TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Atps Pedagogia

Artigos Científicos: Atps Pedagogia. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/10/2014  •  1.423 Palavras (6 Páginas)  •  368 Visualizações

Página 1 de 6

1.A importância da didática

A didática é uma ferramenta fundamental para a construção de um aprendizado de valor, um professor sem didática é o mesmo que um professor sem conteúdo pois ele até sabe sobre determinado assunto, mas não consegue transmiti-lo, o que nesse caso, torna-se um conteúdo inválido,hoje em dia já não se faz mais aquela forma de se trabalhar pela memorização pois o aluno que decora pode até transmitir aquilo que lhe foi passado, mas se não compreender, seu conhecimento será limitado. A proposta da didática é fazer uma dinâmica onde existi a troca de conhecimento professor-aluno, o professor deve levar em conta o currículo-oculto do aluno, e levar todo seu conhecimento para o cotidiano, fazer com que o aluno compreenda a utilidade daquilo que se esta aprendendo, e onde ele pode aplicar aquele conhecimento adquirido, dessa forma, o próprio aluno faz conexões daquilo que esta aprendendo, com aquilo que vive, aquilo que já conhece. Todo ser humano traz em si, desde a sua infância, a capacidade de aprender, e o objetivo do ensino não é fazer com que ele memorize, mas sim que desenvolva sua capacidade intelectual.

Sendo assim podemos afirmar que ensinar e aprender faz parte de uma mesma moeda, e não deve haver dicotomia entre essa relação.

3.Reunião pedagógica

Na sala de reunião do dia 11/09/2014 os professores e a coordenação se reuniram para discutir os seguintes aspectos: A escola tradicional e a escola construtivista. Na primeira fala a coordenadora destacou a escola tradicional citando:

Coordenadora:

- A escola tradicional parte do principio em que o ensino se baseia na transição do conhecimento, onde o aluno absorve o conhecimento transmitido pelo professor através da repetição, e da sistematização didática dos conteúdos, queria identificar qual escola estamos trabalhando aqui, e qual modelo gostaríamos de seguir.

Nesse momento a professora Patrícia questiona:

Professora:

- Mas esse modelo de aprendizagem era perfeito dentro do contexto social no passado, onde o aluno era obrigado a aprender sem que o seu meio e mundo social fossem relevados,pelo menos nesse contexto eles respeitavam os professores e absolviam algum conteúdo,por que do jeito que estamos eles não absolvem nada..

O professor Alfredo concorda com a professora Patrícia dizendo:

Professor:

- Esse método tradicional mostrou-se eficiente, pois os alunos demonstravam aparentemente adquirir conhecimento, e eu estou de acordo com a senhora Professora Patrícia.

Ai se começa uma terrível discussão onde todos falaram de forma agitada. A coordenadora toma a palavra e pede consenso, e resolve solicitar que todos escrevam os objetivos da escola para que possa dar continuidade ao processo de conhecimento, então ela sugere que a escola construtivista passe também a ser analisada pelos seus colegas com o seguinte questionamento:

Coordenadora:

-Precisamos levar em conta que o aluno é o protagonista do saber, e que o professor terá a função de orientar, como o aluno chegara à aquisição do conhecimento.

Nesse momento o professor João que estava irritado levanta-se e diz:

Professor:

- O aluno não tem conhecimento de mundo necessário para esse tipo de processo, pois não tem maturidade suficiente para isso.

A professora Monica diz:

Professora:

- discordo do senhor professor, pois o aluno atual tem acesso a vários instrumentos que vão leva-lo ao conhecimento, de forma adequada.

Nesse momento a gestora Terezinha resolve acabar com a discussão dizendo:

Gestora:

- A escola precisa ser tradicional em alguns momentos, e construtivista em outros, tendo assim uma ponderação quanto aos problemas de aprendizagem e convivência,temos sim que levar em conta o currículo-oculto do aluno,e partir daí para lhes ensinar o que é necessário para formá-lo um cidadão que tenha um opinião formada sobre o que se esta aprendendo,formá-lo um cidadão critico,pensem comigo meu caros,que tipo de ser humano queremos transformar aqui,queremos um aluno que tenha toda a norma culta do português memorizada,que saiba onde fica todos os países geograficamente falando,que saiba quanto é 1+1 ou 2+2,ou devemos dar a ele a capacidade de ir alem disso,por que na vida há muito mais que problemas de português matemática ou geografia,na vida ele terá problemas reais,e deve conseguir associar estes problemas com aquilo que transmitimos para ele através da escola,como competir no mercado de trabalho por exemplo,de que vai adiantar o aluno saber a raiz quadrada de 9 ou saber o sujeito oculto ou indeterminado de uma frase se pedirem para ele fazer uma redação sobre a globalização,nossos alunos acima de tudo tem que desenvolver a arte do pensar,do refletir,eles tem que assimilar o que aprendem na escola com o que vivem alem dela,façamos estas considerações meus caros, façam seus relatórios para discutirmos na próxima reunião,mas não deixem de levar em conta tudo que foi falado hoje nesta reunião tenham todos um bom dia.

4.Construtivismo no século XXI explicações cognitivas

Para Piaget o individuo esta constantemente interagindo com o meio ambiente e a sua construção do desenvolvimento mental tanto no ponto de vista cognitivo como afetivo e social. O individuo passa por estágios sucessivos de desenvolvimento mental, onde cada estágio possui uma estrutura diferente, onde as necessidades, interesses e a inteligência cumpre uma função adaptativa. Essas passagens dependem do nível de maturação e o grau de experiências vividas.

Segundo Piaget a autoatividade, característica fundamental do ser vivo pode aparecer na motricidade e no processo mental, logo pensamento é ação.

Para os pensadores, Piaget, Vygotsky e Waloom

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.1 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com