TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise Conto Preciosidade

Por:   •  22/6/2016  •  Resenha  •  431 Palavras (2 Páginas)  •  8.161 Visualizações

Página 1 de 2

PRECIOSIDADE

(1)O conto Preciosidade tem como objetivo mostrar o amadurecimento de uma garota no início da sua vida adulta, o incomodo das mulheres com os olhares masculinos e a reclusão social.

A personagem inicialmente pode ser nitidamente resumida com 2 adjetivos: reservada e medrosa, mas com o decorrer da narrativa, ela se torna um pouco mais madura. Apesar da garota ser inteligente, ela também era isolada, e é descrita pelo narrador como magra, feia e que não se preocupava com sua aparência externa, logo que tomava poucos banhos. Ela se sentia como uma jóia preciosa, pois não via outras garotas que eram semelhantes a sua personalidade.

(2)No inicio do conto, ela transparece o medo que tinha de receber olhares das pessoas, com sua preciosidade que é um símbolo da virgindade das adolescentes e o quanto o barulho de seus sapatos a incomodava, pois ela não queria chamar atenção e com seus saltos de madeira era difícil. Cita também como ela só era tratada como a pessoa inteligente que era, na sala de aula, onde também a autora faz uma crítica à dúvida do potencial feminino com a frase “onde ela era tratada como rapaz.”

O ambiente social retrata o medo da garota de ser notada diante da sociedade, pois ela mesma se sentia inferior fisicamente, além de uma sensação de inexistência, dizendo até que ela mais fazia sombra do que existia, deixando claro uma autodestruição.

(3)O clímax se inicia quando a garota sai alguns minutos mais cedo de casa e se depara com dois homens vindo na direção contraria da sua. A garota é tocada e se sente modificada internamente.

Depois como desfecho, a garota após se sentir violada, decidi finalmente aceitar o seu amadurecimento, o pedido de novos sapatos e a frase “uma mulher não pode andar com salto de madeira” mostra que ela agora se considera uma mulher, sendo os sapatos novos um símbolo para sua transformação.

(4)Mesmo com várias idéias implícitas, a linguagem é de fácil compreensão. O conto nos proporcionou uma reflexão sobre o assunto base “amadurecimento”, pois é algo que ocorre com todos nós, possui críticas enrustidas, como a frase no final da história: “Há uma obscura lei que faz com que se proteja o ovo até que nasça o pinto, pássaro de fogo” que possui uma critica a valorização da mulher puritana, que apenas consegue admitir sua sexualidade quando não é mais possível esconder.

Como previsto, Clarice coloca uma sensibilidade extrema no texto, que carregado de metáforas, nos faz refletir sobre o assunto. A jóia preciosa no fim deixa de se sentir um pequeno rubi para se sentir um diamante, amadurecido e polido.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (52.7 Kb)   docx (9.5 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com