TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Alfabetização e processo político

Projeto de pesquisa: Alfabetização e processo político. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  20/10/2014  •  Projeto de pesquisa  •  4.362 Palavras (18 Páginas)  •  326 Visualizações

Página 1 de 18

INTRODUÇÃO

A educação é um processo amplo e complexo que abrange diversos sujeitos em diferentes modalidades de aprendizagem, que distingue e personaliza esse jeito de aprender.

A aprendizagem é um processo contínuo de construção e superação do não-aprender temporário. É fundamental ao pedagogo conhecer a bagagem que cada sujeito cognitivo construiu, para compreender suas estruturas mentais e seu modo de reflexão, tentando evoluir de um quadro mais simples e menos consistente para elaborações superiores. Esta construção de conhecimento implica numa inter-relação entre sujeitos, para que, num espaço de confiança, juntos possam recriar o conhecimento.

Este desafio tem como objetivo apresentar a importância dos conceitos sobre a Alfabetização e Letramento, a disciplina que contém esse conteúdo Letramento e Alfabetização, da 4ª Série do Curso de Pedagogia da Universidade Uniderp-Anhaguera, Pólo de Naviraí, sobre a orientação da professora Mirce Maria Santelli Vivemos em uma sociedade em que muitos não conseguem ter o acesso aleitura prazerosa, vivem as pressas apenas observando as leituras do dia a dia como informações nos cartazes, placas, rótulos etc. o prazer de ler um livro é para poucos, infelizmente pela falta de hábito. Neste trabalho apresentamos as definições de alguns gêneros literários, exemplos de como explorar a leitura para o publico infantil. Através de referencias bibliográficas contidas nas orientações deste trabalho podemos refletir muito sobre o tema e sua importância para uma sociedade de futuros leitores.

Alfabetizar, também é um processo político, que promove a cidadania, a autonomia, quando for praticada com lucidez, pois oferece condições aos educandos de construírem sua bagagem de conhecimentos num contexto mais amplo, sendo esse refletido e apreendido pela complexidade das interações múltiplas que os ambientes, as pessoas e os objetos implicam.

2- ESTA ALFABETIZADO É...

Estar alfabetizado significa atribuir significado e sentido àsfunções sociais vinculadas a escrita, estar plenamente alfabetizado é ser capaz de compreender diferentes tipos de textos, possuir um repertório de procedimentos e habilidades para relacioná-los em um campo social determinado. (Elaine).

É ser capaz de ler um livro, uma revista, um jornal, é estar apto a escrever uma carta, é fazer uso da leitura e da escrita no cotidiano, é poder ir além do código escrito, apropriar-se da função social constituinte dos hábitos de ler e escrever.

É compreender as funções da escrita e o modo que representa a linguagem; é um processo, que envolve desde a aprendizagem do sistema de escrita, a interpretação, até a produção textual. (Maria José).

É um processo no qual o indivíduo constrói a gramática em suas variações. Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas (codificação e decodificação) do ato de ler, mas na capacidade de interpretar.

É ter domínio sobre a leitura e a escrita e ainda tem essa ligação entre o que fala e o que se escreve, tem organização no pensamento. Estar alfabetizado envolve a capacidade de usar a linguagem escrita de maneira efetiva, possibilitando que a pessoa se comunique e se expresse através dela.

Alfabetização também supõe um conjunto sistematizado e integrado de atividade que o educador vai propondo ao alfabetizando. Temos consciênciade que a criança não tem seu primeiro contado com a escrita somente na escola, o contato pode ser através de um jornal que o pai lê, seja no livrinho que a mãe conta história. O que se faz na escola é organizar esse conhecimento que ela já tem de maneira formal.

Estar Alfabetizado significa o domínio da leitura e da escrita, mas esse domínio é na verdade a conclusão de um longo processo. Para que uma criança seja alfabetizada, é preciso que ela passe antes por uma série de etapas em seu desenvolvimento, tornando-se então preparada para a aquisição da leitura e da escrita.

O alfabetizar assume destacado papel no processo educativo da criança, influenciado na relação indivíduo-sociedade. Estar alfabetizado pressupõe conhecer as letras, mas não é só isso. No caso da língua portuguesa, significa compreender como essas letras se combinam e que relações podem estabelecer entre fala e escrita, ou seja, compreender o funcionamento do sistema alfabético. Segundo Ferreiro (1996, p.24) “O desenvolvimento da alfabetização ocorre, sem duvida, em um ambiente social. Mas as praticas sociais assim como as informações sociais, não são recebidas passivamente pelas crianças.”.

É importante entender o processo de alfabetização das crianças através da leitura e escrita, condição esta fundamental a integração na vida social, oferecendo oportunidades de compreensão e respeito, na construção da existência da criança, e é neste momento queo desenvolvimento humano ocorre a partir do entendimento do significado do mundo.

Esse processo não se resume apenas na aquisição dessas habilidades mecânicas do ato de ler, mas na capacidade de interpretar, compreender, criticar e produzir conhecimento. De um modo mais abrangente, a alfabetização é definida como um processo no qual o indivíduo constrói a gramática e em suas variações.

Sem o preparo necessário a criança pode apresentar durante a alfabetização dificuldades relacionada à coordenação motora fina e à orientação espacial, não sabendo, por exemplo, segurar o lápis com firmeza, unir as letras enquanto escreve ou como posicionar a escrita no papel. Pode ainda ter problemas para identificar os fonemas e associá-los aos grafemas. Também é possível encontrar crianças que só sabem copiar textos, e durante um ditado, não conseguem escrever.

Podemos falar também sobre as dificuldades de interpretação de texto, de compreensão, de raciocínio lógico e ainda nas dificuldades emocionais. Complexos de inferioridade, insegurança, medo de situações novas, medo de ser repreendido, medo de errar, de não corresponder às expectativas dos pais, apatia, indiferença ou indisciplina e revolta, problemas de socialização, baixa autoestima, e outros.

3- CONCEITOS DE ALFABETIZAR

O termo alfabetização faz referência ao processo mediante o qual uma pessoa pode aprender a ler e a escrever, duas atividades ou funções que lhe permitirão se comunicar com o resto dos seres humanos a um nível mais profundo e abstrato. A alfabetização é muito importante para que uma pessoa possa desenvolver ao máximo

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.1 Kb)  
Continuar por mais 17 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com