TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e letramento

Por:   •  11/5/2015  •  Dissertação  •  353 Palavras (2 Páginas)  •  290 Visualizações

Página 1 de 2

TEORIAS DO LETRAMENTO.

De acordo com a professora Virginia da Silva Melo, a alfabetização e o letramento são melhores inseridos na vida de uma criança quando em sua casa já há o hábito da leitura, pois se seus pais a incentivam desde cedo a gostar de ler a criança já cresce com a ideia de que isto é bom.

O estimulo do ambiente familiar influencia muito no processo de alfabetização e letramento de uma criança, pois tendo contato com livros infantis desde a primeira fase de aprendizagem, convivendo com as letras e as gravuras, a criança já cresce sabendo que para ler e entender um texto existe primeiro um código que precisa ser decifrado.

Entretanto, é preciso termos a consciência de que alfabetizar vai além de ensinar a juntar letrinhas e reconhecer que ‘b’ com ‘a’ é ‘ba’.

Alfabetizar é ensinar a ler e reconhecer o que está escrito, ensinar que há sempre um significado dentro de um texto, e que algumas vezes esse significado vai além do que está escrito. Já o letramento, é cativar em quem está aprendendo, o prazer por aprender. Fazer com que o indivíduo, criança ou adulto, se divirta com a prática de ler, de modo que isso possa torna-lo uma pessoa melhor, pois quando lemos não só encontramos mundos diferentes e surreais, mas também melhoramos nosso vocabulário e nosso olhar sobre o mundo ao nosso redor.

Alfabetização e letramento são processos interligados, portanto é importante que nos empenhemos em passá-los da melhor forma possível para aqueles que ainda estão começando no caminho da leitura e do aprendizado. Incentivando àqueles que não possuem contato com a prática e estimulando mais ainda os que têm desde dentro de casa o incentivo e o convívio com as letras.

Lembrando que os primeiros exemplos na vida de uma criança vêm de casa, de seus pais ou responsáveis, devemos então também incentivar aos adultos que leiam para si mesmos e para seus filhos, para que eles cresçam com esse hábito e talvez também estimulem seus amigos e esses ensinem aos seus pais e a outros amigos, de forma que isso crie uma corrente de ensinamentos e aprendizados.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.1 Kb)   pdf (58.5 Kb)   docx (10.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com