TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Capítulo Didática Líbano

Por:   •  19/7/2021  •  Resenha  •  1.544 Palavras (7 Páginas)  •  153 Visualizações

Página 1 de 7

Texto do Capítulo 3 do livro: Libâneo, José Carlos. Didática. São Paulo: Cortez Editora, 2006.

Para termos um início dentro da didática e sua análise, é necessário deixar bem claro que a educação não tem sua limitação voltada somente para sala de aula, ou só para atividades escolares, a educação é muito mais que esses cenários. A educação, é um conjunto de atividades exigidas pela vida em sociedade, tornando locais como até mesmo nossa própria residência, um lugar propício para educação.

A didática, disciplina pedagógica, vem ter sua introdução como estudante dos objetivos, e dos principais meios para um processo educativo efetivo, onde muitas vezes tem suas finalidades voltadas para as áreas sociais. Possui sua bagagem com contribuições da ciência, história, sociologia e até mesmo psicologia. Esses estudos acabam produzindo a didática, uma vez que tenham suas ações voltadas para pedagogia escolar, demostrando sua grande ramificação nas demais áreas do conhecimento.

A educação tem sua função principal na transformação do indivíduo para sua participação ativa dentro da sociedade. Para a construção social sólida, cada sociedade deve cuidar do desenvolvimento de seus indivíduos, para que cada um possa não só saber existir dentro da massa social, mas para que também possa contribuir para seu crescimento. Através da prática educativa, o indivíduo encontra maneiras de absorver as influências culturais, influências essas que muitas vezes são passadas de geração em geração, ou de um grupo para outro.

Como podemos notar, a pedagogia tem seu foco na construção do indivíduo, tendo em vista tarefas que desenvolvam sua vida em sociedade. O entendimento dos conteúdos, objetivos e até suas maneiras de serem repassados, são modificados de acordo com a necessidade social de sua época ou de seu grupo social. A didática por sua vez, vem a analisar os conteúdos escolares, ensino e aprendizagem para poder fazer sua assimilação, formando direções para os professores e até mesmo o material de maneira mais completa. Se tornando assim uma mediação escolar entre os conteúdos e ensino, mostrando o destaque que as instruções e acompanhamentos devem ter dentro do ambiente escolar.

Tento como foco as metodologias e técnicas necessárias para melhorar o estudo escolar, a didática se torna um apanhado de múltiplas áreas, sempre tentando abstrair ou ampliar as possibilidades de uma determinada disciplina. A didática tem como temas fundamentais: conteúdos escolares, princípios pedagógicos, métodos de aprendizagem, organização escolar e muitas outras bases.

O objeto de estudo principal, apesar de suas fundamentações, é o processo de ensino, que dentro do contexto escolar é a principal ferramenta pratica, afinal, como podemos observar ao longo desse texto, a didática tem seu foco na integração do indivíduo na sociedade, sendo assim é necessário para que o mesmo adquira os conhecimentos passados, que suas práticas educacionais sejam não só bem estruturadas, mas que também realizem a assimilação do conteúdo com o mundo ao seu redor, criando assim um pensamento independente e de extrema importância para sociedade.

Podemos mencionar inúmeras vezes que para uma boa educação é necessário uma boa didática, mas o que não podemos esquecer e que também existem outros inúmeros fatores para ser realiza, como professores, um quadro ou até mesmo materiais. A educação é um conjunto de fatores tanto internos quanto externos, o aluno e seus materiais se unem em um propósito, assim como o professor tem sua definição estabelecida nesse meio, e até mesmo os pais estão inseridos como objetos externos, mas que possuem fundamental importância nessa construção educativa.

A história da didática e o ensino estão interligados em sua origem, assim, é visível a presença da ação pedagógica desde a chamada Antiguidade Clássica e no período medieval nas escolas, mosteiros, igrejas e universidades. Mas nessa época ainda não existia uma teoria didática, ou seja, não existia ainda uma sistematização do ensino. O termo "didática" começa a surgir quando os adultos começam a direcionar o processo de aprendizagem das crianças e jovens, adequando as possibilidades às idades e ao ritmo de assimilação dos estudos pelas crianças.

O marco inicial da formação da teoria didática ocorre no século XVII, com a obra clássica Didacta Magna de João Amós Comênio. A sua didática estava pautada em princípios como: 1. A educação é um direito natural de todos e conduziria a felicidade eterna com Deus. Explorar a sabedoria seria um de seus desígnios; 2. A didática deve respeitar a natureza do homem, ou seja, ela deve entender suas características e capacidades para escolher o método mais apropriado para o ensino por idade; 3. O ensino está ligado a percepção sensorial das coisas, ou seja, a partir da observação é que o aluno vai desenvolver as capacidades necessárias para aprender; 4. As coisas devem ser ensinadas uma de cada vez partindo do que a criança já conhece para o que ainda não conhece.

Mesmo com as novas ideias de Comênio, mantinha-se um caráter mecânico de apenas transferência de conhecimento. Em contrapartida foram ocorrendo mudanças nas formas de produção e um grande desenvolvimento da ciência da Cultura, diminuindo assim o poder da nobreza e do clero E aumentando o da burguesia. Com essas mudanças, também eram necessárias alterações no ensino devido às exigências do mundo dos negócios.

Jean Jacques Rousseau trouxe também novas concepções. Suas ideias mais importantes são: as crianças têm que, antes de aprender sobre ciências, gostar de estudar, ou seja, o contato delas com o mundo que as rodeia é o que vai despertar o seu interesse, o que é necessário para preparação para a vida futura, e as crianças possuem uma tendência natural para a educação. Outro grande nome desta época foi Pestalozzi, que dava grande importância ao método intuitivo e trabalhou sempre na educação de crianças pobres, cultivando sentimento, mente e caráter.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.1 Kb)   pdf (49.4 Kb)   docx (11 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com