TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Redação Surdos

Por:   •  27/6/2019  •  Dissertação  •  300 Palavras (2 Páginas)  •  111 Visualizações

Página 1 de 2

Promulgada pela Assembleia Nacional Constituinte em 1988, a constituição federal brasileira garante a todos os indivíduos o direito à educação e ao bem-estar social. No entanto, as dificuldades para a educação de surdos no Brasil impossibilita que essa parcela da população desfrute desse direito constitucional na prática. Nessa perspectiva, esses desafios devem ser superados de imediato para que uma sociedade integrada seja alcançada.

A educação é o fator principal no desenvolvimento de um país. Atualmente, ocupando a nona posição na economia mundial, seria racional acreditar que o Brasil possui um sistema público de ensino eficiente. Contudo a realidade é justamente o oposto e o resultado desse contraste é claramente refletido no ensino das pessoas surdas. De acordo com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), o número de matriculas de surdos na educação tanto básica quanto especial vêm diminuindo desde 2012. Diante do exposto, mostra-se clara a desmotivação da sociedade brasileira com a educação publica e salienta o quanto o estado tem negligenciado a formação educacional.

Faz-se mister, ainda, salientar a falta de conhecimento de libras da maioria dos professores como impulsionador do problema. De acordo com Immanuel Kant, filósofo prussiano, é no problema da educação que assenta o grande segredo do aperfeiçoamento da humanidade. Diante de tal contexto, A determinação da legislação para difusão das libras não se mostrou suficiente, pois os professores das escolas publicas ainda não estão adequadamente preparados para o ensino de surdos e ainda existem poucas escolas especiais que tenham a estrutura necessária.

Portanto, indubitavelmente, medidas são necessárias para resolver esse problema. Dessa maneira, urge que o governo federal através do poder legislativo por meio de uma sanção imponha às universidades que coloquem obrigatoriamente na formação de professores a matéria de libras. Dessa forma, os professores estariam mais qualificados ao ensino de pessoas surdas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (25.9 Kb)   docx (7.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com