TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Relação Entre A Base Nacional Comum Curricular E As Tendências Pedagógicas

Por:   •  15/5/2023  •  Trabalho acadêmico  •  1.868 Palavras (8 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 8

[pic 1]

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

São Luís Gonzaga do Maranhão - MA

2021

[pic 5][pic 6]

[pic 7]

[pic 8]

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        4

2 DESENVOLVIMENTO        6

2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS         6

2.2 AS DEZ COMPETENCIAS DA BNNC....................................................................7

3 CONCLUSÃO        10

REFERENCIA        11

1 INTRODUÇÃO

A Base Nacional Comum Curricular – BNCC é definida como um documento de caráter normativo que define o conjunto orgânico e progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo das etapas e modalidades da Educação Básica, de modo a que tenham assegurados seus direitos de aprendizagem e desenvolvimento, em conformidade com o que preceitua o Plano Nacional de Educação (PNE), Conforme a BNCC, as dez competências para a Educação Básica devem ser consideradas para a construção de projetos e propostas pedagógicas firmadas em novas perspectivas de aprendizagens. Esses projetos e propostas, por sua vez, serão objeto de estudo e análise dos educadores em busca de replanejamentos e em uso de materiais didáticos, matrizes de avaliações e exames nacionais.

Diante das competências da BNCC e as tendências pedagógicas o presente trabalho tem por finalidade refletir a relação da Base Nacional Comum Curricular e as tendências pedagógicas, mas especificamente da tendência progressista. Diante dessa temática propôs-se uma reflexão acerca das tendências pedagógicas progressistas e a quinta competência da BNCC:

Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva. (BRASIL, 2017. p.9).

Esta é uma das competência da BNNC que tem o objetivo de focar no uso específico de recursos tecnológicos, mas com senso crítico. Pois a mesma prima por ensinar às crianças e adolescentes a dominar o universo digital, para que consigam utilizar as ferramentas multimídia para aprender a produzir.

Portanto, reconhecendo a imensa importância desse estudo, sobre a relação das competências da BNNC e as tendências pedagógicas nas práticas pedagógicas Libâneo (1982) argumenta que as práticas pedagógicas consiste na:  

Concretização das condições que asseguram a realização do trabalho docente. Tais condições não se reduzem ao estritamente "pedagógico", já que a escola cumpre funções que lhe são dadas pela sociedade concreta que, por sua vez, apresenta-se como constituída por classes sociais com interesses antagônicos. A prática escolar assim, tem atrás de si condicionantes sociopolíticos que configuram diferentes concepções de homem e de sociedade e, consequentemente, diferentes pressupostos sobre o papel da escola, aprendizagem, relações professor-aluno, técnicas pedagógicas etc. (LIBÂNEO, 1982. p.1)

A partir de tais questionamentos, objetivamos com este trabalho refletir sobre o que a quinta competência enfatizada pela BNCC têm de aproximação com as tendências pedagógicas.

2. DESNVOLVIMENTO

2.1 A RELAÇÃO ENTRE A BASE NACIONAL COMUM CURRICULAR E AS TENDÊNCIAS PEDAGÓGICAS

Para que haja desenvolvimento e uma aprendizagem ativa com a utilização de recursos tecnológicos e lúdicos, é necessário objetivos, competências e habilidades a serem desenvolvidas e forma de ensino utilizando as tendências pedagógicas. Para que o aluno adquira autonomia e construa o seu próprio conhecimento, é necessário que seja autor e não um mero receptor de conteúdo, como eram repassados nas tendências liberais, mais especificamente nas teorias tradicionais e tecnicista.  

Nesse sentido, para se chegar ao objetivo esperado, é necessário reflexão e, ao mesmo tempo, questionar quais fundamentos teóricos inspiraram os fundamentos. Como citado na introdução a BNNC é um documento fundamental, nela está o conjunto básico de aprendizagem orgânica e progressiva que todos os alunos devem desenvolver em todas as etapas e métodos da educação básica para que seus direitos de aprendizagem sejam protegidos.

Com a globalização e o avanço das tecnologias, podemos dizer que vivemos em uma sociedade movida pela tecnologia, com interferências no avanço da ciência e da tecnologia causando mudanças profundas, percebidas nas ações mais simples e mais complexas do cotidiano. A educação, pois, está envolta a essas grandes mudanças.

O filósofo Cortella (2014) afirma que, em maior ou menor escala, a tecnologia invadiu a sala de aula, pois as crianças não são iguais às de 20 ou 30 anos. Hoje elas estão conectadas o tempo todo, de modo que o educador não pode fechar os olhos a essa mudança, ainda que muitas escolas ainda não tenham pesado detidamente sobre essa questão.

Vale ressaltar que, com o avanço da tecnologia e a inserção das novas tecnologias digitais de informação e comunicação (TDIC), novos modelos metodológicos invadiram as salas de aulas de todo país, pois com a introdução da internet nas escolas, o mundo se abriu para o aluno, aos menos como possibilidade prática de acessar informações antes inimagináveis para as crianças.

Dentro dessa perspectiva é que se insere a quinta competência da BNNC fazendo uma relação com a tendência pedagógica progressista, mais especificamente a tendência da pedagogia critico-social de conteúdos a mesma segunda Libâneo propõe uma:

Síntese superadora das pedagogia tradicional e renovada, valorizando a ação pedagógica enquanto inserida na prática social concreta. Entende a escola como mediação entre o individual e o social, exercendo aí a articulação entre a transmissão dos conteúdos e a assimilação ativa por parte de um aluno concreto (inserido num contexto de relações sociais); dessa articulação resulta o saber criticamente reelaborado. (LIBÂNEO, 1982. p. 9).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.5 Kb)   pdf (189.2 Kb)   docx (45.3 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com