TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ANÁLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO INTERNA

Por:   •  17/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.054 Palavras (33 Páginas)  •  194 Visualizações

Página 1 de 33

Universidade Paulista[pic 1]

Campus Ribeirão Preto

ÍNDICE

  1. INTRODUÇÃO
  2. RESUMO
  3. REFERENCIAL TEÓRICO
  4. DESENVOLVIMENTO
  1. APRESENTAÇÃO
  2. DESCRIÇÃO
  3. AMBIENTE NETBEANS 8.2
  1. ANÁLISE DOS RESULTADOS E DISCUSSÃO INTERNA
  2. CONSIDERAÇÕES FINAIS
  3. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS
  4. CÓDIGO-FONTE

  1. INTRODUÇÃO

Nosso trabalho consiste em criar um programa que concebe e implementa um sistema integrado de gestão energética que inclua a comparação entre os consumos energéticos reais ideais para e os consumos modelados, para as mesmas características de funcionamento.

Durante todo o processo de desenvolvimento do trabalho, buscamos em livros e na internet, referenciais que nos pudesse ajudar no ponto de partida, na execução e na instalação do programa nos ambientes selecionados para tal.

Como objetivo principal queremos controlar e detectar variações temporais do consumo de energia, ajudando na redução de gastos. Sabemos que na esfera empresarial, o uso consciente de energia elétrica faz parte do sistema de estratégias responsáveis pela perda e racionalização técnico-econômica dos fatores de produção, ressaltando o caráter determinante que o suprimento de eletricidade.

A função do programa neste caso, é a possibilidade de promover a eficiência no consumo de energia, incorporando à aplicação, conceitos de engenharia, economia e administração aos sistemas energéticos. Um sistema produtivo com desperdícios e uso ineficiente de energia compromete o alcance de uma estrutura de custos racionalizada.

A adoção de um programa de sistema de gestão energética indicou para nós, a existência de uma estrutura administrativa racional e uma preocupação da empresa em manter sua competitividade, o que dá visibilidade para atrair novos investidores e aumentar sua valorização.

O programa de gestão energética tem o conceito de fazer um consumo consciente e racional de energia, e deve eliminar o desperdício que ocorre nas residências, como exemplo as lâmpadas incandescentes, já hoje em dia quase em desuso, por utilizar apenas 8% da sua energia para a iluminação, e o restante apenas no seu processo de aquecimento, de forma que a sua utilização não seja vantajosa, pois o seu papel e exclusivamente a iluminação e não como forma de aquecimento.

Quando falamos em eficiência energética, falamos também sobre os propósitos de se utilizar a energia recebida no aparelho com a finalidade de evitar possíveis desperdícios de energia no processo. Uma das formas de se economizar energia que está proposta no programa é a de que o usuário tenha consciência dos seus desperdícios, assim evitando gastos desnecessários.

Um exemplo simples é o de desligar os aparelhos elétricos das tomadas enquanto não forem utilizados (como a televisão, que ligada durante a noite toda, mesmo em modo standby sua luz acessa consome energia, ou como o celular carregando durante o período da noite, mesmo com 100% de energia na carga na bateria, ar condicionados ou ventiladores ligados sem ninguém estar no ambiente, e entre outros).

Outra forma eficiente é sempre manter aparelhos de ar condicionado em dia com a manutenção, e a limpeza dos filtros, evitando que consumam energia a mais do que deveriam, e também a manutenção e a verificação da borracha lateral da geladeira evitando que o ar frio escape pelas laterais.

A utilização de equipamentos como painéis solares vem sendo bastante utilizadas hoje em dia como forma sustentável de energia, tanto para aquecimento de agua, como exemplo para o banho, como na geração de energia para a casa usando apenas os raios solares, o investimento no início parece bastante alto mas, depois de alguns meses já pode se ver o resultado da economia na conta, e também a grande vantagem em preservar o meio ambiente, assim os painéis solares se mostram cheios de vantagens para economia, recuperando o dinheiro do investimento a médio prazo, fazendo valer seu investimento, e a sustentabilidade da casa.

Faça o teste em sua casa para ver se pode ocorrer “fuga de energia”, e como se fosse um cano estourado jorrando agua sem poder ver. Uma forma de verificar se na residência contem fuga de energia é apagar todas as luzes e desligar os aparelhos eletrônicos da tomada.

Após alguns minutos depois de desligados os aparelhos e as luzes da casa, o medidor de luz deverá ficar parado. Se ele continuar girando, procure um eletricista para fazer o reparo na fiação que esta ocasionando a fuga de energia e assim evitando gastos desnecessário.

  1. RESUMO

Quando a construção de um software acontece, é comum que o uso de ferramentas que ajudem no desenvolvimento facilitado, essas ferramentas são chamadas de ambiente integrado para desenvolvimento de software ou também pode-se chamar de IDE (Interface Development Environment).

Definindo a parte estruturada de suporte, o projeto do software pode ser pensado, organizado e desenvolvido. Na maioria das vezes, esses ambientes nos permitem usufruir de outros programas que ajudam na construção e desenvolvimento do software.

O IDE que utilizamos foi o NetBeans, ele é gratuito e possui código aberto, que nos possibilita o desenvolvimento de sistemas nas linguagens de programação Java. Nós fizemos a escolha por essa IDE pelo fato do programa possuir um editor fácil de telas, de ter uma integração com banco de dados funcional e ter diversos plug-ins que ajudam na capacidade do programa.

O programa em questão foi desenvolvido em grupo, e visa a compreensão de um mecanismo que insere dados de consumos de energia elétrica e organiza soluções flexíveis para o racionamento e economia de energia.

O sistema proposto deverá funcionar como um gerenciador de processos, sendo que os dados deverão ser substituídos por formulários eletrônicos, que resultarão na diminuição do tempo de resposta, armazenamento dos dados, redução de custo. E isso por consequência gera a eficácia dos resultados, garantindo um melhor processo que evite o desperdício de tempo, energia e gastos.

Nosso objetivo aqui, não é só expor um programa qualquer, mas dar prover uma forma coordenar e gerenciar nossos projetos de ensino, pesquisa e extensão. E também discutir comparando, os diversos pontos de vista dos futuros programadores, implementando nos códigos todos os conhecimentos e buscando formas de compartilhar informações sobre a linguagem Java.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (38 Kb)   pdf (918.3 Kb)   docx (942.8 Kb)  
Continuar por mais 32 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com