TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizagem de Alunos do Ensino Fundamental

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  335 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO - FACULDADE DE LETRAS

 A Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa Para alunos do Ensino Fundamental

Crystian Glaysson Pinto Alfaia (200909140093)

Belém – PA

2014.

Crystian Glaysson Pinto Alfaia (200909140093)

A Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa Para alunos do Ensino Fundamental

Pré-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na

Faculdade de Letras da UFPA como requisito básico para a conclusão

do Curso de Letras.

Orientador (a): Prof.ª Risoleta Julião

Belém – PA

2014.

  1. Tema

A Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa Para alunos do Ensino Fundamental.

  1. Título

O gênero “Google Docs” dentro e fora da escola como suporte no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental.

  1. Introdução

A Revolução Tecnológica que se intensificou na segunda metade do século XX nos trouxe hoje em dia o que chamamos de “Sociedade da Informação” ou “Sociedade do Conhecimento”. Com isso, houve uma evolução dos tradicionais métodos de ensino a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação dentro das escolas.

Com a chegada da nova era da tecnologia digital, o processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos nas escolas ganhou novos “aliados” para uma perspectiva diferente de ensino diferente da qual costumamos ver nas escolas: o método tradicional.

A estes “aliados”, chamamos de ferramentas digitais a favor do ensino, seja de língua portuguesa ou de qualquer outra área do conhecimento. Com eles, a interação entre tecnologia e conhecimento se estreitou e com isso as novas possibilidades de sabedoria e produção entre alunos e professores também. O “Google Docs” é um exemplo dessas ferramentas que facilitam a produção e estimulam o saber no ensino e aprendizagem de qualquer área do conhecimento e é com ele que nos adentraremos neste projeto na era da tecnologia e da comunicação para entendermos o funcionamento desse meio de produção.

Partindo do ponto que é inegável a inserção da tecnologia e dos meios digitais hoje em diversos estabelecimentos de ensino, este trabalho tem o intuito de responder a pergunta: De que maneira o professor pode trabalhar o gênero “Google Docs” dentro e fora da escola para ajudar no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental?

Palavras-chave: Google Docs. Ensino. Tecnologia de Informação e Comunicação. Ensino e Aprendizagem. Interação.

  1. Problema de Pesquisa

De que maneira o professor pode trabalhar o gênero “Google Docs” dentro e fora da escola para ajudar no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental?

  1. Perguntas Exploratórias

- O que se entende por “Google Docs”?

- O termo acima faz parte do cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental?

- Será que todos os professores estão capacitados para utilizar essa ferramenta e futuramente repassar o conhecimento para os seus alunos?

- Que elementos contribuem para a construção dessa nova perspectiva de ensino para que os sujeitos envolvidos possam estar preparados para utilizar essa nova ferramenta tecnológica?

- Como o gênero “Google Docs” contribui para a interação do aluno com seus colegas, com seu professor e com o mundo?

- Como o uso dessa nova tecnologia digital ajuda o aluno no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa dentro e fora da sala de aula?

- Até que ponto a Tecnologia de Informação e Comunicação, inserida nas escolas como um novo método de ensino, não gera desigualdade ou exclusão na utilização de tecnologias por professores e alunos?

  1. Objetivos

6.1. Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é verificar a Contribuição da TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação - no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, utilizando para isso o gênero “Google Docs” como ponto chave, analisando se os alunos dominam ou não o gênero e suas novas tecnologias e, se os que as dominam, são favorecidos no processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita e compreensão de textos.

6.2. Objetivos Específicos

a) Analisar como os profissionais da educação vêem esse novo processo de mudanças no ensino de língua portuguesa.

b) Verificar quais são as dificuldades encontradas por professores e alunos em trabalhar a temática proposta.

c) Caracterizar os elementos a serem trabalhados no “Google Docs” como ferramentas de leitura, compreensão e produção textual.

d) Descrever os procedimentos a serem realizados para utilizar as ferramentas desse gênero bem como sua usabilidade.

e) Identificar quais recursos podem auxiliar alunos e professores no ensino e aprendizagem do português a partir das tecnologias digitais.

7. Justificativa

O projeto de pesquisa apresentado se justifica pelo fato das Tecnologias de Informação e Comunicação – TIC estarem ligadas à nova era de ensino através de meios digitais como a internet, as redes sociais, ferramentas digitais e os meios de comunicação em geral. Como é um tema amplamente discutido entre educadores, pesquisadores e alunos, faz-se necessário pensar no ensino e de que maneira transmitir o conhecimento utilizando as tecnologias de informação e comunicação de modo a garantir a eficácia adequada, a adaptação e a forma consciente de repassar esse novo método de ensino e aprendizagem do educador para o aluno.

Portanto, para trabalhar a temática aqui proposta, de algo inovador e que irá acrescentar um conhecimento ainda não habitual, o professor como facilitador do conhecimento, tem o dever de instruir seu aluno nas suas tarefas que necessariamente serão utilizadas as ferramentas digitais do “Google Docs”, neste caso, o uso do “Google Docs” irá contribuir na elaboração de atividades via internet passadas pelo professor através de um banco de dados que ele deverá criar onde cada aluno terá acesso (cadastro) e poderá editar e produzir suas atividades de forma online dentro do laboratório de sua escola ou de qualquer lugar que esteja via internet. Isso irá facilitar sua interação com outros alunos e com o próprio professor mediante a elaboração de suas atividades, de modo que ele será instruído para realiza-las obedecendo a prazos e regras estipuladas por seu professor.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com