TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Análise textual - aula 4 e 5

Por:   •  9/4/2015  •  Dissertação  •  313 Palavras (2 Páginas)  •  348 Visualizações

Página 1 de 2

Na aula 4 aprendemos sobre coerência, seus tipos  - coerência semântica, coerência sintática, coerência estilística e coerência pragmática - e explicou a importância da coerência em textos, uma vez que ela é usada para evitar contradições e para que o texto faça sentido. Coerência é ligação, nexo ou harmonia entre dois fatos ou duas ideias. Um texto ou frase sem coerência dificulta a comunicação e o entendimento.

Coerência pragmática acontece quando as condições do contexto são favoráveis aos atos de fala dos interlocutores. Se essas condições são ignoradas, o resultado é a incoerência pragmática.

 Coerência Semântica faz referência à relação entre os significados,existindo incoerência quando os sentidos não combinam. Temos também a Coerência Sintática que se refere aos termos utilizados para expressar como conectivos e pronomes. Além da Coerência Estilística que caracteriza por evidenciar a mistura de registros linguísticos, a fala formal com a informal no mesmo diálogo.

 Vimos exemplos de que uma conversa coerente requer alguns princípios básicos, como: as pessoas conhecerem sobre a mesma cultura ou serem da mesma região. A coerência é produzir sentido na mensagem. Os fatores de contextualização são os elementos que dão sentido a história.

Já na aula 5 observamos sobre a tipologia textual e algumas características:

Narração: Conta um fato, composto de personagens, local, tempo e espaço. É predominante nos gênerosde novelas,contos,fábulas,crônica,romance,depoimento, etc.

Descrição - Procura situar seres e objetos no espaço e faz uma descrição minuciosa ao ser ou objeto ao qual está se referindo. É predominante nos gêneros de folheto turístico,Anúncio de  classificado, cardápio.

Dissertação - É composto de ideias, opiniões ou juízos sobre determinado assunto.É predominante nos gêneros de aula,jornais, resumos.

Argumentação - A argumentação possui um ponto de vista evidente sobre o assunto. É predominante nos gêneros de sermão,manifesto,monografias.

 Injutiva - indica  como  realizar uma  ação,modo  imperativo. É predominante nos gêneros de ordens,súplicas,manuais  e instruções para  montagem,receitas,bulas etc...

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (27.2 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com