TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Representação da Infância no Peanuts

Por:   •  28/6/2020  •  Monografia  •  28.478 Palavras (114 Páginas)  •  136 Visualizações

Página 1 de 114

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO RIO GRANDE DO NORTE

FACULDADE DE LETRAS E ARTES

DEPARTAMENTO DE LETRAS ESTRANGEIRAS- DLE

ALISSON VICENTE DA SILVA

A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NO PEANUTS

MOSSORÓ-RN

2014


 ALISSON VICENTE DA SILVA

A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NO PEANUTS

Monografia apresentada a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Mossoró, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa.

Orientador: Prof. Ms. Keyla Maria Frota Lemos – UERN

MOSSORÓ-RN

2014

ALISSON VICENTE DA SILVA

A REPRESENTAÇÃO DA INFÂNCIA NO PEANUTS

Monografia apresentada a Universidade do Estado do Rio Grande do Norte – UERN, Campus Mossoró, como requisito parcial para a obtenção do grau de Licenciatura em Letras com Habilitação em Língua Inglesa.

Aprovado em: ____/____/________.

BANCA EXAMINADORA

_________________________________________

Ms. Keyla Maria Frota Lemos

UERN

_________________________________________

Esp. Kesia Maressa Costa Moraes Xavier

UERN

_________________________________________

Ms. Alana Raquel Gama de Oliveira

IFRN

Dedico à Junior Smile, que de todos os Charlie Browns da terra foi o mais importante para mim.

AGRADECIMENTOS

        Primeiramente à Deus aos meus pais: Maria Augusta da Silva e Francisco Carneiro da Silva, pelo amor incondicional, base, apoio e por permanecerem do meu lado sempre que esse sonho parecia cada vez mais impossível, principalmente a minha mãe pelas orações, por ser sempre minha heroína e lutar do meu lado, nessa árdua caminhada, por ser o motivo pelo qual eu sempre continuarei esperando que um dia ela se sinta orgulhosa de mim.

        Aos meus irmãos Damiana Claudia a qual foi decisiva na escolha da minha profissão, Antônio Wendel e Ana Vanessa e ao meu pequeno irmão Ryhan Victor que aguarda ansioso para ler minha pesquisa.

        Á minha orientadora Keyla Frota que me acolheu, agradeço pela paciência, apoio e principalmente por acreditar em mim, me sinto honrado de ter o nome, de não só uma profissional incrível, mas também um exemplo de pessoa, em meu trabalho de conclusão.

        Aos meus excelentes mestres Zé Roberto, Fernanda Cardoso, Mariano Tavares, Wanderley Lima, Kessia Maressa, Margarete Solange, bem como Alana Gama, obrigado por terem um papel fundamental na minha formação não só acadêmica como pessoal.

Á Junior Smile por ter me confiado uma de suas maiores paixões Peanuts, pela paciência, por sempre ter acreditado em mim como pessoa e profissional, por sempre está do meu lado quando tudo parecia perdido. Bem como pelos ensinamentos, e ser um dos maiores exemplos que eu sempre irei seguir.

        Á Domênica Fernandes e Anna Cristina que me acompanharam nessa caminhada por quatro incríveis anos, por me ajudarem, me aceitarem como eu sou. Por serem mais do que colegas de sala e sim anjos que a vida trouxe para mim, obrigado pelos melhores anos da minha vida.

Meus mais sinceros agradecimentos à Vanessa Dantas que esteve do meu lado sempre que eu posso lembrar, dividindo não só as dores do tcc, trabalhos e provas, ou dificuldades da vida, mas sorrisos, músicas e um ombro sempre disponível. Obrigado principalmente por ter dividido aquela atividade sobre o Autumn, no primeiro dia de aula, por confiar em mim para ter a honra de estar ao seu lado, te abraçar e ser seu amigo.

 Por fim, mas não menos importante aos amigos que estavam do meu lado, tirando meu estresse e me fortalecendo sempre Flávia Gomes, Sonaly Melo, Isabela Giovanni, Neto Fonseca e Victoria Praxedes. Além dos que foram decisivos na escolha dos próximos passos da minha vida Aélyson Siqueira, Braynne Moraes e Werleison Silva.

Try not to have a good time…

 This is supposed to be educational.

- Charles M. Schulz.

RESUMO

Este trabalho procura refletir sobre a representação da criança e da infância no desenho animado Peanuts a partir de uma análise da interação entre as linguagens textuais, visuais e sonoras. Buscando com ele relatar como a criança ganha total independência e autonomia na obra, sendo descrita pelo próprio autor como uma visão pura do mundo pelos olhares das crianças, no qual observamos uma dissipação da linha que separa a infância da vida adulta. Para tanto foram delimitados quatro episódios da série que discorressem sobre temas próprios da vida adulta. Como suporte teórico foi empregado pesquisas nas áreas de mídia e comportamento como Pillar (2005); Fachel (2010); Fusari, (1985); Giroux (2001) E Fechine (2003), bem como textos sobre infância Ariès (1981); Postman (1999); Stearns (2006) e para análise dos episódios foram necessários estudos em semiótica e análise do discurso como os de Landowski (2001); Thompson (1995).

Palavras-chave: Criança. Infância. Desenho Animado.

ABSTRACT

This work investigated how children and childhood are represented in the cartoon Peanuts from an analysis of the interaction between textual, visual and audio languages​​. Looking for reporting how the child gains full independence and autonomy in the work, being described by the author as a pure view of the world by the children’s eyes. Where we can observe a dissipation of the line that separates childhood from adulthood. Therefore were limited four episodes of the series that would discourse about topics from adulthood. Was applied as theoretical support research in the areas of media and behavior as Pillar (2005); Fachel (2010); Fusari (1985); Giroux (2001) and Fechine (2003), as well as texts about childhood Ariès (1981); Postman (1999); Stearns (2006) and for episodes’ analysis were used studies in semiotics and discourse analysis such as Landowski (2001); Thompson (1995).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (179.9 Kb)   pdf (1.4 Mb)   docx (1.4 Mb)  
Continuar por mais 113 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com