TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Brinquedoteca

Trabalho Universitário: Brinquedoteca. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  6/11/2013  •  2.191 Palavras (9 Páginas)  •  496 Visualizações

Página 1 de 9

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

ANA PAULA KOLING

BRINQUEDOTECA

BRINQUEDOTECA: LUGAR PARA APRENDER CRIAR BRINCANDO

Chapecó

2013

ANA PAULA KOLING

BRINQUEDOTECA

BRINQUEDOTECA: LUGAR PARA APRENDER CRIAR BRINCANDO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de Organização do Trabalho Pedagógico na Educação Infantil: Reflexão e Pesquisa, Alfabetização e Letramento, Ludicidade e Educação, Seminário IV.

Profs.: Edilaine Vagula, Laura Célia Cabral Cava, Raquel Franco, Rosely Montagnini.

Tutora eletrônica: Marcela Pedroso de Camargo

Tutor (a) de sala: Dilcemar Perin Gazzola

Chapecó

2013

Introdução

Em suas diferentes fases de desenvolvimento o ser humano está construindo conhecimentos, para cada etapa há relações com os tipos de construções realizadas, passando por diferentes etapas. É no meio deste processo que a criança constrói a possibilidade de transformar o objeto em um brinquedo, de acordo com a sua experiência. Na nossa atual realidade as crianças não dispõem de espaços específicos para brincar e criar suas próprias brincadeiras, mas sim de espaços cheios de eletrônicos que pouco ajudam na sua criação. Essa realidade gera um mal estar social e emocional tanto para as crianças e seus familiares.

A necessidade de ter um espaço seguro, divertido, motivador e aconchegante onde a criança pode se desenvolver, aprender e brincar vem crescendo a cada dia, e a principal função da brinquedoteca é oferecer esse espaço, e junto resgatar um direito da criança que vem sendo negado, o direito de ser criança, pois é a partir do brincar, que despertará o prazer do aprender.

O presente trabalho tem como objetivo relatar como é o funcionamento de uma brinquedoteca, a importância da mesma no desenvolver da criança, identificar a sua importância; os diferentes tipos de brinquedoteca, seus aspectos históricos, formas de organização e regras de utilização. Pois a brinquedoteca é um ambiente que privilegia o desenvolvimento da criança, ela é um espaço onde se aprende criar brincando, um lugar para se fazer descobertas... A brinquedoteca não é uma sala de divertimento mais sim uma sala onde a criança jogando e explorando se desenvolve, aprende, e se socializa.

“Brincar é indispensável para a saúde física, emocional e intelectual da criança. Brincar é uma arte, um dom natural que quando bem cultivado irá contribuir no futuro para a eficiência e o equilíbrio do adulto.”

Brinquedoteca: Lugar para aprender criar brincando

A brinquedoteca é um espaço que estimula crianças e jovens a brincarem livremente, pondo em prática suas próprias criatividades e aprendendo a valorizar as atividades lúdicas.

Muitos acreditavam que brincar era um passatempo sem nenhum objetivo, mas vários estudiosos comprovaram a importância do brincar no desenvolvimento da criança, a criança que brinca tem mais facilidade de aprender futuramente. É através das brincadeiras imaginárias que a criança produz situações reais, ampliando sua capacidade de criar, pensar, agir e de falar.

Para Negrine (1994) brinquedotecas:

(...) são espaços de jogos, onde crianças, jovens e adolescentes vão brincar. Este cenário visa estimular as crianças a brincarem livremente, exercitando sua imaginação, criatividade, aprendizado, pois através das brincadeiras pode-se ampliar e desenvolver conhecimento mais complexo de trabalhos sérios e acentuados.

A brinquedoteca é um instrumento que auxilia o professor no dia a dia com seus alunos, mas para interagir a brincadeira com a educação esse espaço deve ser pensado, organizado e orientado pelo professor, e sempre observando a interação do aluno com os brinquedos ou diversos materiais que a sala pode oferecer.

De acordo com RODARI (1982),

(...) é por meio das brinquedotecas podemos avaliar o desenvolvimento da criança, através do acompanhamento, da observação diária, no que se refere à socialização, a iniciativa, a linguagem, ao desenvolvimento motriz e buscamos através das atividades lúdicas o desenvolvimento das suas potencialidades.

O ambiente de uma brinquedoteca não precisa ser necessariamente sofisticado, pode ser em uma sala qualquer onde ofereça segurança, tranquilidade, prazer em aprender... O ambiente da mesma pode ser dividido em diversas maneiras, cantinho das atividades de pintura, jogos de tabuleiro, televisor com DVD, pesas de montar, fantasias, bonecas (o), ou seja, no ambiente deve existir todos os tipos de brinquedos, para assim deixar a criança mais à-vontade, resumindo o ambiente da brinquedoteca deve ser de extrema harmonia, desafiador, rico em estímulos e aconchegante, longe do formalismo que a escolas oferece.

CUNHA (1994) diz:

(...) brinquedoteca è um lugar de encanto e magia, beleza e alegria. Quando se está em uma brinquedoteca à pessoa deve ser atingida pela magia do lugar; precisa ter o sentimento de que está em um lugar muito especial, onde se respeita o ser humano- criança.

O mesmo autor, Cunha (1992), também diz:

(...) a brinquedoteca é um espaço preparado para estimular a criança a brincar, possibilitando o acesso a uma grande variedade de brinquedos dentro de um ambiente especialmente lúdico. É também um lugar onde tudo convida a explorar,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (15.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com