TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise interpretativa dos sinais de pontuação e outros recursos tipográficos na leitura e produção de textos

Por:   •  16/12/2021  •  Trabalho acadêmico  •  1.612 Palavras (7 Páginas)  •  119 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM PORTUGUÊS

Carolina Leão da Fonseca

  1. Análise interpretativa dos sinais de pontuação e outros recursos tipográficos na leitura e produção de textos
  1. Belo Horizonte
  2. Setembro de 2011

UNIVERSIDADE FEDERAL DE MINAS GERAIS

FACULDADE DE EDUCAÇÃO

LICENCIATURA EM  PORTUGUÊS

Carolina Leão da Fonseca

  1. Análise interpretativa dos sinais de pontuação e outros recursos tipográficos na leitura e produção de textos

Projeto de pesquisa apresentado à disciplina de Análise Prática do Estágio em Português/ Língua Estrangeira 1 do curso de Licenciatura em Português/ Francês, área de Línguas, Artes e Literatura (LAL).

Orientador(a): Aracy Alves Martins Evangelista

  1. Belo Horizonte
  2. Setembro de 2011

SUMÁRIO

  1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA .......................................................................4
  1. OBJETIVOS ...............................................................................................................4
  1. HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA .............................................................................5
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA ...................................................................................5
  1. METODOLOGIA .......................................................................................................6
  1. CRONOGRAMA .......................................................................................................7
  1. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS  ......................................................................7
  1. ANEXOS ....................................................................................................................8

  1. APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA  

Este projeto tem como tema o trabalho com alunos do ensino de jovens e adultos sobre o efeito de sentido produzido pelo uso da pontuação e de outras marcações tipográficas.

A idéia para esse tema surgiu após a análise de alguns dos pontos avaliados pela Prova Brasil e pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exames que avaliam o ensino fundamental e o ensino médio. A interpretação textual através da análise dos sinais de pontuação ou outras marcas tipográficas revela a capacidade do aluno de compreender o que não está explícito no texto, ou seja, sua percepção quanto à escolha de determinadas marcações.

Por essa razão esse trabalho deverá ser realizado a fim de verificar o conhecimento dos alunos sobre esses recursos (sinais de pontuação e outros recursos tipográficos), a habilidade de interpretá-los quando utilizado em situações diversas e posteriormente aplicar metodologias que auxiliem os alunos a desenvolver essa modalidade de análise textual e de aplicação destes recursos em seus próprios textos.

  1. OBJETIVOS                  

Primeiramente pretendo introduzir o assunto trabalhando os sinais de pontuação, suas funções e aplicações, com base na gramática utilizada pelo professor ou no livro didático adotado pela escola. Após verificar o conhecimento dos alunos sobre o tema (sinais de pontuação), passaremos a análise da utilização da pontuação e dos recursos tipográficos a partir da leitura de textos de vários gêneros, como textos publicitários, quadrinhos, contos, crônicas, dependendo do nível de conhecimento dos alunos.

Com essa ação será verificada a capacidade dos alunos de compreender o sentido empregado pela pontuação ou por outras notações. Por fim, trabalharei a aplicação dessa análise interpretativa da pontuação e dos recursos tipográficos na produção textual dos alunos, enfatizando a utilidade desses meios para o enriquecimento do texto.

  1. HISTÓRICO E JUSTIFICATIVA      

         

O tema para esse projeto surgiu depois de uma pesquisa dos principais pontos avaliados pela Prova Brasil e pelo Saeb (Sistema de Avaliação da Educação Básica), exames que avaliam o ensino fundamental e o ensino médio. Como ainda não iniciei a observação das aulas e não tenho nenhuma base sobre o que está sendo trabalhado ou o que poderia trabalhar com os alunos, busquei um tema que fosse abrangente e que pudesse ser aplicado a qualquer nível do ensino fundamental e médio.

Contudo, também levei em consideração trabalhar um tema mais problemático, que pudesse trazer mais conhecimento para os alunos e os auxiliassem em suas vidas escolares.

A pontuação sempre foi um tema de difícil assimilação por grande parte da população escolarizada e em redações ou outros tipos de produções textuais encontramos por vezes a utilização incorreta deste recurso. Quando pensamos na interpretação desses sinais de pontuação e na utilização de recursos tipográficos diferenciados percebemos que ambas estão relacionadas, a correta utilização dessas ferramentas podem ser melhor compreendidas e assimiladas pelos alunos se trabalhadas juntas. Afinal, uma vez que o aluno consegue entender o motivo da escolha de um recurso e não de outro, ele começa a integrar essas percepções à sua leitura e conseqüentemente à sua produção escrita.

  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

Também no texto Avaliação do texto escolar – Professor-leitor/ Aluno-autor, Maria da Graça Costa Val et al,

O uso da pontuação é outro aspecto que exemplifica a relação íntima que se estabelece entre forma e conteúdo. Ao escolher um sinal gráfico (um ponto ou uma vírgula) e o lugar em que essa marca vai segmentar o texto, o autor está, na verdade, propondo e indicando uma forma de interpretação para o leitor – tanto é que diferentes pontuações podem produzir diferentes significados. Já a ausência de uma marca formal, na medida em que não fornece ao leitor uma pista necessária, pode acarretar uma dificuldade para o trabalho de compreensão do conteúdo, porque, na falta de indicação do autor, ou o leitor se apóia em elementos do contexto vê-se obrigado a testar algumas possibilidades de segmentação, que podem ou não corresponder à intenção de quem escreveu.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)   pdf (441.1 Kb)   docx (353.8 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com