TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Literatura Língua Inglesa

Por:   •  16/11/2015  •  Trabalho acadêmico  •  2.542 Palavras (11 Páginas)  •  481 Visualizações

Página 1 de 11


                            CURSO DE LETRAS
                            LITERATURA INGLESA

                                   

                     SETEMBRO, 2014

               Literatura:   Sua importância na formação humana.

O presente trabalho explica o que compreendemos como literatura e qual sua importância para a formação humana. Buscamos em algumas fontes e encontramos diversas definições sobre literatura, e dentre elas uma que nos chamou a atenção foi que a palavra literatura teve sua origem do latim do termo “litteris” que significa “Letras”. A partir disso, compreendemos que Literatura é a arte de compor escritos artísticos em prosa ou verso.

A Literatura no meio escolar é vista sem muito encanto, pois para a maioria dos alunos, o contato com a literatura está presente apenas na escola e está é uma das razões pelas quais a maior parte dos alunos não o professor não consegue atingir grande influência. Os textos são transmitidos, mas não compreendidos, se tornando algo exaustivo.

Os textos de Literatura podem e devem ser trabalhados em um contexto geral, abordando sua riqueza em linguagem, forma e também musicalidade quando encontrada dentro de poesias. Não se exploram as literaturas apenas com leitura, é necessário instigar o aluno para que pense e reflita sobre o que o autor quer transmitir ao leitor. Além disso, a literatura é um meio de comunicação onde o autor revela características de um determinado período com particularidades de certa comunidade, porém só se percebem essas questões quando o leitor explora sua linguagem. Pois a partir desse contexto, o leitor ainda consegue compreender acerca das mudanças que ocorreram nos últimos séculos.

A literatura tem grande importância na formação de futuros leitores, por isso é importante que não só a escola, como também que a família estimule a criança pela leitura.

No campo da literatura inglesa, engana- se quem acredita que os escritos são compostos apenas por escritores Inglaterra, pois a literatura inglesa abrange escritores de outros países. Alguns dos principais autores da literatura inglesa: Jane Austen,  Edgar Allan Poe, Lewis Carroll, Nathaniel Hawthorne e William Shakespeare.

No presente relatório foram pesquisados autores como Jane Austen,  Edgar Allan Poe, Lewis Carroll, Nathaniel Hawthorne e William Shakespeare e suas principais obras que contribuíram a riqueza literária inglesa e mundial.

[pic 1][pic 2]

A Letra Escarlate

Nathaniel Hawthorne - 1850.

Um livro/filme que traz consigo um tema atual que é a repressão feminina, o machismo ,a mulher como seguidora de leis, e não criadora delas.

A história de passar no século XVII, onde mulher era omissa ao pai, e posteriormente ao marido, em que as pessoas apontam o dedo para o que consideram errado ou impuro, algo muito semelhante como o que acontece hoje em dia ,só que as pessoas hoje não são queimas ou enforcadas, mas continuam a serem olhadas com  maus “olhos”, mas enfim, é um romance muito puro e complexo, pois trato de amor “proibido” de duas pessoas, ela um mulher jovem que vem para uma nova cidade antes de seu marido para encontrar uma casa e lá fixar residência e esperar a chegado do mesmo, e o jovem e belo reverendo da cidade, que é amado pele seu povo e admirado pelo povo indígena. Ao se conhecerem imediatamente há uma forte atração, mas ela como uma boa mulher casada foge deste de desejo, e ele como um bom homem que respeita as leis divinas também resiste. Mas após um ataque indígena ao navio seu marido vem a confirmação de sua morte, e então ela se entrega a esta paixão, tomada pelo desejo e amor, mas  o luto deveria ser respeitado,e como conseqüência, ela fica grávida , e não revela quem é o pai da crianças.

Ela sofre preconceito, maus tratos, humilhação, mas supera tudo, mas uma surpresa a espera, seu marido está de volta, e a ameaça, e exigindo que sua identidade fique sob sigilo, até que ele descubra quem é o pai da criança... E agora o que vai acontecer, muito romance, sofrimento, e aventura acontecerá até que esta história termine, e será que termina bem?

Leia-o ou assista e saberá o que Hester Prynne e Arthur Dimmesdale sentiram!

[pic 3]

Era Elizabetana

[pic 4]A Era Elizabetana é o período associado ao comando da rainha Elizabeth I (1558-1603), conhecido como a Era Dourada da história inglesa. Nesta época aflorou a literatura e a poesia do país. Surgiu Shakespeare, que com seu notável talento, tanto aportou para a formação cultural, renovando os parâmetros da época. Também foi um período de expansão e de exploração, marcado por renovações econômicas, culturais e religiosas.  A igreja católica sofria a repressão da Reforma Protestante, (o rei Henrique VIII rompera definitivamente com a igreja Católica, integrando a igreja Anglicana para casar-se com a Ana Bolena, já que dentro da igreja Católica havia contraído matrimonio com Catarina de Aragão). Henrique teve a filha Maria fruto do primeiro casamento e, do segundo, Elizabeth. Na época, a população inglesa não reagiu bem diante da reforma protestante, e menos a relação autenticada de Henrique com Ana Bolena, que tornou-se então, rainha da Inglaterra . O povo aclamava a contra-reforma, promovendo inclusive, a caça aos protestantes.

Ana Bolena morreu antes de Henrique, resultado de acusação de adultério, incesto e alta traição.  Quando o rei foi a óbito, a primogênita Maria assumiu o reino. Maria teve câncer, faleceu, e assim Elizabeth, a bastarda renegada pelo povo, tomou o poder do trono.

Tentando promover uma boa imagem ao povo inglês, Elizabeth era conhecida como a “rainha virgem”. A rainha empenhou-se pra estabelecer a igreja Anglicana na Inglaterra.  Além de investir muito neste período em cultura e educação no país.

Naquela época, a corte Elizabetana teve a moda influenciada pelos estilos espanhol e francês. As peças de roupa desse período eram o farthingale, uma armação usada sob a saia para estendê-la horizontalmente. E para os homens, um estilo militar, como o mandilhão, e colarinhos bufantes para ambos os sexos, viu-se também a ascensão do bordado doméstico para roupas e mobílias.

O período Elizabetano foi marcado pelo renascimento italiano que acabou sob o peso da dominação estrangeira na península. Os conflitos seculares entre França e Inglaterra suspenderam-se durante este tempo. Nessa época a Grã-Bretanha obteve um governo centralizado, muito bem organizado, graças a reformas de Henrique VIII. Mas em contra partida, a Inglaterra Elizabetana, não obteve grande sucesso no âmbito militar, e a área econômica do país, também foi fortemente criticada. A Inglaterra começou a desempenhar papel principal no tráfico de escravos, dentro de uma série de campanhas militares inglesas sangrentas na Irlanda Católica, destacando-se as Rebeliões de Desmond e a Guerra dos Nove Anos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.2 Kb)   pdf (312.4 Kb)   docx (236 Kb)  
Continuar por mais 10 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com