TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Avaliação mediadora: uma prática em construção da pré-escola a universidade

Por:   •  29/7/2019  •  Trabalho acadêmico  •  718 Palavras (3 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 3

HOFFMANN, Jussara Maria Lerch. Avaliação mediadora: uma pratica em construção da pré-escola a universidade. Porto Alegre: educação & realidade, 2000

Vanilda de Jesus da Silva

Diante dos problemas da educação enfrentados nas escolas, muitos professores têm discutido e se preocupado com o sistema educacional onde os alunos enfrentam dificuldades do acesso á escola até o seu período pós estudantil. Dados estatísticos comprovam que a escola brasileira constrói barreiras para que não ocorra o acesso, a maioria das escolas públicas apresenta os mesmos problemas; turmas com muitas crianças no ensino fundamental, alto índice de reprovação na alfabetização, turmas únicas de oitavas séries e com poucos alunos, desistência de muitos ao perceberem que serão reprovados. Tal problemática nos leva a questionar sobre o papel da escola em relação ao acesso em suas duas concepções; os poucos, responsáveis pela criação de escolas esclarecendo os índices de reprovação nas primeiras como causa da inexistência de vagas para todas as crianças uma vez que mesmo que tal índice não existisse não haveria escola para todas essas crianças. É falho falar em melhoria da qualidade de ensino sem antes abordar o direito da criança de ter acesso á escola, mais é plausível compreender que o acesso á outros níveis passa á ser um obstáculo diante dos critérios rígidos de aprovação ao final dessas séries. É necessário lembrar que os professores são coniventes com essa política de elitização do ensino público usando como justificativa as exigências necessárias á manutenção de um ensino de qualidade.

Ocapítulo aborda reflexões sobre o sistema educacional, e vários questionamentos a respeito de escolas tradicionais, métodos de ensino e de avaliação. No desenvolvimento da leitura é esclarecido que pesquisas e tentativas de mudanças foram feitas, mais não se obteve resultados, é notávela preocupação da autora em relação à aprendizagem dos alunos, relatando que nesse sistema educacional da escola tradicional a preocupação é queos alunos desenvolvam memorização, notas altas, obediência e passividade, esquecendo do desenvolvimento máximo no qual está envolvido compreensão, aprendizagem, questionamento e a participação, por isso pode existir ótimos profissionais que obteve notas baixas no período estudantil e profissionais não tão bons assim que eram considerados alunos nota dez neste período, isso explica que nem sempre notas e conhecimentos caminham juntos.

Infelizmente os professores são preparados para fazer dos alunos máquinas de bons resultados em notas, tudo isso por que o sistema quer números nessa tentativado Brasil de sair do Terceiro Mundo, sem preocupar-se se esses alunos estão sendo informados sobre acontecimentos da sociedade, será que essa metodologia tradicional permitirá esse aluno á viver como participante ativo no âmbito social. Para entendermos todos os problemas e consequências desse sistema educacional a autora traz citações de teóricos e pedagogos essa me chama bastante atenção:

Não há ordem opressora que suporte que um dia todos os homens acordem perguntando: por quê? Por isso é necessário proibir o por quê, é necessário proibir o pensar. Por isso, a escolarização é a proibição do pensar, é a adaptação dos homens ao não pensar. (Freire, 1979,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.7 Kb)   pdf (33.5 Kb)   docx (8.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com