TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A EDUCAÇÃO FÍSICA NO ENSINO-APRENDIZAGEM DO ENSINO MÉDIO

Por:   •  27/2/2018  •  Trabalho acadêmico  •  5.874 Palavras (24 Páginas)  •  341 Visualizações

Página 1 de 24

A EDUCAÇÃO FÍSICA  NO ENSINO-APRENDIZAGEM  DO ENSINO MÉDIO

Autor

Jucelino Heck

Professor-Tutor Externo

Rodrigo Bettin

Centro Universitário Leonardo da Vinci – UNIASSELVI

LEF 0033 – Estágio

03/06/2017

RESUMO

As pesquisas bibliográficas e as observações foram realizadas em torno das metodologias de ensino relacionadas às práticas docentes do Ensino Médio (1°,2ºe 3°anos). Este trabalho tem como finalidade relatar as observações durante o Estágio de Observação e Intervenção em Educação Física na Escola De Educação Básica São José estando a mesma localizada na Rua: Prudente Cândido da Silva, Bairro: Três Pedrinhas, São Joaquim- SC, Cep: 88600-000, Tel: 49 3 233 0600 e 49  32338410 .  Tendo como objetivo o aprendizado acadêmico na prática, onde podemos analisar como está sendo empregado no dia-a-dia da escola. Esclarecer como é realizada a prática do professor que foi observado e algumas questões pertinentes ao planejamento de atividades ensinadas no que tange ao desenvolvimento do ensino pedagógico de Educação Física, bem como especificar como se coloca está prática e a relação existente entre teoria/prática no âmbito da Educação Física Escolar.

 A Escola de Educação Básica São José objetiva sua ação educativa, fundamentada nos princípios da universalização de igualdade de acesso, permanência e sucesso, o cumprimento da obrigatoriedade da Educação Básica e da gratuidade escolar; tendo como valores: qualidade, participação e compromisso.

A Missão da Unidade Escolar é assegurar a qualidade de ensino, planejando e executando as ações com a participação de todos. Constituindo uma escola de qualidade, democrática, participativa e comunitária, como espaço cultural de socialização e desenvolvimento do educando, preparando-o para o exercício dos direitos e o cumprimento dos deveres, promovendo a cidadania, bem como valorizando os profissionais envolvidos no processo educacional.

Tendo como objetivo o aprendizado acadêmico na prática, onde podemos analisar como está sendo empregado no dia-a-dia da escola.

Esclarecer como é realizada a prática do professor que foi observado e algumas questões pertinentes ao planejamento de atividades ensinadas no que tange ao desenvolvimento do ensino pedagógico de Educação Física, bem como especificar como se coloca está prática e a relação existente entre teoria/prática no âmbito da Educação Física Escolar. A realização das práticas deve ser planejada de acordo com cada faixa etária para o melhor desenvolvimento de cada indivíduo, por isso a importância de se planejar as aulas para um melhor aproveitamento das atividades realizadas e para conseguir alcançar os objetivos.

Palavras-chaves: Educação Física Escolar, Estágio Ensino Médio , Intervenção, Prática Corporal, Jogos, Lutas .

1 INTRODUÇÃO

        O objetivo deste estudo é evidenciar e discutir a prática da Educação Física no contexto escolar do Ensino Médio (1°,2°e3°anos), buscando atuar desta forma, de acordo com as metodologias de trabalho e os PCN’s para o processo de ensino-aprendizagem e assim estabelecer uma relação entre métodos educativos que são vivenciadas nas aulas de Educação Física. Para a elaboração do presente trabalho (paper) as técnicas utilizadas foram: a observação e intervenção , a docência estruturada no referencial teórico.

 Segundo Madalena Freire (1999, p.11):

“A observação avalia, diagnóstica a zona real do conhecimento para poder, significativamente, lançar (casando conteúdos da matéria com os conteúdos do sujeito, da realidade) os desafios da zona proximal do conhecimento a ser explorado”.

        Sabendo que a Educação Física tem um papel essencial no desenvolvimento das capacidades e habilidades motoras e que a mesma tem sua importância dentro da escola, sendo que os gestos, movimentos, manifestações de expressão e comunicação do ser humano, o exercício das atividades físicas dos alunos exerce papel preponderante no seu desenvolvimento somático e funcional, estimulando e desenvolvendo as funções psíquicas e motoras. A educação do corpo é o instrumento e fator de equilíbrio geral do organismo (Teixeira, 1978). E que o presente estudo justifica-se em propor uma reflexão sobre como acontece às aulas de Educação Física no ambiente escolar e como a mesma pode contribuir para o processo de aprendizagem dos educandos em seu desenvolvimento, inserindo assim no meio social. Ao contrário do que se pensa a Educação Física Escolar não pode ser associada somente ao esporte rendimento, mas sim na cultura corporal do movimento, já que seu objetivo é de promoção da socialização e interação entre os alunos e que também o esporte pode fazer. Mas o maior questionamento é que o esporte na escola pode cobrar uma responsabilidade maior na tentativa da busca por resultados expressivos, sendo que as outras atividades podem obter resultados mais eficazes para a promoção da socialização e desenvolvimento orgânico e funcional dos educandos.

2.ÁREA DE CONCENTRAÇÃO: FUNDAMENTAÇÃO TÉORICA

Para a realização do estágio de Docência no Ensino Médio (1º,2°e3°anos), definiu- se como área de concentração a serem exploradas as Metodologias De Ensino, PCNEF – Parâmetros Curriculares Nacionais de Educação Física, para o 1°,2° e 3°anos do Ensino Médio com seu enfoque na importância da Educação Física Escolar, na cultura corporal, jogos e lutas para o processo de ensino aprendizagem durante esta etapa da educação fundamental. Tal escolha deu-se devido à influência da mesma perante o desenvolvimento integral do educando em seu aspecto social, afetivo e cognitivo bem como possibilitar ao educando uma aprendizagem mais significativa e prazerosa principalmente durante a formação integral dos mesmos.

Sendo assim, buscou-se relacionar as concepções teóricas e as práticas desenvolvidas no pátio, ginásio e sala de aula durante as aulas observadas e  ministradas nos 1º,2°e 3° anos , afim de compreender um trabalho pedagógico significativo. No Ensino Médio notamos que a desmotivação com relação às aulas de Educação Física é muito grande. Por isso as aulas apresentam características próprias e inovadoras, atendendo às novas fases cognitivas, afetivas e sociais que os adolescentes apresentam nessa faixa etária. Visamos um trabalho vinculado ao lazer, saúde e competição esportiva fazendo uma interligação com outros assuntos, já que essa faixa etária nos permite fazer uma abordagem mais complexa de aspectos socioculturais e biológicos.
A incidência cada vez maior de adolescentes e jovens obesos, com dificuldades oriundas da falta de movimento, com possibilidades de acidentes cardiovasculares, leva-nos a pensar na Educação Física para o Ensino Médio voltado para o conhecimento da Aptidão Física e Saúde. Reconhecer ações físicas como os alunos do Ensino Médio diurno e noturno estão expostos a algumas circunstâncias negativas devido às mudanças de hábito do homem, destacando-se o stress, que traz junto com ele as doenças psicossomáticas como a ansiedade, frustação e depressão. Por isso, é necessária a inclusão de programas escolares que valorizem o aprendizado e a prática de exercícios de elevação e manutenção da frequência cardíaca em limites submáximos, alongamento, flexibilidade, relaxamento e compensação com o objetivo de uma melhor qualidade de vida que estimulem e motivem o processo de ensino- aprendizagem bem como a importância dada ao aluno durante a realização das mesmas, identificar o uso de atividades esportivas, jogos e lutas como metodologia de ensino objetivando contribuir para o desenvolvimento dos adolescentes como um todo, considerando que os jogos, as lutas e cultura corporal e social podem contribuir fundamentalmente na formação psico e social dos indivíduos nela inseridos, dando possibilidades para que os alunos possam através dela expressar sentimentos de cuidados, espontâneos e naturais, desenvolvendo não somente aspectos motores como também cognitivos, afetivos e sociais. É importante ressaltar que a atividade corporal é um elemento fundamental da vida, através da qual nossos alunos poderão garantir mais qualidade de vida. Nesse caso, a Educação Física Escolar vem somar-se à educação intelectual e moral, visando à formação do aluno em uma educação integral  corpo mente e espírito.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (39 Kb)   pdf (257.8 Kb)   docx (31.5 Kb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com