TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Pronuncia e Audição

Por:   •  3/12/2019  •  Resenha  •  3.153 Palavras (13 Páginas)  •  113 Visualizações

Página 1 de 13

O Processo de Escuta

O que fazemos quando ouvimos? Enquanto a escuta era considerada pouco mais que uma transmissão de informações da boca do falante para o ouvido do ouvinte, os modelos atuais veem a escuta como um processo interativo no qual o significado é coconstruído pelo falante e pelo ouvinte. Também se sabe que ouvir uma vez rotulado como uma habilidade passiva, não é o processamento linear de uma série de sons, mas a integração simultânea de entradas de várias fontes, tanto linguísticas quanto não linguísticas.

Ouvir, assim como a leitura, envolve processamento de baixo para cima e de cima para baixo. O processamento de baixo para cima ajuda a decodificar a fala recebida; fornece os "dados”. Em seguida, usando o conhecimento prévio, ou seja, as habilidades de processamento de cima para baixo, para interpretar os dados e criar expectativas para novas informações. Esse é um processo altamente interativo e interconectado, como Field descreve: "Qualquer processamento imediato que ocorre enquanto uma fala se desenrola é extremamente experimental, com hipóteses formadas precocemente sendo revisadas à medida que a fala prossegue". Como os alunos menos proficientes geralmente não possuem habilidades adequadas de decodificação, eles dependem muito do processamento de cima para baixo, processo que é mais claramente aprimorado pela percepção da pronúncia, para preencher as lacunas.

A principal habilidade de processamento ascendente que os ouvintes realizam é a segmentação ou a divisão do fluxo de fala em palavras separadas. Como os ouvintes reconhecem os limites das palavras em inglês, as sílabas acentuadas marcam o início da palavra de conteúdo 90% das vezes. Ao ouvir uma sílaba tônica, os ouvintes em inglês esperam o limite de uma palavra e o início de uma palavra de conteúdo. Os ouvintes também prestam atenção às pausas para ajudá-los a processar a fala. Em contraste com o que muitos aprendizes iniciantes de inglês podem acreditar os falantes de inglês

não fazem uma pausa após cada palavra, mas entre grupos de palavras. As pausas servem para "pontuar" o fluxo do discurso, que é dividido em partes lógicas ou grupos de pensamento.

Proeminência e entonação também fornecem informações importantes para o ouvinte, dicas de destaque e entonação ajudam os ouvintes a agrupar palavras e a concentrar a atenção nas informações importantes de um grupo de pensamento, além de distinguir informações antigas das novas. Na conversa, a entonação pode ser usada para gerenciar o turno.

O que a “mishearing research” revela sobre ouvir

Ocasionalmente, os ouvintes fazem uma interpretação incorreta. Pesquisadores que analisam os erros de audição de falantes nativos forneceram uma abertura intrigante sobre como os ouvintes processam a fala. Esse processo é realmente familiar para a maioria das pessoas.

Harada analisou os erros de aprendizagem de alunos avançados de ESL que transcreveram um segmento de uma palestra universitária. Foi possível observar que os alunos tiveram alguma dificuldade em discriminar sons, ouvir sílabas sem acentuação e segmentar palavras. Observou-se que o padrão de acentuação e a qualidade da vogal da versão do aluno geralmente eram iguais ou semelhantes aos do original (rally/reality; ultimately/alternately; sentiment/settlement); no entanto, o significado geral da passagem foi provavelmente obscurecido. Mesmo o melhor ouvinte de cima para baixo teria dificuldade em entender uma passagem quando essas palavras-chave são mal compreendidas.

O que o ditado revela sobre a compreensão do aprendiz

A pesquisa sobre ouvir errado nos leva a outra janela para o processo de escuta: o ditado. Tradicionalmente, o professor lê o texto do ditado, que foi dividido em grupos de pensamento lógicos, em um ritmo normal de fala, fazendo uma pausa no final de cada grupo de pensamento para permitir que os alunos escrevam o que foi ditado. O ditado é visto há muito tempo como uma das maneiras mais eficientes de avaliar a proficiência de um aluno, uma vez que envolve não apenas a audição, mas também a competência gramatical e ortográfica. Como benefício colateral, não é apenas uma ferramenta de avaliação, mas também uma ferramenta de aprendizado. Kiany e Shiramity descobriram que o ditado frequente teve efeito positivo na compreensão auditiva de alunos do ensino fundamental de inglês básico. Por que o ditado ajuda? Wilson fez com que os alunos notassem ativamente as diferenças entre o texto e o original e argumenta que isso ajuda os alunos a se concentrarem em onde sua compreensão auditiva se rompeu e a avaliar as razões das falhas.

Desenvolvendo habilidades de escuta através da consciência de pronúncia

Audição para grupos do pensamento

Harley descobriu que a compreensão auditiva melhorou quando a atenção dos alunos estava concentrada em grupos de pensamento, em vez de estritamente em unidades gramaticais. A capacidade

de reconhecer pausas entre grupos de pensamento pode ser praticada usando transcrições de fala ou mesmo os diálogos em um livro didático de ESL ou EFL. À medida que os alunos leem o texto escrito, eles ouvem uma gravação ou a voz do professor e marcam as pausas que ouvem com uma barra. Outra possibilidade, sugerida por Gilbert, é usar um formato de escuta de múltipla escolha para praticar a capacidade dos alunos de ouvir grupos de pensamento.

Audição por prominência

Outra habilidade de escuta importante é a capacidade de identificar o elemento de destaque que é a palavra ou sílaba em um grupo de pensamento que o falante escolhe destacar mais fortemente. O livro possui exemplo de atividade que inicialmente pede aos alunos que prestem atenção às sílabas importantes, enquanto ouvem um diálogo. No próximo estágio, a tarefa dos alunos é ouvir o elemento de destaque em cada grupo de pensamento de um diálogo semelhante e circulá-lo. Podem ser construídos diálogos semelhantes com o objetivo de trabalhar com os alunos a identificação do papel que o discurso desempenha na determinação de destaque.

Audição por sílabas acentuadas e ritmo

Para entender o fluxo de fala do discurso, os ouvintes prestam atenção nas palavras acentuadas e as mantêm em sua memória de curto prazo. Eles então identificam padrões de sílabas acentuadas. Isso os ajuda a apresentar uma interpretação plausível do que ouvem. Como ajudar os ouvintes do segundo idioma a melhorar essa capacidade de processamento? Em uma técnica, o professor começa lendo em voz alta uma frase longa ou uma passagem curta várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.9 Kb)   pdf (62.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com