TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

LITERATURA LINGUA INGLESA

Por:   •  19/5/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.729 Palavras (11 Páginas)  •  495 Visualizações

Página 1 de 11

[pic 1]

Curso: Letras Habilitação Português/Inglês

Disciplina: LITERATURA INGLESA II                        7º SEMESTRE

PROFª Ma. Glauce Soares Casimiro

Nome: ELIANE CHUCARRO                                      RA: 381839

Email:elianeleila@hotmail.com

Nome: ROSEMARI CORONEL                                      RA: 371200

Email: rrosemary_coronel@hotmail.com

Nome: MARLI L. SALGUEIRO                  RA: 393092

Email: marlisalgueiro3352@yahoo.com.br

 

BELA VISTA – MS

2015

INTRODUÇÃO

Através do trabalho aqui proposto em nossa ATPS (Guia Virtual de Orientações), temos como principal desafio a produção de um relatório que retrate os estudos da equipe a respeito da Literatura Norte-Americana. Nesse documento, os alunos devem preocupar-se em registrar as suas discussões acerca das principais correntes e autores norte-americanos, discutindo questões específicas e relevantes para a formação dos profissionais da área de Letras no que diz respeito à prática de ensino do estudo de literatura, cultura inglesa e norte-americana.

Este desafio torna-se relevante para a formação de profissionais críticos que entendam não somente as situações problematizadas em aula, mas que atuem com consciência na sociedade, ao cotejarem as diversas teorias e práticas presentes no universo acadêmico e ao proporem e produzirem situações de aprendizado reflexivo em relação às vivências.

LITERATURA NORTE-AMERICANA

A Literatura Norte-Americana começa no período colonial, quando contou com a forte influência dos índios americanos. Em suas histórias indígenas tinha como característica marcante a reverência à natureza, que era vista como a mãe espiritual e física.

A primeira colônia foi instalada em 1585, depois de muitas tentativas, mas não durou muito. A segunda em 1605, que resistiu mais, descrevia em sua literatura uma América que era rica em fartura e oportunidades.

No século 17, piratas, aventureiros e exploradores abriram caminho para uma segunda onda de colonizadores permanentes, que levou esposas, filhos, implementos agrícolas e ferramentas artesanais. As primeiras produções literárias da época da exploração consistiam de diários, cartas, diários de viagem, registros de bordo e relatórios dirigidos aos financiadores dos exploradores. Como a Inglaterra acabou tomando posse das colônias da América do Norte, a literatura colonial mais conhecida e antologizada era inglesa. Na história do mundo, provavelmente, não houve outros colonizadores tão intelectualizados quanto os puritanos, a maioria dos quais de origem inglesa ou holandesa. O estilo puritano apresentava grande variedade que vão desde poesia metafísica aos diários domésticos, passando pela história religiosa com fortes toques de pedantismo. No século 18 o dogmatismo religioso diminuiu gradualmente, apesar dos grandes esforços esporádicos dos puritanos para impedir a onda de tolerância.

LITERATURA PERÍODO PRÉ-COLONIAL E COLONIAL NA NOVA INGLATERRA

[pic 2]

Na época pré-colonial, na Inglaterra era proibido expressar a fé em Deus, os puritanos ou religiosos como eram chamados na época, saíram em busca de novas terras para formação de uma colônia chamada Nova Inglaterra, onde pudessem ter a liberdade de professar sua fé. Os que desobedeciam à rainha eram punidos cruelmente.

A literatura americana teve inicio com os índios da região, através das transcrições que os puritanos faziam das culturas indígenas, que eram contadas através de contos, lendas e canções.

A formação da Literatura Americana iniciou em 1607, após a colonização dos Estados Unidos. Esse período foi marcado pelo fato dos colonizadores serem pessoas estudadas que buscavam a liberdade para professar sua fé.

O Período Colonial acontece no séc. XVII, por aventureiros e exploradores, onde as primeiras produções literárias da época surgiram.

Após o fim do período surge a literatura do período Revolucionário, onde a literatura era contada por meio de diários e relatórios, foi o período em que foi proclamada a independência dos Estados Unidos. Foi a primeira colônia a ser emancipada e libertada das colônias poderosas que cobravam impostos absurdos de tudo que produziam.

Após um ano da emancipação dos Estados Unidos é elaborada a constituição que separava os poderes pelo primeiro presidente George Washington.

Neste período dos grandes autores literários se destacaram James Fenimore Cooper e Washington Irving (1783-1859) biografo ensaísta e historiador, destaca a declaração da independência na revolução. Publicou cinco volumes da biografia de Washington meses antes de sua morte, ficou internacionalmente conhecido pelas suas obras críticas que usa pseudônimo. James Fenimore Cooper foi o primeiro foi o primeiro e maior romancista desbravador americano.

LITERATURA DO PERÍODO ROMANTICO NORTE AMERICANO: 1820-1860/ SURGIMENTO DO REALISMO: 1860-1914

Depois da guerra civil no séc. XIX surgiram novos escritores, da Literatura Realista, que retratam a realidade social, como:

Nathaniel Hawthorne: Nasceu na cidade de Salem/ Massachustts, de família extremamente puritana, foi bisneto de um dos maiores juízes que condenavam as bruxas. Depois que seu pai faleceu, passou a morar com a família de sua mãe, na qual seguiam rigorosamente a Bíblia. Desde jovem se interessou pela Literatura, considerado gênio por causa das obras que criou em 1942. Mesmo sendo de família religiosa, Nathaniel não tinha o puritanismo como tema principal, para ele os malfeitos que seu bisavô fez no passado se tornaram peso para sua família, por isso desenvolveu doutrinas transcendentalistas. A principal ideia que passa na doutrina auto dependente e de que ninguém viva com a sombra do passado, pois qualquer um pode viver independentemente. A doutrina da compensação é que toda ação tem uma reação, ou seja, se fazer o bem recebera o bem. Seus principais temas foram a alienação, iniciação, o problema da culpa, orgulho, a Nova Inglaterra puritana, pano de fundo italiano, alegoria, entre outros. Até hoje Hawthorne é mundialmente conhecido pelas suas obras e criações que retratam a realidade da época, conflitos da sociedade e do ser humano.[pic 3]

...

Baixar como (para membros premium)  txt (18.7 Kb)   pdf (242.2 Kb)   docx (441.7 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com