TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Argumentação: definição, fatores e funcionamento.

Por:   •  19/12/2016  •  Resenha  •  370 Palavras (2 Páginas)  •  226 Visualizações

Página 1 de 2

Argumentação: definição, fatores e funcionamento.

Este texto tem como objetivo apontar o significado de argumentação. Para alcançar tal objetivo buscou-se elencar alguns conceitos, são eles: definição; fatores e; funcionamentos da argumentação. Como definição é possível afirmar que a argumentação é a arte do convencimento através da oratória. Seus fatores discorrem em torno do enunciador (orador), do enunciatário (plateia) e do discurso propriamente dito (argumentação). Enquanto o funcionamento ocorre através da aplicabilidade eficaz das estratégias argumentativas. Finalmente, a conclusão sintetiza que a argumentação busca convencer um público através de um discurso baseado no preferível.

Para desenvolver uma oratória eficaz o enunciador necessita apontar razões, nem sempre verdadeiras, em favor de uma determinada tese. É preciso também tratar do que pareça oportuno, preferível e socialmente justo, ou seja, de modo geral o discurso em construção precisa ser equilibrado de forma que atinja o público alvo. É nesse ponto que o enunciador estabelece coerções para o discurso, mas para isso é impressendível que se conheçam as particularidades do auditório, já que a persuasão também é um exercício de confiança. O domínio do discurso é outro foco necessário, uma vez que todo argumento é passível de contestação. Por isso, o orador precisa ter domínio suficiente do assunto para que possa solucionar possíveis questionamentos em torno deste.

Usando o pressuposto de que a linguagem se organiza de modo próprio na argumentação é possível citar três estratégias de argumentação mais usadas nos discursos em geral: analogias e comparações; argumento de autoridade e; associação de ideias. As analogias e comparações são costumeiramente usadas para aproximar ou diferencias ideias, a fim de fornecer uma visão mais concreta do que se deseja ilustrar. Os argumentos de autoridade são aqueles baseados em propostas já existentes que possuam grande influência sobre o assunto tratado. Enquanto isso, a associação de ideias vem para dar mais legitimidade ao discurso.

Portanto, argumentar é o processo que um orador escolhe para convencer seu auditório dando-lhe informações já conhecidas, mas com uma perspectiva diferente. Isso permitirá que seu público entenda o assunto que está em exposição e estabeleça uma ligação entre o conteúdo que foi dado com suas crenças, valores e conhecimentos próprios. Sendo assim, argumentar é a arte de convencer o público através de um discurso baseado no preferível.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (36.6 Kb)   docx (342.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com