TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As Religiões e Religiosidade

Por:   •  23/4/2022  •  Trabalho acadêmico  •  570 Palavras (3 Páginas)  •  76 Visualizações

Página 1 de 3

                     Religiões e Religiosidade

Diversidade religiosa e cultura de paz na escola brasileira

 A Organização das Nações Unidas (ONU) definiu cultura de paz, em 13 de setembro de 1999, com alguns itens da seguinte maneira:

 Uma cultura de paz é um conjunto de valores, atitudes, tradições comportamentos e estilos de vida baseados: No respeito à vida, no fim da violência e na promoção e prática de mão-violência por meio da educação, do diálogo e da cooperação.

 A cultura de paz na educação seria se colocar no lugar do outro ; promover o dialogo e a amizade ;valorizar o que cada pessoa tem de positivo; administrar os problemas com  e gentileza ; não se calar diante da injustiça ;não responder a violência ; ajudar o próximo , cultivar a esperança ; exercitar o perdão...

 O Brasil é um país que possuí uma rica diversidade religiosa, consequência de uma grande miscigenação cultural, que ocorreu ao longo dos vários processos imigratórios que o país sofreu na sua história.

 A diversidade religiosa se manifesta nas diferentes crenças, cultos e rituais, professados por pessoas que vivem em diversos lugares e culturas.

  Infelizmente muitas pessoas não respeitam as crenças de seus próximos porque acham que todos devem acreditar na mesma religião, alguns por falta de conhecimento das diversidades religiosas.

 Eu não tive nenhuma experiência de manifestações de intolerância religiosa em sala de aula, mas pesquisei aqui na minha cidade Pato Branco PR , aconteceu alguns casos de intolerância religiosa no Colégio Prof. Agostinho Pereira – EFM, o presente colégio desenvolveu um projeto A escola a favor da Diversidade Religiosa :Importância dessa Abordagem em Sala de Aula ,com os alunos da 1° série do  Ensino Médio.

Durante o desenvolvimento do projeto alguns alunos foram induzidos a falar sobre diferentes religiões e conflitos causados sobre a intolerância religiosa, começaram se manifestar, surgindo os seguintes relatos:

 Aluno A. ``No projeto de Educação Física em que a professora trabalha vários tipos de ritmos ocorreu algo estranho. Ela não permitiu que alguns alunos dançassem músicas islâmicas argumentando que a maioria dos alunos era de religião católica e que a direção da escola impediria a apresentação da dança para os demais alunos.

Aluno B. ´´ A colega que está faltando na aula hoje é evangélica. Nós a tratamos normalmente, mas ela se fecha. Nos trabalhos em grupos ela não se integra e acaba trabalhando sozinha. A gente convida ela pra fazer parte do grupo e ela nunca aceita. Fica isolada o tempo todo.

 Percebe-se nessas falas que a intolerância está presente nos cotidianos das pessoas, e influência de forma negativa a vida dos cidadãos.

 Para que a igualdade e a diferença religiosa sejam articuladas em sala de aula , e necessário que a escola ao elaborar seu currículo oportunize debates e reflexões sobre as diversidades , ou seja , que permita problematizar a realidade , que se os professores conhecer e reconhecer que seus alunos são diferentes e que deverão ser respeitadas e trabalhadas essas diferenças , a escola passará a ser um espaço para todos , onde haverá liberdade religiosa .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.6 Kb)   pdf (37.2 Kb)   docx (8.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com