TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conceituação de artigo

Por:   •  14/5/2015  •  Projeto de pesquisa  •  816 Palavras (4 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 4

1.1TEMA

Classe Gramatical: Artigos

1.2PROBLEMA

Os alunos da Escola Estadual Maria Cavalcante de Azevedo Picanço apresentam dificuldade para compreender e usar adequadamente elementos das classes gramaticais, entre eles o uso do artigo.  Desta forma para o âmbito desta pesquisa, formulou-se o seguinte problema: os alunos sabem reconhecer e fazer uso do artigo em um determinado contexto?

1.3DELIMITAÇÃO DO TEMA

O uso do artigo pelos alunos do 6º ano do Ensino Fundamental da Escola Estadual Professora Maria Cavalcante de Azevedo Picanço.

1.4HIPÓTESES

  • Os alunos não reconhece adequadamente os artigos.
  • A dificuldade de se usar o artigo em determinado contexto se deve à falta de interesse dos alunos por esta área.
  • Os alunos não conseguem perceber quando um substantivo ganha função de adjetivo.

1.5 OBJETIVOS

1.3.1Geral

Ler um determinado contexto e saber reconhecer os artigos e classificá-los, analisando suas diferentes estruturas.

1.3.2 Específicos

  • Estudar a conceituação e finalidade dos artigos.  
  • Promover a leitura e identificar artigos a partir de textos de diferentes fontes.
  • Verificar se os alunos do 6ºano sabem fazer uso correto dos artigos.

1.4 JUSTIFICATIVA

O artigo é uma classe gramatical relevante devido a sua contribuição para a determinação dos substantivos em determinados contextos, além da sua   influência para a vida estudantil, formação de consciência, participação efetiva na sociedade e inserção o sujeito no âmbito social, já que é através das palavras que se explicitam ideias, conceitos, atitudes, inquietações, necessidades e conhecimentos.

Com tudo isso, a importância deste estudo está ligada à possibilidade de orientar a organização da classe gramatical (artigos) da língua portuguesa, no que diz respeito à relevância da produção de textos dentro e fora das aulas de Português. Assim, o presente estudo poderá ser aproveitado pelos alunos de língua portuguesa, visando o melhor domínio de compreensão e da expressão escrita por parte dos alunos.

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

Dentro das classes gramaticais na vida estudantil nos deparamos com a grande insignificância dos artigos, mas, no entanto não imaginávamos o tão complexo seria o assunto abordado e sua importância para o cotidiano escolar.

Segundo Martins Fontes (1982, p.85), é o artigo uma palavra pequenina, de aparência insignificante. Em realidade, tem grande valor expressivo. Vejamos essas duas frases:

1.Camões, grande poeta português, morreu pobre.

2.Camões, o grande poeta português, morreu pobre.

As duas frases não têm igual valor. Na segunda, aquele artigo teve como efeito lançar sobre a representação mais visualidade e mais familiaridade. Como quem diz: ”Camões, o grande poeta que nós todos conhecemos e estimamos, morreu pobre”. Se repararmos bem na frase, veremos que essa é a sua significação. Tudo isso se conseguiu por meio desse pequenino morfema.

Outro caso interessante, embora já diferente:

1.F. Ensina modernos processos de leitura.

2.F. Ensina os modernos processos de leitura.

No primeiro exemplo queremos significar que F. ensina alguns processos modernos de leitura. No segundo, quem ensina todos esses processos. No primeiro caso, a ausência do artigo conferiu a frase um sentido partitivo; já no outro, o emprego do morfema deu à representação um sentido totalitário. Vemos, portanto, só destes exemplos, que o artigo tem um valor estilístico que não é para desprezar de modo nenhum.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.6 Kb)   pdf (84 Kb)   docx (13.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com