TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Charges: fatores de textualidades

Por:   •  18/7/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  621 Palavras (3 Páginas)  •  1.605 Visualizações

Página 1 de 3

Por motivos didáticos, separamos os fatores de textualidade para que sejam identificados nos textos abaixo. Assim, identifique, em cada texto o que se pede.

a) coesão, intencionalidade e intertextualidade:

Coesão: é a conexão, ligação, harmonia entre os elementos de um texto. Percebemos tal definição quando lemos um texto e verificamos que as palavras, as frases e os parágrafos estão entrelaçados, um dando continuidade ao outro. Na tirinha pode ser observado coesão textual construída por meio de formas remissivas referenciais. Onde os elementos linguísticos que a constitui estabelecem referências a partir das possibilidades referidoras. Na charge o último quadrinho, os pronomes, você, essa, que, minhas, esses elementos têm o papel de ligar as partes do texto e garantem a coesão verbal.

A intencionalidade: refere-se ao modo como os emissores usam textos para perseguir e realizar suas intenções, produzindo, para tanto, textos adequados à obtenção dos efeitos desejados. É por esta razão que o emissor procura, de modo geral, construir seu texto de modo coerente e dar pistas ao receptor que lhe permitam constituir o sentido desejado. [...]. Nesse caso, o autor produz humor, e também pode-se entender como uma crítica em relaçao a economia do país, onde divide a mágica em duas vezes, ou seja, faz um parcelamento.

A intertextualidade: São relações entre textos para a construção de verbalização de um texto em situação interativa. Na charge acontece porque faz referência ao conto de fadas, da princesa e o sapo, onde a princesa beija o sapo e ele se transforma em um principe. Mostrando no último quadrinho que a mágica não acontece por completo, pois o sapo do conto de fadas se tranforma em principe mas vestido, sendo que esse aparece nú pedindo ela para beijar as folhinhas para transformar em roupas.

b) coerência e situacionalidade:

A Coerência é a relação lógica entre as ideias, pois essas devem se complementar, é o resultado da não contradição entre as partes do texto. Na tirinha mostra a realidade da política brasileira. Onde os políticos pensam em “Resolver o problema, pegando dinheiro do povo.” A coerência faz parte da estrutura do texto e ordena de forma lógica as ideias contidas no contexto.

A Situacionalidade: diz respeito à pertinência e à relevância do texto no contexto. Na tirinha o autor mostra a situação vivida pelos brasileiros, retrata o momento de crise no país, e a solução apresentada pelos políticos é tirar o dinheiro do bolso do trabalhador para tentar superar a crise financeira do país.

c) intencionalidade, situacionalidade e informatividade:

A intencionalidade: é a intenção objetivada do locutor em enunciar uma manifestação linguística (nas suas diferentes semioses: verbal, visual, multimodal, gestual) coesiva e coerente, mesmo que, por muitas vezes, essa intenção não se realize por completa. Nesta charge a intenção do autor é produzir humor, e também fazer uma crítica aos governantes brasileiros em relação à economia do país, mostrando a corrupção.

A situacionalidade: Nesta Charge o autor faz referência

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4 Kb)   pdf (55.7 Kb)   docx (10.1 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com