TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATPS de Fundamentos Filosóficos da Educação

Por:   •  1/6/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.536 Palavras (7 Páginas)  •  333 Visualizações

Página 1 de 7

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP 

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

CURSO DE LETRAS

FUNDAMENTOS FILOSÓFICOS DA EDUCAÇÃO

DOMECI DE PAULA RA:

JAERTE ANTÔNIO JÚNOR RA: 7171509188

KAREN CRISTINE COMPAGNONE RA: 2100547364

LEONARDO ROBERTO PEREIRA DA SILVA RA: 1299201082

   

Atividade Prática Supervisionada (ATPS) entregue como requisito para conclusão da disciplina “Fundamentos Filosóficos da Educação”, sob orientação do professor-tutor à distância ELOISA GIGLIO DEOIS.

SÃO PAULO

2013

A NATUREZA DA FILOSOFIA EO SEU ENSINO

 

A filosofia é uma disciplina que nos mostra novos conhecimentos que nos fazem criar, inovar a filosofia e a base da sociedade humana é a arma fundamental para os valores morais.

Ao abordar alguns problemas a filosofia se identifica da mitologia e da religião por sua ênfase um argumento racional e por outro lado a filosofia é uma disciplina especulativa que tem

Problemas que ninguém sabe resolver.

A filosofia por ser uma disciplina apenas pela razão como, por exemplo, a disciplina de  física , e por ser uma disciplina assim acaba sofrendo um preconceito por parte das instituição de ensino ,por ter problemas que ninguém quer  resolver , e por não ter resultados  consensuais substanciais..        

Mas também podemos encontrar resultado consensual e não substanciais uma descoberta uma teoria um argumento que não funciona sobre tudo em resultados transversais que faz entender a diferença entre o mal natural e o mal moral.

O cêntimo fala que a falta de resultados da disciplina aparenta que desqualifica a matéria enquanto disciplina acadêmica é levada a sério com isso que só matemática tem o direito de ser uma disciplina priori.

Compreender o caráter aberto da filosofia significa querer resultados consensuais substancias mesmo sabendo que são raros e a probabilidade de achar respostas é pequena.

Por isso que a dificuldade da disciplina na escola desta matéria que é difícil aceitar e compreender por parte de professores e alunos é uma das soluções usadas e substituir a filosofia para outra matéria como sociologia isso quando não é excluída.

SALA DE AULA DO FUTURO CONTRA REALIDADE ATUAL

A sociedade em que vivemos hoje comporta essas duas realidades por viverem em níveis bem diferentes, enquanto a escola do futuro vai unir modernos recursos da informática com o melhor do design de ambientes para tornar o estudo mais dinâmico e atraente. Boa parte dos novos recursos já está no mercado, mas, como essa renovação tem um custo elevado, a revolução nas salas de aula acontece a conta-gotas. No Brasil, a maioria das instituições que testam essas novidades fica em São Paulo. Na capital, algumas faculdades já contam com as chamadas smart boards (em português, algo como "lousas sabidas"). São quadros inteligentes conectados a um computador que, além de manterem a velha função da escrita, também possibilitam que o professor selecione, exiba e modifique informações armazenadas no seu computador ou na internet. Isso quer dizer que já dá para turbinar as apresentações convencionais de telas do computador - aquilo que muita gente no mundo acadêmico ou dos negócios chama de data show. Do lado dos alunos, os cadernos logo se tornarão item de museu: eles serão substituídos pelos chamados tablet PCs, micros em forma de prancheta, conectados sem fio à rede de computadores da escola. Com eles, dará para fazer anotações na tela e acessar a internet. Mas a grande vantagem é que o conteúdo da aula ficará disponível para quem quiser - e a qualquer momento, porque as anotações do professor e dos alunos, as telas da "lousa" e o áudio das explicações poderão ser baixadas em casa via internet. Com tanta moleza, algum espertinho pode levantar a mão no fundo da classe e perguntar: "Ô, professor, quer dizer que eu nem preciso aparecer na escola? É só pedir para alguém responder a chamada por mim?" Devagar com a malandragem, pois a sala do futuro também poderá jogar contra você. Afinal, não é difícil que a lista de chamada seja aposentada e a presença passe a ser registrada por reconhecimento de impressão

digital ou de retina...

A escola tradicional em muitas regiões do Brasil, não tem cadeiras, carteiras, quadros negros e material didático decente, uma péssima infraestrutura onde muitas são fechadas por não ter verbas suficientes para manterem-se, professores não conseguem se atualizar, pois o que ganham não sobra para procurem cursos de aperfeiçoamento que poderiam tornar suas aulas mais agradáveis pra ele e para os alunos. O governo dispõe de recursos para isso, e é de sua responsabilidade garantir uma boa qualidade de ensino a população. Porém, nos parece que pontes, estradas, estádios de futebol são mais importantes do que a Educação.

Apesar dos avanços da tecnologia e das modificações ocorridas na sociedade, a escola pouco mudou nos últimos 60 anos e, dada a importância do ensino formal na construção de valores em cada comunidade, fazer alterações drásticas nesse sistema poderia ser arriscada, é importante que os alunos possam fazer coisas com as próprias mãos e ter uma participação ativa no processo de aprendizagem. Os novos meios de ensino devem suscitar nos jovens a paixão pela ciência e pelo conhecimento, usando para isso recursos multimídia e meios que possibilitem a troca de experiências entre os estudantes As tecnologias utilizadas, no entanto, ainda apresentam custos elevados que impedem a sua popularização. Apesar das novas tecnologias chamarem tanta atenção, há quem acredite que a sala de aula do futuro não será muito diferente.
A sala de aula tradicional exerce uma importante função de interação social que não deve ser totalmente modificada, mas complementada com as novas técnicas. O ensino de línguas em sala de aula, por exemplo, poderia contar com bibliotecas virtuais. "A educação formal pode ser acrescida de visitas a museus e livrarias, conferências de vídeo e outros sistemas diversos de ensino informal", Acreditamos que se houvesse um equilíbrio de tecnologia nas duas realidades

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10 Kb)   pdf (118.8 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com