TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A QUÍMICA DOS MATERIAIS CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS

Por:   •  13/3/2022  •  Relatório de pesquisa  •  1.688 Palavras (7 Páginas)  •  85 Visualizações

Página 1 de 7

QUÍMICA DOS MATERIAIS

CARACTERÍSTICAS QUÍMICAS

CAL

A cal é um aglomerante utilizado na construção civil para elaboração de argamassas, ela permite o endurecimento da argamassa através do contato com o ar. Atua também na preparação dos processos de pintura.

Uma definição mais técnica é a apresentada pela ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas): cal virgem é um produto obtido pela calcinação de carbonatos de cálcio e/ou magnésio, constituído essencialmente de uma mistura de óxido de cálcio e óxido de magnésio, ou ainda de uma mistura de óxido de cálcio, óxido de magnésio e hidróxido de cálcio.

  • Trabalhabilidade

A trabalhabilidade é a interação entre consistência e coesão, ou seja, uma argamassa pouco consistente e sem coesão, não será trabalhável. Do mesmo modo que uma argamassa consistente e de grande coesão será trabalhável. Para tanto é necessário ter em vista a finalidade da utilização da argamassa, pois seu nível de trabalhabilidade pode mudar.

A dependência da quantidade dos materiais a serem aplicados na mistura depende da situação em que ela será submetida.

  • Durabilidade

A durabilidade da argamassa produzida com cal é definida como a capacidade dela manter a estabilidade esperada sem causar modificações e/ou danos para a construção, independente das condições do ambiente em que estará exposta ao longo do tempo.

A especificidade dos componentes da mistura de argamassa dependem das condições em que a construção se encontrará ao longo de sua vida útil.

  • Retenção de água

É a capacidade de a argamassa fresca manter sua trabalhabilidade quando sujeita a solicitações que provocam a perda de água.

A aderência da argamassa se deve à sua capacidade de reter água, pois assim, se evita o desplacamento da argamassa.

A cal pode contribuir para uma melhor hidratação do cimento, além de contribuir significativamente para a trabalhabilidade e capacidade de absorver deformações quando sujeita a solicitações que provocam perda de água de amassamento, seja por evaporação seja pela absorção de água da base.

  • Cal para pintura

A mistura para a pintura é composta geralmente de cal, água, óleo de linhaça ou tungue e cola branca. Uma das principais vantagens é seu bom rendimento e custo benefício, pois um único saco de cal de 8 kg misturado com 16 L de água, permite cobrir uma área de 25 m² em média. Porém, a durabilidade do produto é maior caso haja uma menor incidência de chuva na área pintada. A aderência ao se pintar com cal é grande quando a superfície é porosa e áspera, como blocos de concreto, concreto aparente entre outros.

CIMENTO

O cimento mais utilizado é o Cimento Portland, o nome faz analogia às ilhas Portland da Inglaterra, que possui propriedades parecidas com as do cimento. E forma concretos e argamassas utilizados na construção civil.

De acordo com o Guia Básico de Utilização do Cimento Portland, é necessário estabelecer uma composição que atenta à todas as necessidades, para tanto, as características mudarão em cada aplicação.

O cimento é um pó fino, que quando misturado com areia, pedra brita, cal, água, entre outros, endurece, fica resistente e não se decompõe mais, mesmo sendo submetido à água novamente. Este comportamento se deve ao comportamento de ligante.

  • Resistência e durabilidade

No que diz a Associação Brasileira de Cimento Portland (ABCP), as argamassas de cimento portland adquirem com rapidez resistências mecânicas elevadas e portanto desenvolvem, sem problemas, resistências adequadas para suportar as cargas durante uma construção de alvenaria estrutural.

  • Fácil trabalhabilidade

A ABCP complementa que os cimentos que apresentam maior finura (maior superfície específica) têm potencial para tornar a argamassa mais trabalhável e com maior retenção de água

  • Impermeabilidade

O processo de impermeabilização da superfície se dá a partir do momento em que o concreto se associa a algumas camadas de produtos que repelem e não absorvem a água, como os hidrofugantes. O concreto impermeável é indicado para locais que receberão alta incidência de água corrente e que exijam muita resistência e baixa manutenção periódica.

TINTAS

As tintas são compostas principalmente por resinas, que são responsáveis pelas características físico-químicas como resistência, flexibilidade e durabilidade; solventes, utilizados para a solubilização da resina e ajuste da viscosidade; pigmento, responsáveis pela proteção contra corrosão, coloração e impermeabilidade; e os aditivos, que têm como objetivo melhorar a parte de secagem, nivelação, e prevenção de espumação e aparecimento de fungos. Têm uma textura líquida e/ou viscosa e servem para proteger a superfície e para estética.

As aplicações de sua fabricação é variada e suas características químicas dependem dos seus compostos, de qual tipo de tinta será utilizado e qual será sua finalidade.

Por exemplo,

Tinta automotiva:

  • Sólida

Contém pigmentos de cor e é a mais barata do mercado.

  • Metálica

Como ela possui pigmentos de alumínio em sua composição, e passa por um processo que adiciona ao pigmento uma camada de laca e flocos de alumínio, na incidência de luz, a pintura apresenta uma cor mais viva e fica mais refletida.

  • Perolizada

É parecida com a metálica, pois torna as cores mais intensas durante o dia. Ela pode mudar de cor dependendo do ângulo que é observada.

Tintas anticorrosivas  

São tintas de alta performance com ótimo relação de custo e benefício, são fabricadas com a resina epóxi, que são obtidas pela reação entre a epicloridrina e o bisfenol. Estas tintas são fornecidas geralmente em dois componentes, um contendo o pré-polímero epóxi, e o outro, o agente de cura. O principal mecanismo de proteção anticorrosiva das tintas epóxi é a proteção por barreira, porem existe tinta de fundo epóxi que proporciona a proteção por passivação ou inibição anódica e a proteção catódica de acordo com a sua pigmentação. Algumas de suas características são: Resistência à abrasão e a produtos químicos, suporta altas temperaturas, impermeável, secagem rápida e boa aderência. Suas características se dão à mistura e componentes utilizados que diferem em cada aplicação.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.3 Kb)   pdf (57.3 Kb)   docx (13.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com