TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS LITERATURAS DA LINGUA POSRTUGUESA

Por:   •  26/3/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.673 Palavras (7 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

______________________________________________________________________ Atividades

Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail rutedesouza@unigran.br

NOME:     Brenda Freire da Costa                    

RGM: 113.071

DATA:

POLO: Porto Murtinho – MS  
___________________________________________________________________

Com base na aula 1 e na leitura do texto de Antonio Candido, O ESCRITOR E O PÚBLICO, disponível no arquivo, responda:

1 – Bloom argumenta sobre a importância da ironia. Pesquise sobre o que vem a ser ironia e explique, com suas palavras. (0.15)

R: A ironia é a utilização de palavras que tem o seu sentido irreal, ou seja, afirma o contrário daquilo que se quer dizer e o que pensa, é importante para dar ênfase na leitura, e construir uma linguagem própria.

2 – Explique a seguinte afirmação de Bloom: “a ironia de dois períodos literários distintos, raramente, será a mesma”. (0.15)

R: A seguinte afirmação refere-se que a ironia entre os períodos literários muda, assim como o pensamento. Esses dois períodos podem ser divididos por um longo espaço de tempo, então as situações mudam como também o vocabulário sendo assim com a ironia não é diferente.

3- Na visão de Calvino, quais são as principais características de um clássico? (0.20)

R: Para Calvino as principais características de um clássico são aqueles livros que em geral, se ouve dizer  ‘ estou relendo e nunca estou lendo’ , são aqueles livros que exercem influência particular, é uma leitura que há descobertas como se estivesse lendo pela primeira vez, toda a primeira leitura de um clássico é uma releitura, é um livro que nunca terminou de dizer o que tinha que ser dito, são livros que deixam marcas, que provoca uma nuvem de discursos críticos, sempre há algo novo, tem uma semelhança equivalente aos antigos talismãs, definir você próprio em relação a ele entre outras características.

4- Acesse http://revistas.fw.uri.br/index.php/revistalinguaeliteratura/issue/view/120/showToc OU VÁ EM MATERIAL DE AULA/LINK

Trata-se de uma revista eletrônica sobre formação de leitores e aborda sobre o papel da literatura nesse processo. Escolha alguns artigos para leitura e produza um texto de uma a duas laudas sobre o papel da literatura na formação de leitores. Aponte as facilidades e as dificuldades que os professores encontram nesse processo. Seu texto deve ter 3 a 5 citações de artigos dessa revista. Se não lembrar sobre citações, retome a disciplina de Metodologia da pesquisa (1º semestre)

Lembre-se: a correção na escrita é fundamental para quem está em um curso de Letras!

Não copie trechos sem citar corretamente (zera a atividade). (1.0)

Sucesso!

O papel da Literatura na formação de leitores

A literatura de acordo com o dicionário Aurélio é o conjunto de obras literárias de reconhecido valor estético, pertencentes a um país, época e gênero, ou seja, é uma parte fundamental para o estudo da língua portuguesa pelo fato de ser a história de como a língua surgiu, os primeiros poemas que foram escritos, os primeiros autores que fizeram sua marca na literatura, o marco inicial de cada movimento literário. Deste modo, é essencial para o aprendizado e na formação de profissionais na área de Letras. Sendo assim “a leitura é sempre apropriação, invenção, produção de significados [...]. Toda a história da leitura supõe, em seu princípio, esta liberdade do leitor que desloca e subverte aquilo que o livro lhe pretende impor”. Roger Chartier

A leitura é um ato essencial na vida de um estudante e um profissional na área pedagógica como em outras áreas de humanas. Logo, a literatura se encaixa perfeitamente neste ato, pois, o que poderia ser mais impressionante e curioso do quê a história dos movimentos literários e os poemas que marcaram a história do Brasil, como de outros países, para estudar e transmitir conhecimentos. Entretanto, a história é primordial para o ensino de forma mais clara aos alunos como também o estudo do profissional.

A história da Literatura

A literatura (do latim littera, que significa “letra”) é uma das manifestações artísticas do ser humano, ao lado da música, dança, teatro, escultura, arquitetura, dentre outras e ela representa comunicação, linguagem e criatividade, sendo considerada a arte das palavras, ou seja, é um estilo de época que é o nome dado conjunto de obras escritas em uma determinada época.

O critério usado para dividir os estilos de época varia muito: às vezes, o autor publica uma obra revolucionária e ela acaba se tornando o marco inicial de um determinado período, outras vezes um fato histórico influencia uma infinidade de obras que darão origem a um determinado movimento literário.

A leitura e a Literatura no meio tecnológico pontos positivos e negativos

A tecnologia é avançada a cada minuto, e com esse avanço as dificuldades de leitura na forma ‘ antiga’ em livros, revistas e jornais estão sendo cada vez mais banidas, assim como também o interesse do individuo em querer ler um artigo ou um livro. Desta maneira “técnicas, posturas, possibilidades que, na longa história da transmissão do escrito, permaneciam separadas” CHARTIER.

Ainda assim a dificuldade que um professor enfrenta em incentivar a leitura de literaturas no meio tecnológico é muito grande, pois atualmente as crianças ou os jovens preferem ler um resumo de um  livro na internet, ou procurar a explicação do poema, e não tem aquela interação com o autor em ler e tentar interpretar o que o autor que dizer, o sentimento que ele sentiu, a história que aconteceu por trás daquele poema, ou texto, para o individuo quanto menos tempo ele gastar na leitura é melhor, mas para assistir a um filme, ou passar algumas horas nas redes sociais é mais “prazeroso”.

Apesar disso há os seus pontos positivos, como por exemplo, tem uma facilidade maior em achar um poema ou um texto de anos atrás, coisa que antigamente era necessário ir a uma biblioteca ou procurar com pessoas que viveram naquele tempo, como também em ter uma maior dinamização, alguns vestígios daquela época como imagens, depoimentos de pessoas, em vídeo ou em um comentário, assim transmitindo uma instigação no aluno para querer conhecer cada vez mais. Contudo “Ao contrário, há sempre um processo cumulativo de complexificação: uma nova formação cumulativa e cultural vai se integrando na anterior, provocando nela reajustamentos e refuncionalizações” SANTAELLA.

Por fim, a literatura é primordial na formação de um profissional como também na leitura, pois é dela que são relatadas as primeiras histórias poemas e os movimentos ocorridos, é fundamental que tenha um conhecimento a mais para transmitir de forma mais clara e objetiva, assim como são nítidas as problemáticas enfrentadas pelo profissional para instigação da leitura no indivíduo atualmente, mas não é nada que não possa ser resolvido com um equilibro e força de vontade para ensinar e incentivar ao público alvo. Ainda assim “Do mesmo modo que o contexto semiótico do código escrito foi historicamente modificando-se, mesclando-se com outros processos de signos, com outros suportes e circunstâncias distintas do livro, o ato de ler foi também se expandindo para outras situações” SANTAELLA.

______________________________________________________________________ Atividades

Você deverá responder as questões a seguir e enviá-las por meio do Portfólio - ferramenta do ambiente de aprendizagem UNIGRAN Virtual. Em caso de dúvidas, envie mensagem para o e-mail rutedesouza@unigran.br
______________________________________________________________________________

Leia o livro “Metalinguagem” (no arquivo) . Ali você encontrará explicações e importantes reflexões sobre a metalinguagem e sobre a intertextualidade.

1 – ANALISE E EXPLIQUE A METALINGUAGEM PRESENTE NA TIRA A SEGUIR: (0.25)

[pic 2]

R: A metalinguagem presente na tira refere-se a um código tentando explicar outro código, ou seja, o autor define quem ele é e o que ele faz, e o seu personagem principal da tira explica qual a sua função, e pra quê foi criado.

2 - Analise os dois poemas abaixo e faça um breve comentário a respeito da relação metalinguística e da relação intertextual existente entre eles. (0,5)

R: Os poemas têm uma relação metalingüística pelo fato do poeta se refletir sobre o próprio ato de escrever a poesia. Pode ser considerada também como auto-reflexiva.

Catar feijão

    
      Catar feijão se limita com escrever:
      joga-se os grãos na água do alguidar
      e as palavras na da folha de papel;
      e depois, joga-se fora o que boiar.
      Certo, toda palavra boiará no papel,
      água congelada, por chumbo seu verbo:
      pois para catar feijão, soprar nele,
      e jogar fora o leve e oco, palha e eco.
     
     
      Ora, nesse catar feijão, entra um risco:
      o de entre os grãos pesados entre
      um grão qualquer, pedra ou indigesto,
      um grão imastigável, de quebrar dente.
      Certo não, quanto ao catar palavras:
      a pedra dá à frase seu grão mais vivo:
      obstrui a leitura fluviante, flutual,
      açula a atenção, isca-a com o risco.           
João Cabral de Melo Neto

Poesia

Gastei uma hora pensando um verso

que a pena não quer escrever.

No entanto ele está cá dentro

inquieto, vivo.

Ele está cá dentro

e não quer sair.

Mas a poesia deste momento

inunda minha vida inteira.

Carlos Drummond de Andrade

3 – Leia o texto “BREVES CONSIDERAÇÕES SOBRE EXPERIÊNCIA ESTÉTICA” e responda:  em que consiste a metalinguagem na imagem abaixo, As meninas, de Velázquez? (0.5)[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)   pdf (237.1 Kb)   docx (1.2 Mb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com