TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Comunicação e expressão

Por:   •  2/10/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  2.810 Palavras (12 Páginas)  •  231 Visualizações

Página 1 de 12

UNIVERSIDADE DO ESTADO DO AMAZONAS

ESCOLA SUPERIOR DE TECNOLOGIA

Nome1

Nome2

Nome3

Nome4...

AS FUNÇÕES DOS ENGENHEIROS MECÂNICOS, NAVAIS E QUÍMICOS EM PLATAFORMAS E REFINARIAS DE PETRÓLEO.

MANAUS

2014


Nome 1

Nome 2

Nome 3

AS FUNÇÕES DOS ENGENHEIROS MECÂNICOS, NAVAIS E QUÍMICOS EM PLATAFORMAS E REFINARIAS DE PETRÓLEO.

Trabalho escrito do Curso de Engenharia da Universidade do Estado do Amazonas na turma x, realizado como nota parcial da disciplina de Comunicação e Expressão

Professora: X

MANAUS

2014

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO..............................................................................................1

2. AS FUNÇÕES DOS ENGENHEIROS MECÂNICOS, NAVAIS E QUÍMICOS EM PLATAFORMAS E REFINARIAS DE PETRÓLEO.......................................................................................................2

3. PRIMEIRA ENTREVISTA..............................................................................2

4. SEGUNDA ENTREVISTA..............................................................................5

5. TERCEIRA INTRODUCAO............................................................................7

6. CONCLUSÃO.................................................................................................9

6. REFERÊNCIAS..............................................................................................10


  1. INTRODUÇÃO

A engenharia é um dos campos no mercado de trabalho. É possível escolher entre muitas áreas diferentes, tal como engenharia civil, mecânica, produção, ambiental, dentre outras, o que o torna a profissão ainda mais eclética e interessante do mercado de trabalho. A demanda por engenheiros qualificados nessa área cresce na mesma proporção que a nossa economia em plena ascensão. Com o passar dos anos, ouve uma enorme procura por esses profissionais, sendo que com o déficit, os formados nesse curso tem garantia de emprego em todas as regiões do país. Por esses motivos, investir na carreira de engenheiro, em qualquer uma de suas áreas de atuação, pode render bons frutos desde os primeiros anos de graduação, já que se tornou prática de grandes organizações chamar profissionais ainda na faculdade. O interessante da área é que o engenheiro precisa sempre encontrar novas maneiras de resolver problemas. Se você realmente quer ser um profissional da área, os desafios que vai enfrentar só tornam as coisas mais interessantes. Superar obstáculos vai ajudar a aguçar a sua mente, ajudando você a lidar com os problemas não só na engenharia, mas na vida também. Para isso, é preciso criatividade e agilidade.

2.  AS FUNÇÕES DOS ENGENHEIROS MECÂNICOS, NAVAIS E QUÍMICOS EM PLATAFORMAS E REFINARIAS DE PETRÓLEO.

A engenharia tem subdivisões para a especialização do profissional em determinada área. Em uma plataforma e em refinarias de petróleo, por exemplo, são necessários diversos engenheiros, mas cada um tem sua função definida. Algumas engenharias podem atuar em mais de uma função, como é o caso de mecânica e química. Mas outras, como a naval, são mais especificas.

O engenheiro naval é responsável pelo projeto de navios, plataformas e demais tecnologias destinadas à exploração de rios, mares e oceanos. Além disso, também é responsabilidade do engenheiro naval projetar máquinas, motores e equipamentos mecânicos internos para as embarcações, cuidar do projeto de guindastes para portos, tecnologias de proteção contra naufrágios e todo tipo de sistemas de segurança para tornar a exploração dos mares e oceanos cada vez mais confiável.

A navegação é uma das principais vias de comunicação do mundo, sendo responsável por 80% do transporte do comercio mundial, por ser há muito um dos meios de transporte mais baratos e eficazes.

Um engenheiro mecânico, que tenha especialização em construções navais, pode fazer o mesmo trabalho que um engenheiro naval. Além disso, é também responsável pelo projeto, construção ou compra de motores, equipamentos e instalações e a manutenção de tais.

3.   PRIMEIRA ENTREVISTA  

Como está o mercado de trabalho para os engenheiros? O Amazonas está precisando de mais engenheiros químicos ou os engenheiros de petróleo e gás? Qual é a vantagem de cada um? Entrevistamos o engenheiro civil Hilter de Melo Júnior, que trabalha atualmente na Petrobras, para saber. Melo Júnior é formado pela Universidade Estadual do Amazonas (UEA). Além disso, possui formação de engenharia de produção, dois cursos de pós-graduação na área de gestão na PUC do Rio de Janeiro e na Universidade Petrobrás e curso de engenharia de processamento.

Então quem se formou em engenharia civil pode se especializar em engenharia de produção?

Pode! Pode fazer engenharia de produção, depois pode ir para a área de gestão. A engenharia civil tem essa facilidade porque ela consegue atuar em vários ramos da engenharia. Podemos falar que a engenharia civil é a “engenharia-mãe”, ai depois tem as outras engenharias que são mais especializações, então é a grande vantagem da engenharia civil.

Como já deve ser de seu conhecimento, recentemente foi criado o curso de engenharia naval na Universidade do Estado do Amazonas. Você recomendaria para pessoas que querem trabalhar com petróleo e gás aqui no Amazonas realizarem o curso de engenharia naval?

Sim, ela tem um ramo dentro da Petrobrás. A engenharia naval está muito ligada à parte da subsidiaria da Transpetro, que é uma empresa dentro da Petrobrás, então tem um desenvolvimento. Nós temos aqui em Manaus uma gerência da Transpetro, onde essa engenharia cuida da parte de toda a transferência de produtos. Por exemplo, aqui no estado do amazonas poucas pessoas sabem, mas na PUC, onde é nossa base, produzimos o GLP que é o gás de cozinha. E nós abastecemos até Fortaleza. Uma parte do abastecimento de Manaus é pela refinaria daqui e vai para Belém, São Luiz, Maranhão até Fortaleza. Toda essa produção vai de Cabotagem via navios butaneiros até o terminal de Coari. Então um dos campos que tem na engenharia naval é a construção de barcos, de navios, para trabalharem nessa atividade das fases de dutos dentro da Petrobrás.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.3 Kb)   pdf (189.5 Kb)   docx (19.1 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com