TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atividade Vista Minha Pele

Por:   •  21/9/2019  •  Trabalho acadêmico  •  348 Palavras (2 Páginas)  •  283 Visualizações

Página 1 de 2

ACADÊMICO

R.A

DISCIPLINA

Produção Textual  

Letras

Instituição de Ensino: Unicesumar        

Curso: Letras Português-Inguês

Disciplina: Produção Textual I

Nome do professor: Raquel Arcine

Título da obra resenhada: Vista minha pele.

Nome do acadêmico:

“Vista minha pele” é um curta, lançado em 2003, dirigido por Joel Zito Araújo, com argumento de Maria Aparecida Bento e Roteiro de Joel Zito e Dandara. Com duração de 24 minutos, uma paródia da nossa realidade brasileira em questão do racismo e preconceito, no qual inverte os papéis de quem são as vítimas, aonde os brancos que foram escravizados e carregam o fardo de serem diminuídos e oprimidos.

Maria decide se candidatar a uma competição que está acontecendo em sua escola, o Miss Festa Junina, no qual sua rival é uma menina popular e ganhadora dos concursos anteriores, é diminuída e sofre de preconceitos ligados a sua cor, mas pós conselho motivador de sua mãe Maria ganha forças e decide criar uma campanha a seu favor com a ajuda de sua amiga Luana, campanha na qual há uma afronta a predominância da supremacia racial negra, abrindo caminho a uma possível vitória. Maria é vítima de vários ataques indiretos e sua insegurança em relação ao que a cerca, as pessoas de influência social são todas negras, para Maria quem seria ela diante a uma menina popular no padrão da sociedade, mas após ver os resultados positivos de sua campanha Maria ganha forças em relação a sí mesma e percebe que o mundo está mudando. Os resultados da campanha não são divulgados, mas, Maria apresenta que não precisa ganhar para ter saído vitoriosa, mas sim a importância da quebra desses valores errados.

Levando em considerações os ataques sofridos por Maria por ser diferente e mesmo assim ter persistido, nos mostra que o quanto mais se mantém forte, maior é o espaço conquistado. E a inversão de papéis, traz a sensação de estar na pele do outro, podendo assim buscar uma sociedade sem preconceito e padrões.

Recomendaria com certeza essa obra, principalmente para um público mais jovem aonde situações de preconceito acontecem constantemente.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.2 Kb)   pdf (75.7 Kb)   docx (221.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com