TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA.

Monografias: ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA.. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/1/2014  •  771 Palavras (4 Páginas)  •  331 Visualizações

Página 1 de 4

FUNDAÇÃO ATITUDE DE EDUCAÇÃO CONTINUADA

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA.

POLO DE VOTUPORANGA

2012 

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO...................................................................................................04

1. TÍTULO I: Administração e gestão da Escola .......................................05

CONCLUSÃO...................................................................................................07

BIBLIOGRAFIA.................................................................................................08

INTRODUÇÃO

Este trabalho analisa teorias e tendências educacionais assim como ressalta nuances da administração escolar ao longo o tempo e sua superação implícita na gestão escolar, que propõe uma dimensão mais ampla da realidade educacional.

Assim, ressaltamos as contribuições e limitações das teorias sobre administração escolar para sua superação.

É importante observar que para uma boa gestão é preciso levar em consideração a evolução histórica de seu papel, para que o gestor escolar possa efetivamente ser um agente da gestão, tendo em vista um trabalho coletivo, participativo, democrático, para que cada um no ambiente escolar assuma suas responsabilidades, consciente de suas atribuições.

ADMINISTRAÇÃO E GESTÃO DA ESCOLA.

A administração escolar envolve a utilização de recursos humanos, materiais, pedagógicos, financeiros visando o planejamento e execução de suas ações.

O gestor tem por sua função, conduzir, dirigir a escola de modo amplo, dinâmico sendo articulador de opiniões. A gestão está associada ao fortalecimento da democratização do processo pedagógico, à participação responsável de todos nas decisões necessárias e na sua efetivação mediante um compromisso coletivo com resultados educacionais cada vez mais efetivos e significativos.

De acordo com as teorias de administração, segundo Taylor que fala sobre a teoria da administração científica, era regida por princípios tais como uma seleção do trabalhador, estabelecimento de um tempo, plano de incentivos salariais, divisão do trabalho,supervisão funcional, padronização das tarefas, com ênfase na eficiência, estabelecimento de boas condições físicas de trabalho, ou seja, uma administração movida por interesses econômicos, explorando o trabalhador, tornando o trabalho mecanicista, monótono, repetitivo, visando apenas os interesses do administrador.

Segundo Fayol que fala sobre a administração centrada na estrutura tem por princípios a divisão do trabalho, autoridade e responsabilidade, disciplina, unidade de comando, unidade de direção, prevalência de interesses gerais, remuneração pessoal, centralização, cadeia escalar ou hierarquia, ordem e equidade, ou seja, tem os objetivos definidos, respeito à hierarquia. Mas nessas teorias encontramos uma administração centralizada no comando, fechado, manipulação dos trabalhadores.

Há também a teoria TEORIA X: em que a autoridade determina a direção e o controle. E a TEORIA Y: administração aberta e dinâmica – criando oportunidades para o crescimento pessoal. Teoria Sistêmica: onde os sistemas podem ser:Fechados: não apresentam intercâmbio com o ambiente que os circundam e Aberto: apresentam relações de intercâmbio com o ambiente, através de entradas e saídas. Administração

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.2 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com