TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Artigo Dino Preto

Por:   •  19/8/2015  •  Pesquisas Acadêmicas  •  376 Palavras (2 Páginas)  •  734 Visualizações

Página 1 de 2

Produza uma resenha em torno de 20 linhas sobre o artigo de Dino Preto: ”A hesitação no discurso dos idosos.” Lembre-se de que a resenha não é cópia, mas um texto com suas palavras.

PRETI,Dino.A hesitação no discurso dos idosos.In: ¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬¬______.Estudos de língua oral e escrita.Série Dispersos.Rio de janeiro:Lucerna,2004.p.47-54.

Quando ouvimos a palavra hesitação no discurso dos idosos por causa de suas características psicofísicos se entende como indecisão, que está cheia de duvidas decorrentes do envelhecimento. Nem sempre encontram pessoas com disposição de ouvi-los. Esses idosos são na maioria das vezes relegados ao silêncio pelas pessoas com as quais convivem. ”segundoWinkin,a violência do silencio passam para um comportamento de grande loquacidade pessoas que falam muito com rapidez se expressa com facilidade quando tem a oportunidade de se fazerem ouvir com ate4nção pelas pessoas.

Para entendermos melhor porque os idosos próprios se marginalizam na conversação, é preciso ter em mente que o processo de envelhecimento adiantado prejudica as habilidades de comunicação, pois a conversação é como um jogo, que possui regras. Uma das causas do desinteresse dos falantes de outras faixas etárias pelo discurso dos idosos é que o envelhecimento se manifesta com intensidade sobre as reações psíquicas, havendo assim uma lentidão na fala e compreensão das informações.

Alguns estudos demonstram que em idade avançada 65 a 90 anos as pausas tendem a aumentar, enquanto tempo de articulação tende a descrever. Na sociedade urbana as sobrecargas das atividades refletem na pressa de comunicar na necessidade de uma compreensão mais ágil e rápida para poder interagir com eficiência na conversação.

Tudo isso são característica em geral, ausente nos idosos velhos, cuja fala é marcada pelo excesso de pausas decorrentes das hesitações indecisão. A hesitação na linguagem faz parte em maior parte ou faixa etária como um problema de memória. A linguagem do idoso a hesitação ocorre pela repetição de preposições. Em todos, esses casos e momentos, a fala está buscando o vocabulário esquecido na memória ou na forma de continuar sua frase.

Enfim ganhando tempo e mantendo o seu turno. As hesitações podem conduzir também, a outras alterações em nível discursivo. Assim, nos assuntos que envolvem posições conflitantes entre os interlocutores. São comuns as repetições hesitantes, as pausas, os alongamentos, ás vezes em busca do eufemismo que é a substituição de palavras.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.6 Kb)   pdf (40.4 Kb)   docx (11.2 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com