TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Sinonímia Semântica

Por:   •  28/3/2017  •  Resenha  •  911 Palavras (4 Páginas)  •  149 Visualizações

Página 1 de 4

Nomes: Amanda Espinosa e Ana Laura Soveral

Atividade Acadêmica: Semântica                         Data: 16/03/2017

Sinonímia

Exercício 1 – 10 frases com os sinônimos Adorável/Agradável

  1. par=Brasil--94b-1: «Ela é uma menina adorável e pediu desculpas», afirmou .

  1. par=Brasil--94b-1: Ele atribui o «milagre» à força de vontade da amiga, que sempre foi «adorável e muito furona» .
  2. par=Brasil--94a-1: Afirma ter «identidade» com FHC, «admiração» por Covas, «afinidade» com Serra e chama Montoro de «figura adorável» .

  1. par=Cotidiano--94a-1: Soube que a adorável Jessye Norman encontra dificuldades em viagens longas: não cabe no WC do avião .

  1. par=Cotidiano--94b-2: A adorável Guilhermina Guinle, 19, acaba de ganhar um «rebento» do namorado quarentão Fábio Jr. Porém, para felicidade geral da nação e de sua mãe Rosa May Braun -- em 'pecial-, Mina não passou nem perto da maternidade .

  1. par=Cotidiano--94a-2: A mulher jornalista decide continuar casada com seu nem tão adorável terceiro marido .

  1. par=Dinheiro--94b-2: JK, um conquistador adorável, que morreu indo de carro, pela Dutra, ao encontro da mulher amada .

  1. par=Dinheiro--94a-2: Mas vamos voltar aos biscoitinhos da adorável Mrs. Debbi Fields .

  1. par=Esporte--94a-1: Num magnífico restaurante em que jantávamos em Milão, setembro de 1993, antes do GP de Monza, com o Braga, o tio Papagaio, aliás Galvão Bueno, e 'posa, a tenista Monica Seles e a mãe, o Julian Jakobi e sua adorável mulher, Fiona, de repente Prost em pessoa veio a nossa mesa .

  1. par=Ilustrada--94b-1: Embora seus astros insistam que a maldita garrafa não é o tema central do filme, «When a Man Loves a Woman» dedica suas quase três longas horas ao 'facelamento de uma adorável família yuppie de São Francisco .

  1. par=10799: «Ele era muito simpático, agradável mesmo, e tratava os moradores e gente que circula por Ipanema como velhos amigos», lembrou seu motorista particular, Renato Sérgio de Souza Rosa .

  1. par=12082: O sol já havia se posto, mas várias pessoas continuavam curtindo a temperatura agradável à beira-mar.

NESTE CASO, NÃO CONVÉM SUBSTITUIR A PALAVRA “AGRADÁVEL” POR “ADORÁVEL”, POIS NO CONTEXTO EM QUE SE ENCONTRA, SIGNIFICA QUE AS PESSOAS ESTAVAM SATISFEITAS COM A TEMPERATURA, NÃO ADMIRADAS.


  1. par=18290: Ainda que ostentasse nariz e orelhas um pouco além da medida padrão, o conjunto que seu rosto formava era agradável .

  1. par=19330: O zagueiro Deninho também estava pensando em passar uma tarde agradável, tanto assim que por desatenção perdeu uma bola aos 15 min, permitindo que Marques colocasse Romário novamente em condições de marcar.

NESTE CASO, NÃO É POSSÍVEL SUBSTITUIR “AGRADÁVEL” POR “ADORÁVEL”, POIS TRATA-SE DE UM JOGADOR DE FUTEBOL E O TERMO “ADORÁVEL” REMETE À UM CONTEXTO MAIS FEMININO/TÊNUE.


  1. par=21775: Em pequenos barquinhos, alugados dos pescadores da região por cerca de R$ 15 a hora, é possível fazer um agradável passeio pelos incontáveis canais, ruelas d' água que levam a pequenas praias .

  1. par=22381: «Ele é exuberante, agradável, mas vive num mundo de fantasia, não se sabe onde acaba a realidade e começa a ficção .

NESTE CASO, NÃO É POSSÍVEL SUBSTITUIR “AGRADÁVEL” POR “ADORÁVEL”, POIS CARACTERIZA UM SER DO GENÊRO MASCULINO E O TERMO “ADORÁVEL” REMETE À UM CONTEXTO MAIS FEMININO/TÊNUE.


  1. par=22785: Foi uma surpresa agradável .

  1. par=22859: De uns tempos para cá, fazer shows ficou bem mais agradável .

NESTE CONTEXTO NÃO CONVÉM USAR O TERMO “ADORÁVEL” NO LUGAR DE “AGRADÁVEL”, PORQUE A PALAVRA “AGRADÁVEL” REMETE A ALGO QUE SATISFAZ, TRANSMITE PRAZER.


  1. par=23762: Uma agradável notícia para a equipe econômica que se comprometeu a transformar os déficits consecutivos da balança, no ano passado, em um superávit, este ano, na casa dos U$ 2,5 bilhões a U$ 3 bilhões.

NESTE CASO NÃO SE PODE SUBSTITUIR “AGRADÁVEL” POR “ADORÁVEL”, POIS TRATA-SE DE UMA NOTÍCIA QUE AGRADA, SATISFAZ, E NÃO UMA NOTÍCIA QUE PROVOCA ENCANTAMENTO, ADMIRAÇÃO.


  1. par=26917: Surpresa -- Os brasileiros tiveram uma agradável surpresa na sua chegada a Tandil .

Exercício 2 - Adorável e agradável não podem ser considerados sinônimos perfeitos, pois nas frases encontradas, não pudemos substituir uma pela outra em todos os contextos (apenas em alguns).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.1 Kb)   pdf (164.5 Kb)   docx (16.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com