TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ATIVIDADE CURRICULAR COMPLEMENTAR I

Por:   •  21/6/2017  •  Trabalho acadêmico  •  2.302 Palavras (10 Páginas)  •  395 Visualizações

Página 1 de 10

UNIVERSIDADE DO OESTE DE SANTA CATARINA - UNOESC

CAMPUS DE JOAÇABA

CURSO DE PSICOLOGIA

        

Chaiane Rodrigues da Silva e Neila Drun Ferreira

ATIVIDADE CURRICULAR COMPLEMENTAR I

JOAÇABA  [pic 1]

2014

Chaiane Rodrigues da Silva e Neila Drun Ferreira

                [pic 2]

ATIVIDADE CURRICULAR COMPLEMENTAR I

Trabalho apresentado como exigência para obtenção de nota na disciplina de Atividade Curricular Complementar I, do Curso de Psicologia, ministrado pela Universidade do Oeste de Santa Catarina - UNOESC, sob orientação da Professora Jorgiana Baú Mena Barreto.

 

JOAÇABA

2014

Introdução

Na semana do dia 29/09/2014 à 03/10/2014 realiza-se no auditório Afonso Dresch da Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC), a Semana Acadêmica do Curso de Psicologia, na qual sucede-se palestras sobre: dependência química com o Psiquiatra Dr. Marcos Zaleski, Psicologia e religião com a Dra. Sonia Lyra, Transtornos de personalidade com a Psicóloga, Professora e Dra. Maria do Rosário Stotz e Palestra de Neuropsicologia com a Psicóloga Dra. Fernanda Lopes.

As palestras tiveram como objetivo proporcionar aos acadêmicos uma formação diferenciada, possibilitando assim um espaço de socialização e debates sobre questões relacionadas ao exercício profissional, saúde e qualidade de vida. Através destas atividades procura-se abordar temas da atualidade com repercussão para a Psicologia, mas onde se imprimem diferentes olhares de outras áreas de conhecimento. Como um espaço de reflexão e mobilização, servem para ajudar a desenvolver nos acadêmicos uma sensibilidade aos problemas da comunidade local e regional, visando fortalecer posturas solidárias e ações sociais significativas, que contribuam para a construção da cidadania dos acadêmicos e para a resolução dos problemas levantados e apresentados. Serve ainda como um aperfeiçoamento dos conhecimentos adquiridos durante o Curso.

Relatório Palestra: Transtornos de Personalidade

No dia dois (02) de outubro (10) do ano de dois mil e quatorze (2014), quinta-feira, recebemos no auditório da UNOESC a presença da Psicóloga Maria do Rosário Stotz, para ministrar a palestra cujo título foi: “Transtornos de Personalidade”.

A palestrante é graduada em Psicologia, mestre em Psicologia e Sociedade, Doutora em Ergonomia e Professora da UNISUL no Curso de Psicologia. Realiza atendimentos clínicos em consultório a partir da leitura psicanalítica.

Temas Abordados

Definição de Personalidade: É o conjunto das características marcantes de um indivíduo, é a força ativa que ajuda a determinar o relacionamento das pessoas baseado em seu padrão de individualidade pessoal e social, referente ao pensar, sentir e agir. A personalidade tem vários aspectos que são considerados como parte integrante dela, e que influenciam as atitudes de cada pessoa. A forma física pode influenciar na auto estima, de maneira positiva ou negativamente alterando o comportamento e a percepção que a pessoa tem de si. O temperamento é responsável pelo comportamento afetivo, à excitação e atenção.

A personalidade é ligada à postura de valores, a tendência de julgar determinados objetivos, como a liberdade, ou disposições de ação como a honestidade, como desejável ou não. As pessoas que tem um postura curiosa valorizam as novidades, já as ansiosas valorizam a segurança. A personalidade pode ser classificada pelas atitudes, pela auto-estima, como o juízo que a pessoa faz de si mesma e que tem a ver com a parte subjetiva da saúde mental.

Metáfora do Cristal: “Quando quebra, não o faz aleatoriamente, mas expõe as linhas de fragilidade que, embora invisíveis, já estavam presentes em sua própria estrutura”. O que Freud quer dizer com essa metáfora é que não há um fosso entre normal e patológico, que ambos seguem as mesmas regras. Por causa disso, a patologia psíquica é repleta de ensinamentos sobre o psíquico em geral, porque expõe de forma mais evidente relações que, na normalidade, chamam menos a atenção.

Transtornos de Personalidade: Um transtorno de personalidade prejudica a adaptação do indivíduo às situações que enfrenta, causando a ele próprio, ou mais comumente aos que lhe estão próximos, sofrimento e incômodo. Geralmente esses indivíduos são pouco motivados para tratamento, uma vez que os traços de caráter pouco geram sofrimento para si mesmos, mas perturbam suas relações com outras pessoas, fazendo com que amigos e familiares aconselhem o tratamento. Frequentemente aparecem no início da idade adulta e permanecem pela vida toda se não tratados. As causas destes transtornos geralmente são múltiplas, mas relacionadas com as vivências infantis e as da adolescência do indivíduo. Os transtornos de personalidade são diagnosticados com base em uma avaliação psicológica, no histórico e na gravidade dos sintomas. Esses transtornos são classificados em três grupos:

Agrupamento “A” – Ditos como esquisitos ou excêntricos.

  • T.P. Paranoide: Indivíduos desconfiados, que se sentem enganados pelos outros, com dúvidas a respeito da lealdade dos outros, interpretando ações ou observações dos outros como ameaçadoras. São rancorosos e percebem ataques a seu caráter ou reputação, muitas vezes ciumentos e com desconfianças infundadas sobre a fidelidade dos seus parceiros e amigos.
  • T.P. Esquizóide: Indivíduos distanciados das relações sociais, que não desejam ou não gostam de relacionamentos íntimos, realizando atividades solitárias, de preferência. Pouco ou nenhum interesse em relações sexuais com outra pessoa, e pouco ou nenhum prazer em suas atividades. Não têm amigos íntimos ou confidentes, não se importam com elogios ou críticas, sendo frios emocionalmente e distantes.
  • T.P. Esquizotípica: Indivíduos excêntricos e estranhos, que têm crenças bizarras, com experiências de ilusões e pensamento e discurso extravagante. Falta de amigos e muita ansiedade no convívio social.

Agrupamento “B” – Ditos como dramáticos, emotivos ou erráticos.

  • T.P. Narcisista: Indivíduos que se julgam grandiosos, com necessidade de admiração e que desprezam os outros, acreditando serem especiais e explorando os outros em suas relações sociais, tornando-se arrogantes. Gostam de falar de si mesmos, ressaltando sempre suas qualidades e por vezes contando vantagens de situações. Não se importam com o sofrimento que causam nas outras pessoas e muitas vezes precisam rebaixar e humilhar os outros para que se sintam melhor.
  • T.P. Anti-Social: Indivíduos que desrespeitam e violam os direitos dos outros, não se conformando com normas. Mentirosos, enganadores e impulsivos, sempre procurando obter vantagens sobre os outros. São irritados, irresponsáveis e com total ausência de remorsos, mesmo que digam que têm, mais uma vez tentando levar vantagens. Podem estabelecer relacionamentos afetivos superficiais, mas não são capazes de manter vínculos mais profundos e duradouros.
  • T.P. Borderline: Indivíduos instáveis em suas emoções e muito impulsivos, com esforços incríveis para evitar abandono (até tentativas de suicídio). Têm rompantes de raiva inadequada. As pessoas a sua volta são consideradas ótimas, mas frente a recusas tornam-se péssimas rapidamente, sendo desconsideradas as qualidades anteriormente valorizadas. Costumam apresentar uma hiper reatividade afetiva, em que as situações boas são ótimas ou excelentes, e as ruins ou desfavoráveis são péssimas ou catastróficas.
  • T.P. Histriônica: Indivíduos facilmente emocionáveis, sempre em busca de atenção, sentindo-se mal quando não são o centro das atenções. São sedutores, com mudanças rápidas das emoções. Tentam impressionar aos outros, fazendo uso de dramatizações, e tendem a interpretar os relacionamentos como mais íntimos do que realmente são.

Agrupamento “C” – Ditos como ansiosos ou medrosos.

  • T.P. Esquiva: Indivíduos tímidos (exageradamente), muito sensíveis a críticas, evitando atividades sociais ou relacionamentos com outros, reservados e preocupados com críticas e rejeição. Geralmente não se envolvem em novas atividades, vendo a si mesmos como inadequados ou sem atrativos e capacidades.
  • T.P. Dependente: Indivíduos que têm necessidade de serem cuidados, submissos, sempre com medo de separações. Têm dificuldades para tomar decisões, necessitam que os outros assumam a responsabilidade de seus atos, não discordam, não iniciam projetos. Sentem-se muito mal quando sozinhos, evitando isso a todo custo.
  • T.P. Obsessivo-Compulsiva: Indivíduos preocupados com organização, perfeccionismo e controle, sempre atento a detalhes, listas, regras, ordem e horários. Dedicação excessiva ao trabalho, dão pouca importância ao lazer. Teimosos, não jogam nada fora ("pão-duro") e não conseguem deixar tarefas para outras pessoas.

Tratamento: O tratamento desses transtornos baseia-se na Psicoterapia (de orientação analítica ou comportamental na maioria dos casos) e Psicanálise. Algumas vezes deve-se também tratar outros transtornos que se desenvolvem juntamente com esses, e na maioria das vezes, por causa desses. Aparece comumente depressão e ansiedade associados a esses transtornos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.3 Kb)   pdf (155.3 Kb)   docx (21.9 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com