TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resenha do artigo: o enfermeiro na vigilância epidemiológica no municipio de ribeirão preto 1988 – 1996

Resenha: Resenha do artigo: o enfermeiro na vigilância epidemiológica no municipio de ribeirão preto 1988 – 1996. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  19/9/2014  •  Resenha  •  473 Palavras (2 Páginas)  •  356 Visualizações

Página 1 de 2

RESENHA DO ARTIGO: O ENFERMEIRO NA VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA NO MUNICIPIO DE RIBEIRÃO PRETO 1988 – 1996.

O referido artigo trata da atuação do profissional da enfermagem do município de Ribeirão preto/SP no que diz respeito à vigilância epidemiológica, o estudo qualitativo foi feito com bases em documentos oficiais da secretaria municipal de saúde e da secretaria estadual de saúde no período de 1988 a 1996.

O principal objetivo deste estudo e observar a pratica de enfermagem no âmbito da vigilância epidemiológica, analisando a inserção do trabalho da enfermeira em alguma área especifica de trabalho, fazer um levantamento da quantidade de profissionais que atuam na vigilância.

A investigação foi feita no departamento de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de saúde onde engloba a rede hospitalar e ambulatorial. A rede básica de saúde nesta época de estudo era constituída por 32 unidades, sendo 26 unidades básicas de saúde e 5 unidades básicas distritais de saúde.

Na ocasião após ter sido feito um levantamento bibliográfico foram selecionados 8 agentes a serem entrevistados sendo todas enfermeiras do departamento de vigilância epidemiológica da secretaria municipal de ribeirão preto, utilizou-se nesta abordagem a entrevista semi-estruturada que contava com três perguntas chave, todas as respostas foram gravas e posteriormente foram transcritas na integra.

Após todos terem sido ouvidos começou a analise dos dados evidenciando criteriosamente os diferentes períodos que o profissional enfermeiro foi inserido no departamento de vigilância epidemiológica. Um dos resultados levantado foi que a partir de 1988 o numero de enfermeiros inseridos no departamento de vigilância vinha aumentando gradativamente ano e constatou-se ainda um pico elevado de contratações no ano de 1993, pois no ano 1989 foi constituído o departamento de vigilância epidemiológica, antes deste período de 1989 o serviço de vigilância era realizado de forma desordenada onde cada enfermeiro executava todas as ações, após 1989 ocorre gradativamente uma divisão do trabalho entre os profissionais envolvidos.

Em meados de 1990 e 1991 houve uma epidemia de dengue no município de ribeirão preto e foi onde se tornou necessário a contratação de mais recursos humanos para lidar com a epidemia.

As atividades envolvendo controle e vigilância epidemiológica requer que este profissional tenha consigo conhecimentos específicos de epidemiologia e controle de doença e agravos a saúde, tais conhecimentos requerem formação especifica em saúde pública. Um caso levantado referente ao serviço prestado nas unidades básicas de saúde referente a vigilância epidemiológica segundo alguns entrevistados e o desconhecimento sobre assuntos epidemiológicos, falta de preparo e de compromisso por parte dos profissionais de saúde.

Verificou-se também a dificuldade que existe na articulação das ações de vigilância epidemiológica entre os níveis central, distrital e local devido a falta de interesse por parte dos profissionais, conclui-se que o enfermeiro frente a vigilância epidemiológica precisa criteriosamente de uma formação mais abrangente, maior comprometimento, que desenvolva métodos de controle e prevenção para evitar o aparecimento de doenças, trabalhar com campanhas educativas, vacinas e imunizações.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.3 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com