TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Conto o Bispo negro

Por:   •  17/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  4.887 Visualizações

Página 1 de 2

ANÁLISE DO CONTO “O BISPO NEGRO”

 Alexandre Herculano

        Este conto retrata acontecimentos ocorridos no ano de 1130, a individualização do herói como categoria narrativa capaz de dar unidade e sentido à restauração do passado, exalta, sobretudo, a beleza dos princípios cristãos em sua obra, mostrando o quanto se interessa tanto de forma positiva quanto de forma negativa pela figura eclesiástica, e reflete o apreço de Herculano pela Idade Média, e se ambienta no século XII. Época do reinado de Afonso Henrique, o qual entra em conflito com o papa, motivando-o a intriga principal da narrativa.

        Traz habilidades verídicas de aspectos ficcionais, e deixa para o leitor  a possibilidade da dúvida, entre o real e o ficcional. Nota-se também que a presença de certa exaltação da paisagem local, pois é narrado com detalhes todo o ambiente em que o conto será contemplado como se fosse uma pintura a ser louvada.

Em meados do século XII, o príncipe de Portugal Afonso Henrique, arrancou o trono das mãos de sua mãe, e aprisionou-a em um calabouço. A partir deste acontecimento, começa a se desenvolver a intriga entre o príncipe e o papa que o repreende pela atitude que tomastes em prender sua própria mãe, para em troca ficar com o poder sobre o reino, para tanto o papa envia um Bispo, Dom Bernardo, para que ordene ao príncipe que solte a sua mãe. Porém o príncipe recusa-se a obedecer às ordens. Caso não o obedeça, o papa irá excomunga-lo e o amaldiçoa-lo.

          Diante disso, o príncipe sente-se ofendido e torna-se rival do Bispo, a ponto de se dirigir aos Cônegas da Sé de Coimbra, para pedir que se faça uma votação, para eleger outro Bispo, mas como os Cônegas se negam a eleger, Afonso decide por si só eleger outro Bispo. Assim a intriga principal da narrativa ocorre.  

        A relação entre a igreja e o poder representado pela figura do rei, se desenvolve quando o poder exercido pela igreja mostra-se corrompido pela venda de influências, onde a devoção das pessoas nas crenças do catolicismo e do papa como enviado de Deus com poder para absorver ou excomungar, estavam constantemente em luta pela imposição de poderes instituídos, ou seja, o domínio Português versus a Igreja. Isso se mostra claramente em passagens do conto, onde o Bispo Dom Bernardo diz que tudo pertence ao rei que exerce um grande poder sobre o reino, exceto a sua alma.

         

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)   pdf (64.2 Kb)   docx (11.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com