TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Cidade de Samambaia (DF): Uma Percepção Pessoal

Por:   •  26/6/2021  •  Trabalho acadêmico  •  703 Palavras (3 Páginas)  •  106 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE ESTACIO DE SÁ

CURSO DE GRADUAÇÃO EM LETRAS - PORTUGUÊS

JULIA HANNA LEMOS DO NASCIMENTO (202001067353)

Aspectos Antropológicos e Sociológicos da Cidade de Samambaia (DF): Uma Percepção Pessoal

Samambaia/DF

2021

1 INTRODUÇÃO

        O presente trabalho visa coletar informações e analisar a relação entre os seguintes conceitos trabalhados na matéria de Aspectos Antropológicos e Sociológicos Educacionais: ambiente, cultura e sociedade. Os dados são gerados por meio de pesquisa e e análise é feita com base em percepções pessoais da própria estudante acerta dos aspectos da cidade em que vive, estuda e trabalha.

Tendo isso em vista, serão abordados 3 tópicos com base no livro ASPECTOS ANTROPOLÓGICOS E SOCIOLÓGICOS DA EDUCAÇÃO, de Balieiro - 2014, quais sejam: a) As desigualdades socioeconômicas e diferenças sociais: cuidados conceituais; b) As desigualdades educacionais em Samambaia (DF); e c) O modo de vida das pessoas que moram no bairro: os modelos de referência que as pessoas têm no bairro.

2 ANÁLISE DA RELAÇÃO AMBIENTE, CULTURA E SOCIEDADE: PERCEPÇÃO PESSOAL

2.1 As desigualdades socioeconômicas e diferenças sociais: cuidados conceituais

Ao analisar a relação ambiente, cultura e sociedade na minha vida pessoal como cidadã na minha comunidade (cidade de Samambaia, cidade-satélite do Distrito Federal), observou-se que estão presentes, nela, tanto as diferenças sociais quanto as desigualdades sociais.

Um dos possíveis motivos para tais fenômenos podem ser decorrentes de dois fatos acerca da constituição da cidade:

  1. Grande parte da população do Distrito Federal é composta por imigrantes de todo o território brasileiro; e
  2. A cidade de Samambaia, por ser bastante grande, possui desde pessoas com maior poder aquisitivo (aquelas que moram mais próximo às estações de metrô) ou no setor de Mansões, até pessoas com baixíssimo poder aquisitivo (aquelas que moram mais distantes do metrô, ou seja, mais próximo de áreas menos desenvolvidas industrialmente e mais carentes das atenções da administração da cidade, deixando a desejar, por exemplo, na questão do saneamento e da higiene da cidade, conseguintemente, também consideradas (pelos próprios moradores) as mais perigosas da região.

Como foi explanado acima, fica claro que o ponto 2 refere-se à desigualdade social. Enquanto isso, a questão 1, naturalmente, está relacionada ao tema das diferenças sociais. Isso porque, ao unir as populações de regiões tão distintas em um único local (o DF), Samambaia também possui essa amostra populacional. No dia a dia, inclusive, é possível escutar, nas ruas da cidade, diversos sotaques diferentes, bem como estilos de vida, de roupa e de religiões.

2.2 As desigualdades educacionais em Samambaia (DF)

Acerca das desigualdades educacionais em Samambaia (DF), elas são poucas, porém existentes. Isso porque o Distrito Federal possui uma excelente rede de escolas particulares. Entretanto, as desigualdades são notadas no fato de que, por exemplo, enquanto as escolas particulares oferecem diversas disciplinas extras, como Empreendedorismo, Espanhol e Robótica, a escola pública detém-se em oferecer apenas as disciplinas sugeridas nos documentos legais escolares. Documentos estes que, mais uma vez contribuíram com as desigualdades, visto que agora o Espanhol não é mais obrigatório nas escolas da rede de ensino federal.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (173.6 Kb)   docx (91.4 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com