TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Biblioteca de brinquedos

Projeto de pesquisa: Biblioteca de brinquedos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  705 Palavras (3 Páginas)  •  321 Visualizações

Página 1 de 3

Introdução

Brinquedoteca é um espaço adequado, para estimular as crianças a brincar de forma lúdica, permitindo a socialização, diversão e aprendizado de forma a desenvolver habilidades motoras e cognitivas. Segundo Piaget (1964), “ a inteligência se desenvolve na medida em que ela põe a sua ação no meio em que vive, ela brinca porque dentro dela tem uma energia interior muito grande a ser desenvolvida e aproveitada”. É brincando que a criança demonstra emoções, necessidades e reinventa a realidade.

Justificativa

As mudanças contemporâneas afetam diretamente a nova geração de crianças, pois vivemos em um mundo onde se perde a cada dia o interesse por brincadeiras e a aprendizagem de maneira lúdica. A tecnologia tem grande influencia sobre as crianças, o brincar e o estudar se tornou virtual, afetando a interação e a comunicação dessas crianças outro fator que também influencia é a correria do dia a dia que impossibilita a convivência com outras crianças e até mesmo os pais que muitas vezes são substituídos por computador, televisão e celulares.

Este projeto visa oportunizar a convivência entres pais e filhos em um mesmo ambiente proporcionando a lucidez que as crianças necessitam o convívio com os familiares e com outras crianças. A brinquedoteca ,irá resgatar brincadeiras que estão no recordatório da infância dos pais proporcionando assim a integração entre pais e filhos. Contando com uma equipe especializada em entretenimento infantil e pedagógico proporcionando a organização do tempo e dos espaços promovendo assim o desenvolvimento de potencialidades e habilidades das crianças.

Objetivo Geral

Propiciar um ambiente lúdico e educativo para convivência entre crianças e familiares em um ambiente de lazer.

Objetivos específicos

- Resgatar brinquedos e brincadeiras.

- Resgatar a interação entre pais e filhos.

- Proporcionar o convívio social das crianças.

Metodologia

A brinquedoteca contará com um amplo espaço organizado conforme as atividades proposta com diversos brinquedos propiciando um ambiente onde as crianças possam se divertir, aprender e conviver socialmente.

Apresentará os seguintes espaços:

Cantinho das histórias: Com tapetes e almofadas para aconchegar as crianças e aproximá-las dos pais através da leitura e encenação de fantoches.

Baú de brincadeiras: Este espaço está reservado para as crianças juntamente com os pais contendo brinquedos e brincadeiras como amarelinha, pular corda, jogar pião, fazendo uma ligação com a infância de seus pais.

Cantinho da imaginação: Este ambiente conterá com mobílias infantis: dormitórios, hospital, cozinha, supermercado, calçados e roupas que possibilitem a criança criar um mundo próprio e vivenciar um ideal de realidade.

Cantinho da descontração: ambiente reservado para se brincar livremente, contendo os seguintes brinquedos, escorregador, cama elástica, piscina de bolinhas, velotrol, cesta de basquete.

O ambiente possibilitará de forma lúdica e prazerosa a aprendizagem de modo espontâneo, criativo, autônomo sobe supervisão constante de profissionais capacitados e os pais.

Avaliação do projeto.

Almeja que a brinquedoteca contribua para a formação motora, social e intelectual das crianças possibilitando a autonomia, criatividade, autoconfiança, respeito e condições de vivenciar uma infância saudável e lúdica. “Os horizontes da infância

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com