TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

A Tecnologia de Informação e Comunicação no Ensino e Aprendizagem de Alunos do Ensino Fundamental

Por:   •  16/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.627 Palavras (11 Páginas)  •  96 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DO PARÁ

INSTITUTO DE LETRAS E COMUNICAÇÃO - FACULDADE DE LETRAS

 A Tecnologia de Informação e Comunicação - TIC no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa Para alunos do Ensino Fundamental

Crystian Glaysson Pinto Alfaia (200909140093)

Belém – PA

2014.

Crystian Glaysson Pinto Alfaia (200909140093)

A Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa Para alunos do Ensino Fundamental

Pré-Projeto de Trabalho de Conclusão de Curso apresentado na

Faculdade de Letras da UFPA como requisito básico para a conclusão

do Curso de Letras.

Orientador (a): Prof.ª Risoleta Julião

Belém – PA

2014.

  1. Tema

A Tecnologia de Informação e Comunicação – TIC no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa Para alunos do Ensino Fundamental.

  1. Título

O gênero “Google Docs” dentro e fora da escola como suporte no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental.

  1. Introdução

A Revolução Tecnológica que se intensificou na segunda metade do século XX nos trouxe hoje em dia o que chamamos de “Sociedade da Informação” ou “Sociedade do Conhecimento”. Com isso, houve uma evolução dos tradicionais métodos de ensino a partir do uso de tecnologias de informação e comunicação dentro das escolas.

Com a chegada da nova era da tecnologia digital, o processo de ensino e aprendizagem de jovens e adultos nas escolas ganhou novos “aliados” para uma perspectiva diferente de ensino diferente da qual costumamos ver nas escolas: o método tradicional.

A estes “aliados”, chamamos de ferramentas digitais a favor do ensino, seja de língua portuguesa ou de qualquer outra área do conhecimento. Com eles, a interação entre tecnologia e conhecimento se estreitou e com isso as novas possibilidades de sabedoria e produção entre alunos e professores também. O “Google Docs” é um exemplo dessas ferramentas que facilitam a produção e estimulam o saber no ensino e aprendizagem de qualquer área do conhecimento e é com ele que nos adentraremos neste projeto na era da tecnologia e da comunicação para entendermos o funcionamento desse meio de produção.

Partindo do ponto que é inegável a inserção da tecnologia e dos meios digitais hoje em diversos estabelecimentos de ensino, este trabalho tem o intuito de responder a pergunta: De que maneira o professor pode trabalhar o gênero “Google Docs” dentro e fora da escola para ajudar no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental?

Palavras-chave: Google Docs. Ensino. Tecnologia de Informação e Comunicação. Ensino e Aprendizagem. Interação.

  1. Problema de Pesquisa

De que maneira o professor pode trabalhar o gênero “Google Docs” dentro e fora da escola para ajudar no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa dos alunos do Ensino Fundamental?

  1. Perguntas Exploratórias

- O que se entende por “Google Docs”?

- O termo acima faz parte do cotidiano dos alunos do Ensino Fundamental?

- Será que todos os professores estão capacitados para utilizar essa ferramenta e futuramente repassar o conhecimento para os seus alunos?

- Que elementos contribuem para a construção dessa nova perspectiva de ensino para que os sujeitos envolvidos possam estar preparados para utilizar essa nova ferramenta tecnológica?

- Como o gênero “Google Docs” contribui para a interação do aluno com seus colegas, com seu professor e com o mundo?

- Como o uso dessa nova tecnologia digital ajuda o aluno no processo de ensino e aprendizagem de língua portuguesa dentro e fora da sala de aula?

- Até que ponto a Tecnologia de Informação e Comunicação, inserida nas escolas como um novo método de ensino, não gera desigualdade ou exclusão na utilização de tecnologias por professores e alunos?

  1. Objetivos

6.1. Objetivo Geral

O objetivo deste trabalho é verificar a Contribuição da TIC – Tecnologia da Informação e Comunicação - no Ensino e Aprendizagem de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, utilizando para isso o gênero “Google Docs” como ponto chave, analisando se os alunos dominam ou não o gênero e suas novas tecnologias e, se os que as dominam, são favorecidos no processo de ensino-aprendizagem da leitura, escrita e compreensão de textos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.5 Kb)   pdf (171.9 Kb)   docx (21.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com