TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Teoria Geral do Serviço Social

Por:   •  11/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  820 Palavras (4 Páginas)  •  370 Visualizações

Página 1 de 4

                                 

                    Controle e Participação Social.

                                                 Cuiabá, 25 de maio de 2014

    Questões.

  • 1 - Conceito de políticas socias, o que são?
  • 2 - Quais são as políticas sociais básicas?
  • 3 - O que mudou na gestão das políticas socias na constituição de 1988?
  • 4 - Qual a relação entre políticas sociais e a política de assistência social?
  • 5 - Quando ocorre a descentralização da assistência social?
  • 6 - Quais as competências de gestão na assistência social?
  • 7- O que são conselhos de assistência social?
  • 8 - O que é controle social?
  • 9 - Qual a diferença entre conselho de assistência social e conferencia de assistência social?
  • 10 - O que é fundo de assistência social?

 

Resolução das Questões

  1. São ações governamentais desenvolvidas em conjunto por meio de programas que proporcionam a garantia de direitos e condições dignas de vida ao cidadão de forma equânime e justa. 

  1. São as Políticas que asseguram à população o exercício de direito de cidadania: Educação, Saúde, Trabalho, Assistência Social, Previdência Social, Justiça, Agricultura, Saneamento, Habitação Popular e Meio Ambiente.
  2. A Constituição Federal de 1988 é um marco! Segundo Piovesan, é um marco simbólico que reinventa a nossa cidadania, é o marco da transição democrática e da nacionalização dos direitos humanos no país. Em seu preâmbulo, a Constituição de 1988, institui o Estado Democrático de Direito destinado a assegurar o exercício dos direitos sociais e individuais, a liberdade, a segurança, o bem-estar, o desenvolvimento, a igualdade e a justiça como valores supremos de uma sociedade fraterna, pluralista e sem preconceitos, fundada na harmonia social. Estabelece em seu primeiro artigo, o fortalecimento da Federação, formada pela união indissolúvel dos Estados e Municípios e do Distrito Federal, declara seus princípios fundamentais e afirma a soberania popular. Além de instituir como novo paradigma, a democracia participativa. Garantiu entre seus princípios fundamentais a redução das desigualdades, considerando a diversidade sexual, de raça, geração, e o combate a qualquer forma de discriminação, expressos em seus artigos terceiro e quinto.
  3. Políticas sociais são as políticas que asseguram a população o exercício de direitos de cidadania; educação, saúde, trabalho, assistência social, previdência social, justiça, agricultura, saneamento, habitação popular e meio ambiente. Assistência social é uma política de a seguridade social não contributiva que se realiza através de ação de iniciativa publica e da sociedade, garantindo atendimento as necessidades básicas.
  4. A Lei Orgânica da Assistência Social – LOAS, promulgada em 1993, veio consolidar a assistência social como direito, ao definir as seguintes diretrizes: descentralização político-administrativa, municipalização,

comando único, controle social e participação popular, conforme consta no artigo 5º. Com a descentralização, ocorre uma "divisão" de tarefas e responsabilidades, sem, no entanto, a redução da importância da instância nacional e/ou estadual. A descentralização busca aproximar as respostas do Estado (via as políticas sociais) da realidade local, compreendendo as diferenças e especificidades a serem alvo da política de assistência social.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.5 Kb)   pdf (77.2 Kb)   docx (298.8 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com