TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Categorias de gênero: épico, lírico e dramático

Artigo: Categorias de gênero: épico, lírico e dramático. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/11/2014  •  Artigo  •  471 Palavras (2 Páginas)  •  207 Visualizações

Página 1 de 2

Gêneros Literários.

O termo gênero é adotado nas diversas formas de arte, para cognominar um conjunto de obras que expressam características análogas de forma e conteúdo. As primeiras divisões surgiram na Era Antiga com os filósofos gregos Platão e Aristóteles.Esta categorização é elástica, portanto um determinado conteúdo pode transitar entre uma e outra modalidade, as quais normalmente classificadas em subgrupos.De acordo com a concepção clássica, os gêneros se dividem em três categorias: épico, lírico e dramático.

O gênero épico apresentativo, representado como uma narrativa de temática histórica, com caráter sublime.Neste gênero a personagem central vai representar um povo e não um individuo singular. É uma narrativa de feitos históricos com objetividade, e essa é uma das marcas do gênero épico, é narrado em terceira pessoa e no tempo passado.

No épico os fatos ocorrem em sequência, os sucessivos fatos descritos e ações narradas, sem pressa.Sua principal característica estrutural é que conta com um inicio, um clímax e um desfecho.O textos épicos são geralmente longos e narram histórias de um povo ou de uma nação. Normalmente apresentam um tom de exaltação, isto é, de valorização de seus heróis e feitos.

Já no gênero lírico o texto apresenta um eu-lírico, isto é, a voz que fala no poema, que manifesta suas ideia, emoções e impressões em face do seu mundo interior. Geralmente os pronomes e os verbos estão em primeira pessoa e há o predomínio da função emotiva da linguagem. Em tal gênero a poesia pode comunicar-se na sua musicalidade, mais sentida do que compreendida, pois na música está o seu elemento significativo essencial.

Falando de si o poeta lírico fala de nós mesmos, nos seus ritmos e imagens. O lírico é sempre um solitário, como todos nós somos no mundo individualista.

No gênero dramático trata-se de um texto escrito para ser encenado e construída de diálogos. Nesse gênero, não existe um narrador contando a história. Como o texto dramático é escrito para ser representado, temos então uma hibridização das artes. A literatura funde-se com a arte cênica para que o espetáculo aconteça e para que o público se emocione. Dessa forma, alguns aspectos externos à arte literária devem ser considerados.

No texto dramático, os procedimentos narrativos extrapolam os limites do alcance literário, para atingirem as dimensões da encenação cênica temos, além do texto em si, que constitui o discurso das personagens, as chamadas indicações cênicas, rubricas , que aparecem sempre entre parênteses e em itálico e indicam quais devem ser as atitudes das personagens, além da entonação, expressão ou gesto que devem ser feitos em cada cena.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com