TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

As viagens de Gulliver

Por:   •  17/9/2017  •  Resenha  •  1.106 Palavras (5 Páginas)  •  516 Visualizações

Página 1 de 5

1. Título

As viagens de Gulliver

2. Justificativa

Os alunos no ensino fundamental II, além de ler para ampliar o repertório de obras e autores, devem também estudar a literatura. É muito importante que a turma analise os recursos linguísticos, os detalhes das histórias e as diferentes características dos textos literários. É importante oferecer textos mais complexos para que os alunos façam uso de conhecimentos teóricos para entendê-lo melhor.

O texto literário, em particular, precisa ser objeto de estudo no cotidiano escolar, para que desse modo possamos ressaltando a riqueza da língua literária, de acordo com BORDINI ““[...] todos os livros favorecem a descoberta de sentidos, mas são os literários que o fazem de modo mais abrangente” (1993, apud ROSING; BECKER, 2005, p. 46). Nesse sentido, é primordial que a instituição de ensino coloque no núcleo de sua pratica a leitura efetiva de textos literários, baseada e organizada com objetivos claros de formação leitora, compreendendo que a literatura tem um papel importante a desenvolver no âmbito escolar.

Partindo dos textos literários, como asseguram PAULINO e COSSON (2009), educar os sentimentos dos nossos alunos e favorecer para que estes entendam as relações que permeiam a sociedade na qual se inserem. Enfim, para que no ensino fundamental II possa haver uma construção de uma educação literária significante, transcorrendo o letramento literário, é necessário contemplar a definição clara de objetivos, critérios de escolha dos livros, metodologias e formas de avaliação coerentes com o processo de conhecimento adquirido.

Sendo assim estaremos trabalhando um clássico de literatura, mas trazendo alguns temas levantados no livro para a atualidade dos alunos.

Esse projeto será desenvolvido de forma interdisciplinar, contemplando as aulas de Artes, Língua Portuguesa e PLPT.

3. Objetivos – retirados na integra do PCN

  • Leitura integral: fazer a leitura sequenciada e extensiva de um texto;
  • Analisar criticamente os diferentes discursos, inclusive o próprio, desenvolvendo a capacidade de avaliação dos textos, contrapondo sua interpretação da realidade a diferentes opiniões;
  • Identificar referências intertextuais presentes no texto;
  • Utilizar a linguagem escrita, quando for necessário, como apoio para registro, documentação e análise;
  • Integrar e sintetizar informações, expressando-as em linguagem própria, oralmente ou por escrito;
  • Delimitar um problema levantado durante a leitura e localizando as fontes de informação pertinentes para resolvê-lo;
  • Consultar outras fontes em busca de informações complementares (dicionários, INTERNET, enciclopédias, outro leitor);
  • Empregar recursos escritos (gráficos, esquemas, tabelas) como apoio para a manutenção da continuidade da exposição;
  • Preparação de cartazesou transparências para assegurar melhor controle da própria fala durante a exposição;

4. Público-alvo

9° ano do ensino fundamental II

5. Recursos materiais

Leitura, resumos, pesquisas na internet, cartazes, peça teatral.

6. Tempo estimado

6 semanas / 60 aulas / 50 h

7. Etapas do projeto: detalhar o período de cada etapa

1ª etapa. Fazer um levantamento sobre o conhecimento prévio que os alunos possuem a respeito do tema proposto para o projeto; (2 AULAS)

2ª etapa. Ler o livro, anotando temas para discussão; (5 AULAS)

3ª etapa. Discussão em sala sobre os temas levantado; (2 AULAS)

4ª etapa. Separar a sala em grupos, para que cada grupo possa trazer um pequeno informativo com fatos importantes pesquisados sobre o autor e sobre o contexto histórico no qual o livro foi escrito; (1 AULA)

5ª etapa. Como a sala foi separada em 4 grupos para a pesquisa supracitada, cada grupo irá apresentar suas descobertas em uma aula;  (4 AULAS)

6ª etapa. Cada grupo deve trabalhar usando umas das viagens de Gulliver (Lilipute, Brobdingnag, Lapúcia.Huyhnhmns), apresentando uma análise de como eram segundo o autor e ao mesmo tempo trazendo para o tempo atual quem seriam os equivalentes a eles atualmente. Exemplo: quem são os gigantes e os anões de nossa sociedade.( 3 AULAS DE ARTE PARA A PREPARAÇÃO DOS RECURSOS UTILIZADOS NA APRESENTAÇÃO ).

7ª etapa. Apresentar usando cartazes com anotações e imagens.1 AULA DE PLPT PARA CADA APRESENTAÇÃO; (4 AULAS)

8ª etapa. Assistir ao filme As viagens de Gulliver do diretor Rob Letterman (2011) para dar outra perspectiva aos alunos sobre o mesmo assunto, mas de uma forma moderna, como podemos ver em sua sinopese “Lemuel Gulliver (Jack Black) trabalha há 10 anos como entregador de correspondência de um jornal de Nova York. Ele sonha em ser algo maior, mas não tem coragem para se arriscar junto aos editores de seu local de trabalho. O mesmo vale para Darcy Silverman (Amanda Peet), editora do jornal por quem é apaixonado há anos. Um dia, pressionado para que enfim se declare, ele se enrola e acaba recebendo uma oferta para que escreva um texto sobre suas viagens, que será analisado por Darcy. Como consequência, ela o envia para realizar uma matéria no Triângulo das Bermudas, onde ficará por três semanas. Só que, ao chegar lá, seu barco é tragado por uma forte tempestade, que o leva à cidade de Lilliput, onde as pessoas são bem pequenas. Inicialmente Gulliver é considerado uma ameaça, mas aos poucos conquista a simpatia dos moradores locais e modifica por completo sua rotina.”  (1h 40m) 3 AULAS.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)   pdf (114.9 Kb)   docx (16.5 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com