TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

AS TEMÁTICAS PRESENTES NA DEMANDA DO SANTO GRAAL

Pesquisas Acadêmicas: AS TEMÁTICAS PRESENTES NA DEMANDA DO SANTO GRAAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  2/7/2014  •  1.243 Palavras (5 Páginas)  •  671 Visualizações

Página 1 de 5

A Demanda do Santo Graal como uma grande metáfora

A fábula da Demanda do Santo Graal pode ser resumida em algumas poucas palavras: A caminhada de alguns quinze cavaleiros dos 150 que se reúnem na corte de Artur na véspera de Pentecostes para dar início à demanda, e a história é organizada entre três pontos chaves: os preparativos para a busca, a caminhada pela busca e por fim, o encontro do Vaso Sagrado. Essa caminhada narrada na obra usa por meio de imagens, personagens chaves para a história uma concretização de entidades abstratas, construindo uma metáfora da peregrinação religiosa.

O tema principal é a busca de uma preciosidade e liberação de feitiço, além disso, a Demanda possui muitos outros elementos que também podem ser encontrados nos mitos e contos de fadas, porém, a demanda continua mais forte na mente e imaginário do homem moderno, o que garante mais ainda seu poder como mito.

Alguns dos personagens representativos da obra, como Persival e Galaaz, servem para afirmar que a narrativa se trata de uma alegoria. Será mostrado adiante um pouco mais do caráter alegórico desses personagens, e como alguns elementos encontrados viraram tópicas constantes em obras literárias ou cinematográficas.

A juventude de Persival

A figura da mãe está fortemente presente, a começar pelo fato de Persival ser criado na floresta (fato esse presente em outras trajetórias de heróis), que pela sua natureza protetora e acolhedora também funciona como uma espécie de vínculo materno.

A mãe de Persival, para protegê-lo do mesmo destino trágico que seu pai e seu irmão (que foram feridos em batalha) resolve criar o filho em um lugar distante para mantê-lo longe dos perigos do mundo e especialmente, longe da cavalaria. Essa atitude terá uma consequência muito comum mais tarde: a de que uma mãe super protetora gera um filho com problemas de se relacionar e com medo de aventuras. Outro aspecto observado nessa parte da história é a da mãe que por ser muito protetora e proibir a todo custo o filho de seguir seu próprio caminho, se torna a chamada “mãe medonha”, bastante presente nos contos de fadas na figura da bruxa ou madrasta má.

O outro lado da origem de Persival, ou seja, o pai, também tem alguns pontos interessantes a serem interpretados no contexto de tópicos presentes em outras obras literárias ou no imaginário popular. O personagem nunca conheceu o pai, o que contribui para o órfão querer seguir seu próprio caminho e ser sua própria referência masculina. Visualizando por outro lado, a ausência da figura paterna torna o pai algo extra humano, divino, mágico. Esse tópico está bastante presente em folclores e mais uma vez também nos contos de fadas, ou até mesmo nas crenças religiosas como, por exemplo, a história de Jesus Cristo.

A tentativa de fugir do próprio destino por intermédio da mãe é em vão, pois Persival se une aos cavaleiros de qualquer forma. Essa é outra temática muito presente em outras obras: a negação inicial do herói em cumprir o seu destino, mas que sempre se concretizará.

Por fim, a história da juventude de Persival é um exemplo muito claro dos conhecidos contos dos tolos, no qual o mais jovem do grupo ou o mais tolo consegue a façanha de conseguir realizar a tarefa mais difícil.

A trajetória de Galaaz

Se anteriormente é possível perceber uma pequena referência a Jesus Cristo na história de Persival, analisando a história de Galaaz essas referências estão muito mais evidentes.

A trajetória desse personagem é quase perfeita, desde sua misteriosa chegada até sua ascensão aos céus, tendo áurea de santo, pois realizou diversos “milagres”. Em vários acontecimentos na aventura envolvendo Galaaz essa semelhança se faz mais presente. O personagem representa para seus colegas de caminhada o mesmo que Jesus Cristo representa para os apóstolos. É possível observar essa comparação em várias passagens, desde sua origem desconhecida, ao chegar a Camaalot com 18 anos (Jesus tinha já 12 quando entrou no templo de Jerusalém) até alguns dos milagres feitos por Cristo que podem ser relacionados com feitos de Galaaz.

Outro aspecto

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com