TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Contribuições da Semântica e Pragmática para a sala de aula

Por:   •  2/11/2021  •  Resenha  •  1.046 Palavras (5 Páginas)  •  117 Visualizações

Página 1 de 5

Questão final sobre a pergunta inicial da disciplina:

Contribuições da Semântica e Pragmática para a sala de aula¿

  No primeiro questionamento que foi criado pelo primeiro grupo há o tópico que visa a prática e teoria como instrumentos que se desunem ao longo do tempo e principalmente na linha entre graduação e práticas profissionais dentro das escolas em literatura e no ensino de línguas, principalmente como isso pode construir da melhor forma na formação e processo de letramento do aluno.

  Em uma discussão posterior na terceira aula da disciplina, tivemos uma discussão sobre a polissemia e sobre a multi percepção dos alunos sobre as palavras e as expressões, sobre a polissemia e principalmente como o professor pode abordar em sala sem que haja problemas no ensino e aprendizagem. Um dos pontos os quais me chamou muita atenção foi a discussão sobre os semas que são determinados por cada um a partir da visão que tem, sendo pra mim uma significação e para outros interfaces distintas. O que poderia acontecer em uma sala de aula, onde o professor traz uma discussão e os alunos tem percepções diferentes. Um outro ponto interessante foi o questionamento da do que seria pra um professor descrito como uma desordem já que os alunos cada um deles constituem seus próprios entendimentos de qualquer assunto ou objeto, sendo então uma relação de democracia, mas de interação para que tudo seja decifrado entre ambas as partes.

  Nas aulas e nas diferentes temáticas podemos ver semânticas diferentes, mas que conversam entre si.

  Uma outra ideia muito interessante na segunda temática (Semântica Argumentativa) foi a do trabalho com diferentes gêneros, sendo exemplificado a do gênero jornalismo que causaria diferentes problemáticas pela ofuscação de opinião do criador do conteúdo (jornalista).

  Já na área de pragmática no texto disponibilizado “Atos de fala” do .J.L. Austin, há várias alusões sobre a diferença às declarações, constatações, assertivas e negaçõe[a]s e a possibilidade de cada e qual posição que um indivíduo pode fazer qualquer um dos atos. E principalmente como a pergunta inicial que permeia a maioria das discussões, a questão da abordagem em sala de aula. Me chamou a atenção a situação de que as palavras podem ou não representar qualquer um dessas repartições citadas a cima que o texto aborda[b].

  No texto com a temática “As Leis do Discurso” do Dominique Maingueneau um aspecto que acho válido ser abordado nesse trabalho que me ajudou a repensar conceitos foi de que apesar de qualquer notícia, oração, fala e etc, seja falsa (Fake News), ela também tem sua estrutura e também tem suas linhas de existência, como um interlocutor, a pessoa que passa a fala e etc. Ela percorre o mesmo caminho, e antes que sea desmentida para que as recebeu elas têm o mesmo papel e mesmo valor que a notícia verídica. Chamo atenção ainda percorrendo a mesma linha de pensamento através do texto a abordagem das leis e regras que seguimos durante uma relação social e de como elas são internalizadas e utilizadas sem que nós não percebemos sem que nós estudemos isso.[c]

   No texto de Retórica me chamou a atenção de que a área é muito interdisciplinar e abrange diversas temáticas e gêneros e também tem uma grande diferença com uma característica temporal, tendo diferenças entre a retórica da antiguidade e as da atualidade, mas que não há exatamente caracterização da retórica da antiguidade como ultrapassada e sim como apenas dita antiga como sendo criada a mais tempo do que a atual.  A Retórica surge ainda da necessidade de convencimento de público, pessoa e etc.

  Nas questões de Estilística meu ponto mais notável foram as diferenças entre as Metáforas dentro de sociedades diferentes e por localidades, onde em uma localidade pode se conceber um significado, já em outra pode ser totalmente diferente de acordo com os valores dados e pelas vivências de cada indivíduo.

  No tópico da Análise da conversação pude aprender sobre algumas das características importantes para que uma relação social ocorra de uma forma que os dois lados se compreendam e como isso estaria internalizado nos indivíduos que falam, assim como isso seria um acordo desde o primeiro momento de fala.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.5 Kb)   pdf (48.6 Kb)   docx (10.4 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com