TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Abc Na Escola

Monografias: Abc Na Escola. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/3/2015  •  683 Palavras (3 Páginas)  •  282 Visualizações

Página 1 de 3

damentos de metodologia científica. Brasília: Paralelo 15, Editora UNB, 1999.

ANEXOS

ANEXO A

ROTEIRO PARA ELABORAÇÃO DE TRABALHO DE CONCLUSÃO DE CURSO

1 Introdução

É um texto descritivo-narrativo do trabalho versando sobre o que, porque, para que e como a pesquisa foi desenvolvida. Na introdução o tema deve ser apresentado e esclarecido. A subdivisão em subitens é opcional. A Introdução deve ter entre três e seis páginas com o seguinte conteúdo:

a) Contextualização do Assunto: identifique a área temática, objeto principal da pesquisa; inicie colocando alguns antecedentes do assunto/tema; caracterize, delimite, recorte o objeto de sua futura pesquisa.

b) Formulação do problema: trata-se do problema que serviu de base para a pesquisa. Toda pesquisa tem como ponto de partida uma situação que demanda uma análise e uma explicação. Esta situação surge quando há defasagem entre a concepção ou explicação de um fenômeno e a observação ou percepção da realidade. É desta defasagem que se origina o objeto da pesquisa. A pesquisa tentará resolver a discordância entre um modelo, uma teoria ou uma explicação da realidade percebida. Toda pesquisa científica começa com a formulação de um problema e tem por objetivo buscar explicações científicas a seu respeito. Assim, é apropriado enunciar o projeto de investigação na forma de uma pergunta, por meio da qual o investigador tenta exprimir o que procura saber, elucidar, compreender melhor.

c) Objetivo Geral: deve caracterizar o propósito central da pesquisa. Objetivo é sinônimo de meta, fim. O Objetivo Geral define o foco do trabalho: para que fazer a pesquisa? Ao mesmo tempo, o objetivo geral “responde” à pergunta de pesquisa. Recomenda-se que a descrição dos objetivos (geral e específicos) inicie-se com verbos que transmitam uma ideia de ação clara, por exemplo: identificar, descrever, avaliar, diagnosticar etc. Devem ser evitados verbos que representem a ideia de processo, como acompanhar, estudar, promover etc.

d) Objetivos Específicos: neste item abordam-se as etapas e os focos de desenvolvimento parcial do trabalho, definidos com o intuito de alcançar o objetivo geral (um verbo para cada objetivo). Os Objetivos Específicos operacionalizam o objetivo geral e devem estar contidos neste. Fique atento para que os seus Objetivos Específicos não sejam apenas uma repetição do Objetivo Geral. Inicie a redação dos objetivos colocando o verbo no infinitivo, por exemplo: caracterizar, buscar, aplicar, avaliar, determinar, enumerar, explicar etc.

e) Justificativa: neste tópico, o autor deve responder o porquê da pesquisa e para quem os seus resultados serão úteis. Deve descrever as razões teóricas e práticas que justificam a pesquisa, suas contribuições e potencial de influência na área de conhecimento onde a mesma se insere. Trata-se de convencer o leitor do fato de que a pesquisa é necessária. Deve-se tomar o cuidado, na elaboração da Justificativa, de não se tentar justificar a hipótese levantada, ou seja, tentar responder ou concluir o que vai ser buscado no trabalho de pesquisa. A Justificativa exalta a importância do tema a ser estudado, ou justifica

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com