TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Vista a minha pele

Por:   •  6/4/2015  •  Resenha  •  260 Palavras (2 Páginas)  •  527 Visualizações

Página 1 de 2

Intervenções necessárias em situações de desigualdades e injustiças raciais que ainda vigoram no brasil.

Existem vários estudos como o artigo de Lucinda de Oliveira Dias, o texto Alisando o nosso cabelo, e o poema declamado por Elisa Lucinda, mulata exportação, que buscam analisar a relação entre políticas públicas de cidadania e desigualdades étnico-raciais no Brasil, onde os direitos humanos ainda não são garantidos efetivamente para alguns segmentos, como por exemplo para os negros.

Segundo algumas pesquisas voltadas para o tema, afirma que existe uma a necessidade das ações e políticas públicas que assegurem uma inserção dos negros no mercado de trabalho e nos sistemas educacional, político, social e cultural de forma igualitária. A aplicação de ações afirmativas em diversos campos sociais se torna uma importante arma para combater as desigualdades sociais e o racismo.

Segundo o autor, Antônio Sérgio Alfredo Guimarães (1999), finalidade das ações afirmativas é combater efeitos acumulados de uma discriminação praticada que resultaram em desigualdades econômicas, educacionais, políticas e socioculturais. O autor cita como exemplo o sistema de cotas para negros, que são uma espécie de ação afirmativa que buscam, durante o seu tempo de aplicação, uma equidade por meio da inserção de pessoas negras em alguns espaços.

As pessoas que tem a oportunidade de participarem dessas ações afirmativas encontram coragem, descobrem seu potencial e adquirem mais conhecimentos para lutarem e exercerem os seus direitos.

A aplicação do sistema de cotas, em algumas instituições brasileiras, tem apresentado resultados positivos, e vem favorecer a redução das desigualdades sociais e a inserção de estudantes pertencentes a diferentes étnias-raciais de forma igualitária.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (1.8 Kb)   pdf (34.3 Kb)   docx (10.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com