TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Conflitos funcionais e desfuncionais

Por:   •  14/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  923 Palavras (4 Páginas)  •  17.980 Visualizações

Página 1 de 4

4.2  CONFLITOS  FUNCIONAIS E DISFUNCIONAIS.

Segundo o dicionário Aurélio, conflito significa oposições se idéias e sentimentos.

Ao ouvirmos essa palavra conflito associamos a algo negativo, mais nem sempre dentro de um ambiente corporativo estes conflitos são vistos como algo completamente maléfico. Dependendo do motivo pode acabar motivando a equipe a tomar iniciativas diferentes das recorrentes onde resultarão em melhor aproveitamento.  

                                                                                                Robbins (2002, p. 373) define conflito como “um           processo que tem início quando uma das partes percebe que a outra parte afeta, ou pode afetar, negativamente, alguma coisa que a primeira considera importante”


Essa definição é ampla. Descreve o ponto em qualquer atividade quando a integração funcional está no limiar para se tornar um conflito entre as partes envolvidas. Engloba um amplo escopo de conflitos experimentados pelas pessoas nas organizações, tais como: incompatibilidade de objetivos, diferenças de interpretação dos fatos, desacordos baseados nas expectativas e comportamento.

Existem dois tipos de conflitos funcionais e disfuncionais, ou seja, que ajudam a atingir objetivos planejados e outros, que apenas complicam.

Conflitos funcionais:  São aqueles que estão a serviço do grupo e melhoram seu desempenho. Caracteriza-se, por exemplo, pela incompatibilidade de opiniões de pessoas ou grupos distintos, estimulando curiosidades pelo desafio da oposição, descobre os problemas e demanda sua resolução. Funciona, verdadeiramente, como a raiz de  mudanças pessoais, grupais e sociais. Este tipo de conflito melhora os objetivos do grupo e melhora o desempenho da organização.

  • Estimula a criatividade-  permite confrontar diversas posições quando os membro das equipes defendem diferentes para resolver um problema.
  • Evita soluções pobres – a discussões entre membros da equipe permite a escolha da solução que melhor satisfaz os interesses da equipe e evita soluções pobres.
  • Motiva os membros da equipe – o conflito estimula e excita os membros da equipe. Os conflitos moderados estimula os membros e se  esforçarem- se mais no sentido de atingir os objetivos da equipe.

Conflitos disfuncionais: São aqueles que atrapalham o desempenho do grupo e criam obstáculos para a melhoria do desempenho organizacional. A energia das pessoas e dos grupos está a serviço dos conflitos e não dos objetivos e metas.

ABORDAGENS NO CONCEITO DE CONFLITO

A respeito de conflitos, há várias formas de entende-lo. Algumas delas são a partir da:

  1. Visão tradicional: Resumia todo o conflito como algo ruim e que para melhoras, deveria ser evitado.Era abordado como uma falha ou fracasso de alguma área, como na comunicação ou falta de confiança entre as pessoas.Era uma visão que prevalecia sobre grupos atuantes na década de 30 e 40.
  2. Visão das relações humanas: Conceitua qualquer conflito como algo natural e inevitável em qualquer organização ou grupo, sendo não todo de ruim e podendo ter um lado motivacional. Foi uma visão que dominou a teoria sobre conflito no fim dos anos 40 até metade da década de 70.
  3. Visão interacionista: É uma abordagem mais recente, diz que o conflito pode não somente ser positivo mas também necessário para a eficaz de uma organização ou grupo. É uma visão que encoraja lideres a manter um certo conflito em seus grupos para que assim, tenha sucesso e continua dizendo, que o que torna um conflito bom ou ruim é a sua natureza.

        Existem modelos eficazes na abordagem desses conflitos, o que mais se adequa e chega perto de ser correto é o modelo Sistêmico. Esse diz que ao mesmo tempo que um conflito é inevitável, é também funcional porque assim o grupo ou organização envolvido tem a necessidade de se submeter a um processo de adaptação.

O QUE EU POSSO FAZER PARA EVITAR CONFLITOS DISFUNCIONAIS

 

  • Procurar conhecer a cultura da empresa e conhecer as pessoas o mais rapidamente possível.

 

  • Criar uma atmosfera afetiva utilizando o senso de humor positivo e construtivo.

 

  • Estudar e aprimorar a minha forma de aprender, captando rapidamente a necessidade de mudança pessoal, interpessoal e comportamento gerencial - tendo em vista a cultura e perfil das pessoas - observando a reação dos outros para suas tentativas de influencia e desempenho e me ajustando de acordo.

 

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.3 Kb)   pdf (150.1 Kb)   docx (14.1 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com