofones de algum outro fonema pelo ambiente em que se encontram.

JUSTIFICATIVA

Justificar a importância de sua pesquisa, as contribuições de suas leituras e do seu trabalho. Pode-se colocar o porquê do estudo... (Escrever formalmente, mas pode-se colocar em primeira pessoa, pois você está também justificando suas escolhas).

Como o aparelho fonador de crianças com 4 anos de idade ainda está em processo de formação, o presente estudo contribuirá para que professores de uma segunda língua se atentem ao ambiente de erro dos sons que serão estudados, uma vez que eles não fazem parte do inventário fônico do nosso idioma, o português.

Com isso, ao serem desvendados os ambientes de erro comum desses dois sons, o professor conseguirá ficar mais atento quando estiver ensinando o Inglês como segunda língua e a criança conseguirá produzir esses sons com mais eficácia e mais facilidade, uma vez que será inserido ao seu vocabulário fônico quando seu aparelho fonador ainda estará em processo de formação.

OBJETIVOS

O que você quer com a sua pesquisa, o que pretende investigar (Escrever utilizando-se de verbos).

- Compreender, identificar e mapear o ambiente de erro de pronúncia.

- Desvendar por quais sons são substituídos.

METODOLOGIA

Quais serão os procedimentos metodológicos da pesquisa. Será uma pesquisa de referencial bibliográfico, de estudo de caso ou de relato de experiência (Descrever em terceira pessoa).

O presente trabalho será realizado com 1 aluno, entre 4 e 5 anos de idade, que já estudam na escola desde os 2 anos de idade. Os levantamentos dos dados serão feitos a partir de gravações dos alunos selecionados falando durante o momento de rodinha. Todas as gravações serão feitas sem intervenção da pesquisadora, apenas com a interação entre a professora e o aluno.

CONTEXTO DA PESQUISA

As observações serão feitas em uma escola particular, que tem o sistema bilíngue. A instituição de ensino atende alunos a partir de 1 ano e 6 meses aos 15 anos de idade que, desde o primeiro ano, têm contato com a língua estrangeira, no caso a língua inglesa. A escola atende desde a educação infantil e o ensino fundamental I e II. A filosofia da escola quanto a formação do caráter dos alunos, é nós amamos, nós cuidamos e nós compartilhamos. A partir dessas três filosofias os alunos são inseridos em uma dimensão curricular onde eles podem explorar, descobrir e conviver com os avanços linguísticos e culturais. Apesar da escola possuir e seguir o calendário brasileiro, a metodologia de ensino adotada é a metodologia canadense.

Durante os três primeiros anos, as aulas são ministradas todas em inglês, pois é onde a criança ainda está aprendendo e desenvolvendo o vocabulário e, as aulas em inglês é um estímulo e uma adaptação para os anos seguintes. A partir dos 6 anos de idade, os alunos passam a ter 50% de suas aulas em português e 50% das aulas em inglês, esta é a fase que começa o processo de alfabetização e aos estudos das disciplinas culturais tais como: história, artes, português e geografia (estas ministradas em português), disciplinas universais, ministradas em inglês: ciências, matemática e o estudo da segunda língua adotada pela escola, o inglês.

As turmas são classificadas como Toddler média 2 anos de idade; Nursery, média de 3 anos de idade; Junior Kindergarten, média de 4 anos de idade; Intermediate Kindergarten; média de 5 anos de idade; Year 1, média de 6 anos de idade; Year 2, média de 7 anos de idade; Year 3,  média de 8 anos de idade; Year 4, média de 9 anos; Year 5, média de 10 anos de idade; Year 6 média de 11 anos de idade; Year 7, média de 12 anos de idade, Year 8, média de 13 anos de idade; Year 9, média de 14 anos de idade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.7 Kb)   pdf (107.7 Kb)   docx (17.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com