TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O mundo precisa de Filosofia

Por:   •  3/5/2016  •  Resenha  •  2.872 Palavras (12 Páginas)  •  1.718 Visualizações

Página 1 de 12



UNIVERSIDADE DO PLANALTO CATARINENSE[pic 1]

LICENCIATURA EM QUÍMICA

ARIANE DOS SANTOS MACEDO

Resenha: O mundo precisa de filosofia

 

LAGES, AGOSTO DE 2014.[pic 2]

ARIANE DOS SANTOS MACEDO

Resenha: O mundo precisa de filosofia

Resenha apresentada como requisito parcial à aprovação na disciplina de Filosofia, ministrada pelo Professor Marcelo Della Justina Arruda, no 3º semestre do curso de licenciatura em química da Universidade do Planalto Catarinense - UNIPLAC.



LAGES, AGOSTO DE 2014.[pic 3]

“Trabalhar como se a vida fosse eterna,

viver como se fossemos morrer amanhã”.

 

 (Eduardo Prado)

INTRODUÇÃO

Eduardo Padro de Mendonça nasceu no Estado do Rio de Janeiro em 31 de março de 1924. Na década de cinquenta foi aluno do padre Penido na recém Faculdade Nacional de Filosofia, que o converteu ao catolicismo e dele fez seu assistente. Ingressando por essa forma no magistério, concluiu o doutorado naquela Faculdade, da qual se tornou catedrático da disciplina Introdução à Filosofia. 

Com a transformação daquela dependência universitária em Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, veio a ser seu diretor. Faleceu no Rio de Janeiro em 13 de junho de 1978, aos  54 anos. 


O MUNDO PRECISA DE FILOSOFIA

Resenhada por: MACEDO, Ariane dos Santos.

I - AS IDÉIAS MOVEM O MUNDO

Este capitulo aborda os questionamentos filosóficos de vários autores, destacando principalmente Aristóteles que fala sobre a riqueza, onde o mesmo exalta que muitas pessoas julgam a riqueza e o poder por sua tamanha excelência. A cada dia a humanidade busca maiores bens e com isso adquirir mais poder, e essa ambição acaba oferecendo riscos para as pessoas que vivem ao redor, porque pessoas assim fazem de tudo para derrubar possíveis concorrentes.

Aristóteles usa um ditado popular para explicar a idéia e o sentimento, que diz o seguinte: “O que os olhos não vêem o coração não sente”, ou seja, o que nunca teve não terá medo de perder. Os nosso sentimentos acabam sofrendo uma mudança dependendo das idéias que os acompanham, assim sendo, as responsáveis por nossa existência.

A filosofia sempre estará presente na vida do ser humano, pois procura esclarecer o modo de pensar para solucionar os problemas encontrados durante a caminhada.  

II - OS FILÓSOFOS CONVIVEM CONOSCO           

Há muito tempo a humanidade define a figura dos filósofos como um ser esquisito, estranho e diferente. Onde os mesmos vivem afastados de pessoas e problemas do dia a dia, e assim produzindo uma reação de desconfiança com relação a eles. Os sofismas de frases estranhas e o anedotário são sempre motivos de interesse e sevem de base de críticas à filosofia.

Devido as suas sabias filosofias, os filósofos são conhecidos por: “confundir a mente de outras pessoas” quando, no entanto é na Filosofia que encontramos os elementos capazes de livrar-nos da confusão das idéias, e dos problemas relacionados a imprecisão da linguagem, oferecendo  explicações claras e seguras.          

Quando não se entende determinado assunto, acaba-se o julgando sem mesmo ter procurado conhecer a sua origem, por tanto, por mais estranhas que sejam determinadas palavras, por trás delas sempre haverá um filosofo que as defendem, e com muito boas razões. Pois ate mesmo nos erros dos filósofos temos sempre alguma coisa a aprender. E com isso percebi se que a filosofia se manifesta em todos os instantes da existência humana.

III – AS SOLUÇÕES À PROCURA DOS PROBLEMAS         

  

É por meio dos desenhos e pinturas esculpidos no interior de cavernas que se encontram sinais e interessantes historias de pessoas que habitaram o planeta terra a milhares de anos atrás. 

Pois bem, uma consideração mais atenta do significado destas gravuras nos leva à conclusão seguinte: nestes sinais da arte primitiva, há mais do que uma simples distração. É através dessas figuras que se encontram mistérios e crenças mitológicas

Sabe-se que, as histórias, as lendas, os mitos, foram às primeiras manifestações sentimentais dos seres humanos. Através das pinturas encontradas na idade da pedra, se percebe uma característica geral do homem, que se manifesta desde a infância. Os desenhos foi uma forma encontrada para transmitir o que estava acontecendo a cada dia, expressando assim as opiniões e sentimentos diante de um fato. Assim sendo, a opinião é um enredo, é uma estrutura teórica, que se forma rapidamente no espírito humano, diante de um acontecimento.         

 Essa teorização se manifesta igualmente na ciência. A tarefa da ciência não é a de construir teorias; mas a de formular teorias que efetivamente correspondam à realidade.  O homem percebeu que não basta procurar a solução dos problemas construindo teorias. Difícil, realmente, é saber que o primeiro problema é o de saber como se coloca devidamente um problema.   

E para se colocar os problemas em termos reais, exige honestidade e compromisso com a verdade antes de tudo, em lugar da luta cega pelos interesses imediatos. 

IV – O ESPÍTO MÁGICO DA CIVILIZAÇÃO DA MÁQUINA           

A maquina apareceu como um instrumento de multiplicação da força humana. Com a chegada das maquinas a confiança na razão gerou o desejo de descobrir pelas forças naturais da inteligência os segredos do mundo.

Sabe-se que a filosofia não é considerada pela sua clareza e segurança no comando lógico, mas pelo que possa afirmar referente a “solucionar” problemas do cotidiano. Assim como a ciência não é conhecida pelas suas magníficas descobertas de fórmulas matemáticas, mas pelos contos que permite à imaginação, estimulada pelas histórias da ficção científica.          

...

Baixar como (para membros premium)  txt (17.6 Kb)   pdf (195.4 Kb)   docx (762.4 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com