TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Resumo Vista a minha Pele

Por:   •  18/10/2018  •  Dissertação  •  747 Palavras (3 Páginas)  •  1.065 Visualizações

Página 1 de 3

Instituição de Ensino: UNICESUMAR

Curso: LETRAS PORTUGUÊS/INGLÊS

Disciplina: PRODUÇÃO TEXTUAL I

Nome do professor: VALÉRIA ADRIANA MACEIS

Título da obra resenhada: VISTA A MINHA PELE

Nome do acadêmico: DEILSON FELISBINO DE SOUZA – RA 1868678-5

Um curta metragem dirigido por Joel Zito Araújo em 2004, São Paulo, com a produção da Casa de Criação \ Ceert Centro de Estudos das Relações de Trabalho e Desigualdades, patrocinado pelo Governo Federal, Secretaria Especial de Direitos Humanos, Unicef, entre outros.

        O diretor de “Vista Minha Pele” apresenta uma ótica diferente em relação a história do Brasil, ou seja uma paródia onde os negros seriam a elite branca e os brancos seriam os negros menos favorecidos da sociedade. Proporcionando uma inversão de papéis e dando a entender que o mundo teria sido colonizado por ricos africanos. Esse curta metragem enfatiza os preconceitos sofrido pelos negros porém em peles de pessoas brancas.

Conta a história de uma menina pobre, branca de olhos azuis chamada Maria ( interpretada por Bruna Borneó ) que assim como os demais brancos mora em uma comunidade junto com seus pais. Maria consegue uma bolsa de estudos para estudar em um colégio particular por intermédio de sua mãe que é faxineira nesse mesmo colégio.

Por conta da cor de sua pele e pela sua classe social diariamente era discriminalizada, se torna uma coisa rotineira devido ao fato de a escola ter uma supremacia negra, todos os alunos e até mesmo os professores colocavam em dúvida sua capacidade de raciocinar.

Anualmente acontece na escola o concurso miss festa junina que é uma das festas tradicionais onde Sueli que é uma linda menina negra sempre é a vencedora. Maria apesar de saber que era uma das raras alunas brancas do colégio e que nunca uma branca nem sequer tinha se inscrito e muito menos ganhado sonha em um dia ser a miss festa junina.  

A menina negra linda Sueli era muito popular na escola, era muito assediada pelos meninos que suspiravam quando ela passava, todos queriam estar perto dela. Enquanto que Maria se achava feia por não ter a pele negra e os cabelos crespos, fazia de tudo para ficar o mais parecido com os negros inclusive fazia várias tranças.

Maria tinha um amigo que era branco e que também morava na comunidade conversava com ela e dizia que pra ele não valia a pena estudar, ele tinha era que trabalhar,  não importava qual o trabalho, tinha que ajudar a sua família, dizia ele que quem tinha futuro entudando era só filho de negro rico.

Mesmo diante de diversas barreiras tais como falta de recursos financeiros, preconceito racial, entre outros, Maria encontra forças para concretizar seu sonho e resolve se increver no concurso, tendo o incentico e ajuda de sua amiga rica, negra, Luana.

Com muito esforço e muita dificuldade Maria e sua amiga Luana conseguiram vender todos os bilhetes e carnês, contaram com a ajuda do pai de Luana que era um diplomata negro rico que juntamente com sua familia já tinha morado em vários países e compreendia  a realidade que Maria vivia.

Sueli, já acostumada a todo ano participar do concurso, não encontrou barreiras para concluir a venda de seus votos, tudo perfeito.

E chegando o dia tão aguardado por todos na escola que era a contagem dos votos. Maria estava muito nervosa e ansiosa porém mesmo assim conseguiu reconhecer que mesmo se perdesse aquele momento para ela já era considerado como uma grande vitória pois conseguiu superar todos os obstáculos que vieram a sua frente, que a cor da sua pele não era um impecílio e que era sempre teria que usar a mesma garra e determinação para conquistar tudo em sua vida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (81.5 Kb)   docx (305 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com