TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O Mundo Precisa De Filosofia

Trabalho Escolar: O Mundo Precisa De Filosofia. Pesquise 804.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/7/2014  •  436 Palavras (2 Páginas)  •  891 Visualizações

Página 1 de 2

Com a Filosofia aprendemos a argumentar, de forma a poder expressar e justificar as nossas opiniões, provocando nossos interlocutores. Através do desenvolvimento de um raciocínio sendo coerente nos pensamentos e a analisar a validade dos argumentos que são apresentados, neste sentido fazendo que desenvolva a autonomia crítica. Vivemos numa sociedade, e precisamos nos comunicar, expor as nossas ideias e defender os nossos pontos de vista. Se o fizermos com e clareza, tudo se torna mais fácil de conseguimos fazer com que as nossas ideias sejam melhor compreendidas e aceitas intelectualmente pelos nossos interlocutores. O livro “O mundo precisa de Filosofia”, mostra-nos uma luta de ideologias que passam e se transformam de tempos em tempos, quando comenta que a humanidade está sendo decidida pelo debate de ideias, e que hoje nós sabemos em que nossos dias nós podemos ter consciência disto, e já não é mais possível adiar o encontro programado pela história do mundo, na era do militarismo, na era da igreja e uma era predominante econômica seguida pela era política. Notamos que é essencial ter sabedoria do que riqueza, pois a sabedoria pode transformar em riquezas, e a riqueza pode-se transformar em miséria.

Quando estudamos a Filosofia, temos que analisar o tempo proposto, as capacidades críticas de raciocínio vão sendo evoluídas se perceber, dessa forma acontece ao analisarmos cada vez mais as questões filosóficas ou enigmas, nesse sentido crítico nosso cérebro aumenta a capacidade da autocrítica encontrando verdade e respostas eficazes as dúvidas ou problemas rotineiros fazendo com que não nos contentamos com uma simples solução, que por muitas vezes sem fundamento. Quando quisermos atingir resultados mais condizentes temos que mentalizar e exigir mais de nós mesmos focando mais atenção às questões-problemas.

Nós vemos o quanto é importante a filosofia, através de saber argumentar através da transmissão da nossa argumentação de verdade para verdade de outro indivíduo, devemos aprender a ouvir também a verdade do outro para podermos construir a nossa capacidade de argumentação. Temos que ser abertos a novas ideias pois dessa forma iremos proporcionar ideias distintas referente a soluções para os problemas que se nos impõem, para ser filósofo é necessário atitude de investigação, mas também não desprezando a realidade, pois o filósofo procuram resolver os problemas que surgem através de suas experiências.

Observa-se que o mundo necessita da filosofia, pois quando estuda-se a filosofia independente do tema ou assunto, as capacidades críticas de raciocínio vão sendo treinadas sem que sequer dê por isso. Então vemos que filosofia não importante somente no desenvolvimento do Planeta, a filosofia é importante em todas áreas pois ela desenvolve o senso crítico e raciocínio lógico do indivíduo.

...

Baixar como  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »