TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do Filme quase Deuses e Análise Comparativa

Por:   •  11/4/2015  •  Monografia  •  2.155 Palavras (9 Páginas)  •  3.299 Visualizações

Página 1 de 9

Resenha de Quase Deuses

O filme Quase Deuses traz a reflexão de como o conhecimento é importante e essencial na vida do ser humano e também aborda sobre discriminação racial e a importância de um diploma universitário.

Para se exercer uma profissão e necessária uma qualificação profissional conquistada através de vários cursos e especializações, e sua maioria realizada em faculdades e universidades, lugares onde se reúne conhecimentos de diversas áreas. Essa história nos permite refletir até quando e onde os títulos podem valer para o exercício de algo. Vivien Thomas, personagem do filme demonstra um interesse profundo em estudar os mistérios da saúde, até então cirurgias cardíacas não eram realizadas, devido Ao tabu que era imposto que oficializava o coração como parte humana não operável.

Ao lado do Dr. Alfred Blalock realizou descobertas e pesquisas a cerca de uma doença até então incurável, e logo conquistou o titulo pois, o modo operacional que desenvolveram foi muito importante.

Vivien têm uma inteligência incomum e Dr. Alfred muita destreza e habilidade, eles direcionavam a pesquisa para a cura de uma doença conhecida como ''Síndrome do Bebê Azul''.

Mesmo diante de toda sabedoria e conhecimento de Vivien, existia um grande preconceito na época por ele ser negro e não ter cursado uma faculdade de medicina, a ignorância, o preconceito e conflito racial estão implícitos no filme.

O filme relata de maneira clara as dificuldades que um profissional sem uma graduação enfrenta para obter sucesso e ser reconhecido pelo que faz. Apesar das condições dos tempos passados serem totalmente diferentes dos atuais, a dedicação e a coragem são as mesmas.

Quase Deuses é um filme de impacto, onde demonstra a capacidade e audácia do homem diante de seus projetos e sonhos, mostra para quem o assiste que o preconceito racial e a falta de conhecimento nada mais e que uma ignorância na qual a sociedade daquela época era imersa. Um homem sem estudos com suas economias guardadas para realizar um curso de medicina perdidas por crises econômicas, foi quem, junto ao de outro grande médico que realizou um dos grandes feitos inéditos ocasionando a cura de crianças marcadas para morrer.

Trazendo para os dias atuais, ''Quase Deuses'' nos dá uma lição de humanidade, luta e superações contra preconceitos e quebra de ideais religiosos e científicos já formados. Como profissionais devemos sempre buscar o conhecimento e habilidade para exercer nossa profissão.

Druke_(2012) afirma que as pessoas precisam voltar à escola, para ele ''o trabalho do conhecimento, por definição é um trabalho que só pode ser realizado aplicando coisas que só podem ser aprendidas, ou mais bem aprendidas, no processo de educação formal (…). Além disso a escolaridade dá as pessoas autoconfiança e mobilidade.

Análise Comparativa

É de fato muito grande a importância do habito da leitura, pois este processo tão simples é capaz de criar universo de soluções, além de permitir a absorção de conhecimento através das leituras feitas.

Sabe-se que a leitura abre grandes portas, o exemplo disso foi visto no filme “Quase Deuses”, onde Vivien Thomas, nos momentos de folga de seu trabalho passava o tempo a dedicar-se a leitura médica, onde conseguiu através desta prática e também de grande destreza, desenvolver técnicas não conhecidas antes e que são utilizadas até os dias de hoje.

Conforme, Pires (2012) vimos que isto se faz realidade quando (Caravantes 2006 pg. 25) “contempla a leitura como uma necessidade profissional existencial ou a simples necessidade do prazer de ler”.

É claro que para gostar de leitura antes de mais nada é necessário em exercício de incentivo, pois quanto mais cedo é criado o hábito, melhor é para quem o adquiriu, o filme nos traz um fato concreto, observável, que recorre a atividades definidas pelo ser humano. Com efeito perspectiva que relata exatamente isso, Vivien Thomas, que era o rapaz sem formação acadêmica, mas com grande habilidade de transformar informação em conhecimento sobressaiu em relação aos demais profissionais diplomados em medicina e surpreendeu a todos por essa capacidade.

Dessa forma podemos mencionar uma citação de Jouve (2002, pg.17) que diz sobre a leitura:

É uma atividade complexa, plural, que se desenvolve em vária direção [...] e antes de mais nada, nenhuma leitura é possível sem um funcionamento do aparelho visual e de diferentes funções de cérebro. Ler e anteriormente a qualquer análise do conteúdo, uma operação de percepção, de identificação e de memorização dos signos.

Segundo Pires (2000) o uso da informática para se ter o acesso a leitura torna-se de suma importância, haja vista no século em que se vive, a mesma ser imprescindível no cotidiano de qualquer profissional que esteja atuando em qualquer área do conhecimento humano, mas o filme prova o contrário, pois Vivien mesmo sem os recursos tecnológicos alcançou êxito na área em que escolheu atuar.

Conforme Carvalho; Kaniski (2000) o artigo tem como objetivo mostrar os avanços e as transformações das informações e a forma que essas informações são recebidas e processadas pela sociedade.

Foi observado alguns aspectos referentes ao estudo que fundamentam o trabalho, os avanços nos campos da ciência e da tecnologia que deram início a uma série de transformações importantes para a sociedade.

Entre os diversos conceitos da importância da informação na sociedade, podemos afirmar que através da informação presenciamos grandes transformações em diversas áreas culturais, econômicas e política.

Marcondes (1994) considera que esses períodos são benéficos ao ser humano, dando-lhes chances de extrapolar seus limites e que a extensão dessas transições só é considerada posteriormente, pois enquanto inseridas nessa fase, não conseguimos ter plena consciência dos seus efeitos.

Este fato foi observado no filme “Quase Deuses”, pois Vivien conseguiu vencer desafios em uma sociedade cheia de paradigmas, trazendo transformação na área da cardiologia que foi a cura para a doença e também na cultura da sociedade, pois ele provou que independente da raça e posição social com conhecimento e persistência pode-se fazer transformações.

Vivien enfrentou os problemas dos desníveis socioeconômico e cultural, pode-se dizer que ele conseguiu um grande feito, pois além de contribuir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)   pdf (62.1 Kb)   docx (17.7 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com