TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Analise do Filme ''O Substituto''

Por:   •  13/3/2019  •  Ensaio  •  862 Palavras (4 Páginas)  •  576 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO-UEMA

CENTRO DE ESTUDOS SUPERIORES DE CAXIAS-CESC

PROFESSORA:CLÁUDIA MOTTA

ACADÊMICA:SAMIRA RAMALHO

ANÁLISE DO FILME O SUBSTITUTO

  • Sinopse

O filme faz nós refletirmos sobre a relação professor e aluno, aas pessoas que constituem o âmbito escolar e, a vida de cada um além de suas profissões, a realidade de cada professor, seus defeitos, complexidades, solidão, traumas, estresse e as qualidades de cada um. E como eles se dedicam para seus alunos.

Cada personagem vivencia um tipo de solidão, alguns apenas vivem( sobrevivem a cada dia, passam por pequenos detalhes sem perceber, invisíveis), mas existir(fazer parte do mundo, estar em contato com os simples detalhes, sentir-se um individuo ativo e visível).

O professor Harry e um professor que sabe ter domínio de classe, incentiva seus alunos a ler. O professor era solitário. Sua aluna Merethid se apega a ele, um dia ela pergunta a ele por que ele andava triste, como se a vida fosse um mar de angustia.

Harry acolhe uma moça que era garota de programa em sua casa, ele ajuda ela.

U m dia Merethid tenta desabafar com ele e sua colega professora ao qual eles estavam saindo, desconfia das intenções dele com a moça, pois ela sai da sala chorando. Ele fica muito estressado, pois uma das coisas que ele tinha ódio era de pedofilia e, isso aconteceu com sua mãe, não fica explicita o incesto, mas de acordo com a fala dele e com as memorias de sua infância e sua mãe, dar pra entender que ela tivera sido abusada pelo seu próprio pai.

Merethid suicida-se, ela sofria bullying em casa e na escola, zoavam ela por ser gorda, ter poucos amigos e isso e chamado no filme de terrorismo emocional.

  • Personagens

O professor Harry dar discurso em sua sala, ele acreditava que a sociedade passava por um “holocausto publicitário’’, pois a mídia faz com que as pessoas busquem exacerbadamente por padrões de beleza, as mulheres que se cobram e, são usadas como objetos de consumos. E ele incentiva seus alunos que a única solução para não ser influenciado pela mídia é ler. E é exatamente como ele falou a sociedade da massificação faz com que as pessoas se sintam menosprezadas, inferiores por acharem que exista algum padrão de beleza, sendo que a beleza estar nos olhos de quem ver.

Ele afirma que toda a pessoa que pensa em ser pai e mãe deveria possuir um currículo (pré-requisito). Acredito que pais e professores tem uma grande referência na vida de cada filho e aluno, pois eles são educadores e devem transmitir ensinamentos, exemplos, lidar com problemas e saber ser motivador.

Para o professor as pessoas tinham que fazer algo para fugir de sua complexidade. Travar luta interna todos os dias para poder sair do mar de angustia. E realmente isso são palavras de motivação que funcionam na realidade, pois sabemos que há pessoas nesse mundo que passam por problemas emocionais e esses mesmo requer das pessoas lutas, combate para poder vencer as crise e saber ter autoconhecimento para poder lidar com os problemas, pois todos temos.

O pai da aluna Merethid é muito rude com ela, não a incentiva e só a desmotiva de pintar seus quadros. Os colegas de classe dela são extremamente cruéis, chingam ela, humilham, chamam ela de gorda. Os alunos da escola fazem com que algumas pessoas do corpo docente se sintam estressados, pois eles tentam ajudar de todas as formas que podem e ainda não conseguem agrada-los, tanto que no filme mostra como uma conselheira se irrita com uma aluna que não se dar importância ao que ela fala.

O professor Harry é um ótimo professor, incentiva os seus alunos a lerem, a ser críticos. Faz leituras em sala, dialoga sobre algumas temáticas da realidade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)   pdf (271.4 Kb)   docx (168.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com